Re: [FUG-BR] Testando Lusca no FreeBSD 8.0-RELEASE-p2

2010-04-20 Thread irado furioso com tudo
Em Mon, 19 Apr 2010 22:21:32 -0300
"Marcelo Gondim" , conhecido
consumidor/usuário de drogas (Windows e BigMac com Coke) escreveu:

graaande marcelo gondim. Sempre procurando o inusitado, né? (rs)

> E ao invés de abrir a página requisitada, exibia uma página de erro do
> Lusca.

qual a mensagem?


> 
> Alguém já passou por isso e sabe como resolver? Tentei de tudo :D mas
> ainda não descobri. Nem que seja alguma doc, howto, faq rsrsrsrs
> Qualquer coisa pra eu sair desse erro. Rsrsrs

bão... não conheço o microtik então posso estar errado, mas enfim,
palpite qualquer um serve :)

do que entendi, sem me estender muito, é que o seu proxy está colocado
mais ou menos assim:

.   /[proxy]
|Internet|-[gateway]
.   \[LAN]

então alguma máquina (em LAN) envia a solicitação ao gateway que
encaminha para o proxy; êste então faz o seu trabalho e, quando não tem
nada armazenado solicita saida ao gateway.

é possível que vc esteja em LOOP: o proxy solicita ao gateway que envia
para o proxy. Normalmente, quando vc faz o proxy transparente desse
modo, vc define (no gateway) que aquilo que vier do proxy seja enviado
direto para a Internet. Básicamente, suas regras de fwll devem colocar
mais ou menos assim:

tudo o que vier da rede minha_rede/24 EXCETO proxy_host/32 vai para o
proxy_host/32

ou então avalie ANTES da regra de proxy, colocando mais ou menos assim:

se oriundo de proxy_host/32 vai direto pra Internet
[após essa, vem a regra de proxy transparente]

avalie tudo com o tcpdump/wireshark.

flames > /dev/null

-- 
 saudações,
 irado furioso com tudo
 Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
 Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
As pessoas fazem coisas horríveis por dinheiro, até trabalhar
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Testando Lusca no FreeBSD 8.0-RELEASE-p2

2010-04-20 Thread Modesto
Voce tem que fazer uma modificação no codigo fonte do lusca, para ele
poder rodar com o usuario root.

No codigo fonte do lusca edite o arquivo src/main.c, comente essa parte
de if, para que ele não verifique se esta rodando como root.

if (geteuid() == 0) {
debug(0, 0) ("Squid is not safe to run as root!  If you must\n");
debug(0, 0) ("start Squid as root, then you must configure\n");
debug(0, 0) ("it to run as a non-priveledged user with the\n");
debug(0, 0) ("'cache_effective_user' option in the config file.\n");
fatal("Don't run Squid as root, set 'cache_effective_user'!");
  }

Se voce estiver usando a ultima versão do lusca no ports, voce so
precisa fazer essa alteração citada acima, caso contrario, voce tambem
tem que fazer isso:

No arquivo libiapp/comm_ips_freebsd.c, substitua aonde tem IP_NONLOCALOK
para IP_BINDANY.

Depois no squid.conf

cache_effective_user root
cache_effective_group wheel

Pra mim funcionou assim, mas esse seu exemplo é seu ambiente de trabalho
ou voce esta fazendo testes? pois com essa classe invalida não tem
sentido usar T-PROXY.


On Mon, 2010-04-19 at 22:21 -0300, Marcelo Gondim wrote:
> Buenas lista,
> 
> Esses dias resolvi montar um ambiente aqui pra testes pois estou querendo
> implementar um Lusca/Squid com FreeBSD 8 usando o TProxy e assim o cliente
> sair com seu próprio IP pelo Proxy. Antes disso fiz funcionar um Lusca
> transparente em um FreeBSD 8 como bridge redirecionando os acessos pro Proxy
> via PF porque com o ipfw não consegui mas não testei muito. :) perdi um bom
> tempo porque estou mais acostumado com o Netfilter/IPTables. Esse ambiente
> de bridge o servidor de teste estava com 2 interfaces de rede. Lógico :)
> Nesse ambiente transparente o usuário não sabia da existência do Proxy e
> ainda pude fazer algumas regras de Firewall. Ficou show de bola! 
> 
> A conf que fiz como bridge, sendo 192.168.10.171 o IP do servidor Proxy
> Lusca Transparent:
> 
> /etc/rc.conf
> 
> cloned_interfaces="bridge0"
> ifconfig_bridge0="inet 192.168.10.171 netmask 255.255.255.0 addm re0 addm
> em0 up"
> ifconfig_re0="up"
> ifconfig_em0="up"
> defaultrouter="192.168.10.254"
> hostname="proxy.localdomain.net"
> keymap="br275.iso.acc"
> sshd_enable="YES"
> squid_enable="YES"
> pf_enable="YES"
> pf_rules="/etc/pf.conf"
> 
> /etc/pf.conf
> 
> rdr pass on bridge0 inet proto tcp from any to any port 80 -> 192.168.10.171
> port 3128
> 
> No kernel adicionei:
> 
> device pf
> device pflog
> device pfsync
> device if_bridge
> 
> Se for usar o squid31 do ports ainda precisei fazer isso. O lusca não
> precisei:
> 
> ===
> chgrp squid /dev/pf
> chmod 660 /dev/pf
> 
> no squid.conf:
> ==
> http_port 192.168.10.171:3128 transparent
> 
> Foi importante usar o IP ao invés de 127.0.0.1, porque não funcionou de
> outro jeito. :) 
> Aí da minha estação(192.168.10.177) saía um cabo que entrava numa interface
> do proxy e do proxy outro cabo no meu router Mikrotik e o gateway da estação
> era o 192.168.10.254.
> Essa solução ficou perfeita pra bridge transparent mas não consegui fazer
> com tproxy. Então mudei o ambiente de teste.
> 
> Nesse novo ambiente o servidor FreeBSD tinha apenas 1 interface de rede e
> nesse caso usei o ipfw fwd para direcionar as requisições para o Proxy, sem
> a bridge. Minha configuração ficou assim:
> 
> /etc/rc.conf
> 
> ifconfig_re0="inet 192.168.10.171 netmask 255.255.255.0 up"
> defaultrouter="192.168.10.254"
> hostname="proxy.localdomain.net"
> keymap="br275.iso.acc"
> sshd_enable="YES"
> squid_enable="YES"
> firewall_enable="YES"
> firewall_script="/etc/rc.ipfw"
> 
> /etc/rc.ipfw
> 
> #!/bin/sh
> fw="/sbin/ipfw"
> rede_interna="192.168.10.0/24"
> ifi="re0"
> #
> $fw -f flush
> #
> # Liberando rede da Caixa Econômica Federal do Proxy
> $fw add fwd 192.168.10.254 all from $rede_interna to 200.201.160.0/20 80 in
> via $ifi
> #
> $fw add fwd 127.0.0.1,3128 tcp from $rede_interna to any 80 in via $ifi
>  
> /etc/sysctl.conf
> 
> net.inet.ip.forwarding=1
> 
> No kernel usei essa conf:
> =
> options IPFIREWALL
> options IPFIREWALL_FORWARD
> options IPFIREWALL_VERBOSE
> options IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=100
> options IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT
> options IPDIVERT
> options DUMMYNET
> options HZ=1000
> options LIBALIAS
> 
> squid.conf:
> ===
> http_port 3128 transparent
> 
> Coloquei o gateway da minha estação sendo o 192.168.10.171 e funcionou
> perfeitamente o modo transparent do Proxy. Aí fiz o seguinte para tentar
> usar o tproxy:
> 
> No squid.conf mudei para:
> =
> http_port 3128 transparent tproxy
> 
> No mikrotik router 192.168.10.254 criei as seguintes regras:
> 
> add comment="Proxy" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0
> gateway=192.168.10.171 routin

Re: [FUG-BR] Opensolaris "pode" acabar, qual ser á o desti no do ZFS e do DTrace no FreeBSD ?

2010-04-20 Thread Modesto
Eu uso GEOM em ambientes de produção, inclusive GMIRROR num servidor,
não tive nenhum problema.
On Mon, 2010-04-19 at 22:24 -0300, Leandro F Silva wrote:
> Pessoal,
> 
> O que vocês tem usado para gerenciamento de disco no Free ( GEOM, VINUM, ZFS
> ) ?
> No momento não vejo algo tão difundido quanto o LVM para os Linuxes e HPs da
> vida..
> 
> Há alguém com servidores Free em ambientes de produção com este tipo de
> tecnoligia ?
> 
> Valeu !
> 
> 2010/4/4 Mario Augusto Mania 
> 
> > Sim, ele é o cabeça, e tem pouca gente.
> >
> > m3
> >
> > Em 4 de abril de 2010 10:04, Renato Botelho  escreveu:
> > > 2010/4/3 Celso Viana :
> > >>>
> > >>> Que nada, o Free já usou trechos de código vindos do Dragonfly, a briga
> > >>> já se foi...
> > >>>
> > >>
> > >> Renato,
> > >>
> > >> O Matthew Dillon ainda é o "cabeça" do DragonFly? Tem muita gente
> > >> colaborando com o projeto?
> > >
> > > Não tenho ideia, mas acredito que, comparado ao FreeBSD, tem
> > > pouca gente.
> > >
> > > --
> > > Renato Botelho
> > > -
> > > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> > >
> >
> >
> >
> > --
> > Atenciosmente
> >
> > Mario Augusto Mania 
> > ---
> > m3.bsd.ma...@gmail.com
> > Cel.: (43) 9938-9629
> > Msn: ma...@oquei.com
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Crontab

2010-04-20 Thread Modesto
Pessoal,

Estou tendo um problema com o crontab, todo script que eu coloco pra
executar por ele, não funciona, mostra no log que esta executando mas
ele não faz o que é pra fazer, e se eu der um /path/to/script/script.sh,
funciona normal, faz a verificação que eu preciso, um exemplo, tenho um
script que roda todo minuto

1/* *   *   *   *   root /path/to/script/script.sh

Mostra nos logs que ele esta executando, mas não faz a tarefa
necessaria, nem se eu colocar pra dar um echo num arquivo de texto num
funciona.

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Crontab

2010-04-20 Thread Fábio Jr.
   Modesto escreveu:

Pessoal,

Estou tendo um problema com o crontab, todo script que eu coloco pra
executar por ele, não funciona, mostra no log que esta executando mas
ele não faz o que é pra fazer, e se eu der um /path/to/script/script.sh,
funciona normal, faz a verificação que eu preciso, um exemplo, tenho um
script que roda todo minuto

1/* *   *   *   *   root /path/to/script/script.sh

Mostra nos logs que ele esta executando, mas não faz a tarefa
necessaria, nem se eu colocar pra dar um echo num arquivo de texto num
funciona.

-
Histórico: [1]http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: [2]https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


   Tenta colocar o caminho completo dos comandos que vc tah utilizando
   dentro do script.
   Ex.:
   Se vc usa um echo, coloca /bin/echo. Se não me engano, quando ele
   executa pela cron, ele não pega o $PATH do usuário.(me corrijam se eu
   estiver falado besteira por favor.) ;)
   []s
--
Fábio da Silva Júnior - [3]fjuniorli...@gmail.com
- [4]http://fabioojunior.wordpress.com -

References

   1. http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   2. https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
   3. mailto:fjuniorli...@gmail.com
   4. http://fabioojunior.wordpress.com/
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Opensolaris "pode" acabar, qual ser á o desti no do ZFS e do DTrace no FreeBSD ?

2010-04-20 Thread Nilson
LVM??? AFFF NAO FAZ TE PEGAR NOJO ME DEU ATÉ
UM ARREPIO... PARECE Q PASSOU UMA COISA RUIM POR AQUI...


sai dessa meu, zfs eh uma solução profissional usada há muito
tempo nas soluções comerciais da sun. não existe comparação...

Em 19 de abril de 2010 22:24, Leandro F Silva
 escreveu:
> Pessoal,
>
> O que vocês tem usado para gerenciamento de disco no Free ( GEOM, VINUM, ZFS
> ) ?
> No momento não vejo algo tão difundido quanto o LVM para os Linuxes e HPs da
> vida..
>
> Há alguém com servidores Free em ambientes de produção com este tipo de
> tecnoligia ?
>
> Valeu !
>
> 2010/4/4 Mario Augusto Mania 
>
>> Sim, ele é o cabeça, e tem pouca gente.
>>
>> m3
>>
>> Em 4 de abril de 2010 10:04, Renato Botelho  escreveu:
>> > 2010/4/3 Celso Viana :
>> >>>
>> >>> Que nada, o Free já usou trechos de código vindos do Dragonfly, a briga
>> >>> já se foi...
>> >>>
>> >>
>> >> Renato,
>> >>
>> >> O Matthew Dillon ainda é o "cabeça" do DragonFly? Tem muita gente
>> >> colaborando com o projeto?
>> >
>> > Não tenho ideia, mas acredito que, comparado ao FreeBSD, tem
>> > pouca gente.
>> >
>> > --
>> > Renato Botelho
>> > -
>> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >
>>
>>
>>
>> --
>> Atenciosmente
>>
>> Mario Augusto Mania 
>> ---
>> m3.bsd.ma...@gmail.com
>> Cel.: (43) 9938-9629
>> Msn: ma...@oquei.com
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Opensolaris "pode" acabar, qual ser á o desti no do ZFS e do DTrace no FreeBSD ?

2010-04-20 Thread Leandro F Silva
Nilson,

Fanatismos a parte, LVM é bem consolidado no mundo linux/HP-UX e nem estável
em ambientes de produção com alta transação de dados, mesmo com ext3 / VxFS
e afins.

Fato é que, se a SUN não disponibilizar mais suporte ao opensolaris o ZFS
ficará por conta no Free e como vem sido discutido na lista, isso é
preocupante..

Então a idéia é ver o que há para o Free e o futuro do ZFS

2010/4/20 Nilson 

> LVM??? AFFF NAO FAZ TE PEGAR NOJO ME DEU ATÉ
> UM ARREPIO... PARECE Q PASSOU UMA COISA RUIM POR AQUI...
>
>
> sai dessa meu, zfs eh uma solução profissional usada há muito
> tempo nas soluções comerciais da sun. não existe comparação...
>
> Em 19 de abril de 2010 22:24, Leandro F Silva
>  escreveu:
> > Pessoal,
> >
> > O que vocês tem usado para gerenciamento de disco no Free ( GEOM, VINUM,
> ZFS
> > ) ?
> > No momento não vejo algo tão difundido quanto o LVM para os Linuxes e HPs
> da
> > vida..
> >
> > Há alguém com servidores Free em ambientes de produção com este tipo de
> > tecnoligia ?
> >
> > Valeu !
> >
> > 2010/4/4 Mario Augusto Mania 
> >
> >> Sim, ele é o cabeça, e tem pouca gente.
> >>
> >> m3
> >>
> >> Em 4 de abril de 2010 10:04, Renato Botelho 
> escreveu:
> >> > 2010/4/3 Celso Viana :
> >> >>>
> >> >>> Que nada, o Free já usou trechos de código vindos do Dragonfly, a
> briga
> >> >>> já se foi...
> >> >>>
> >> >>
> >> >> Renato,
> >> >>
> >> >> O Matthew Dillon ainda é o "cabeça" do DragonFly? Tem muita gente
> >> >> colaborando com o projeto?
> >> >
> >> > Não tenho ideia, mas acredito que, comparado ao FreeBSD, tem
> >> > pouca gente.
> >> >
> >> > --
> >> > Renato Botelho
> >> > -
> >> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> >> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >> >
> >>
> >>
> >>
> >> --
> >> Atenciosmente
> >>
> >> Mario Augusto Mania 
> >> ---
> >> m3.bsd.ma...@gmail.com
> >> Cel.: (43) 9938-9629
> >> Msn: ma...@oquei.com
> >> -
> >> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> >> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >>
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Crontab

2010-04-20 Thread Leandro F Silva
Modesto,

Inverta o primeira parâmetro para que o script rode todo minuto,

*/1 *   *   *   *   root /path/to/script/script.sh

Veja se agora funciona ..

2010/4/20 "Fábio Jr." 

>   Modesto escreveu:
>
> Pessoal,
>
> Estou tendo um problema com o crontab, todo script que eu coloco pra
> executar por ele, não funciona, mostra no log que esta executando mas
> ele não faz o que é pra fazer, e se eu der um /path/to/script/script.sh,
> funciona normal, faz a verificação que eu preciso, um exemplo, tenho um
> script que roda todo minuto
>
> 1/* *   *   *   *   root /path/to/script/script.sh
>
> Mostra nos logs que ele esta executando, mas não faz a tarefa
> necessaria, nem se eu colocar pra dar um echo num arquivo de texto num
> funciona.
>
> -
> Histórico: [1]http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: [2]https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
>
>   Tenta colocar o caminho completo dos comandos que vc tah utilizando
>   dentro do script.
>   Ex.:
>   Se vc usa um echo, coloca /bin/echo. Se não me engano, quando ele
>   executa pela cron, ele não pega o $PATH do usuário.(me corrijam se eu
>   estiver falado besteira por favor.) ;)
>   []s
> --
> Fábio da Silva Júnior - [3]fjuniorli...@gmail.com
> - [4]http://fabioojunior.wordpress.com -
>
> References
>
>   1. http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>   2. https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>   3. mailto:fjuniorli...@gmail.com
>   4. http://fabioojunior.wordpress.com/
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Freeebsd e Iscsi EMC

2010-04-20 Thread Leandro F Silva
Matheus,

Você chegou a compilar o driver iscsi_initiator ou ao menos carregou ele ?

Valeu !

2010/4/19 Matheus Cucoloto 

> Bom dia pessoal.
>
> Estou tentando conectar um frebsd 7.3-stable a um storage da EMC via iscsi.
>
> No linux, eu instalo o agente do storage e o linux se conecta sem
> nenhum problema.
>
> Bom, no freebsd não tem como instalar o agente do linux nem tão pouco
> temos suporte. (é duro!)
>
> Mas temos um inicializador no FreeBSD que se propoem (até aonde eu
> entendi) se conectar em iscsi chamado iscontrol
>
> iscontrol -v -d targetaddress=192.168.200.51 initiatorname=
> teste.dominio.com.br
>
> Mas, tenho o seguinte erro:
>
> connect: Connection refused
>
> Provavelmente é alguma liberação no storage, porem não achei ainda o
> que mais tem que fazer.
>
> Como falei, no linux vai facinho, mas no FreeBSD ta dificil, alguem ja
> tem um ambiente desta forma?
>
> Abraços
>
> --
> ---
> Matheus Cucoloto
> Unix Expertise
> Voip Expertise
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Recuperação Física de HD

2010-04-20 Thread Rafael Rodrigues de Oliveira
Se tiver um hd idêntico e substituir  placa talvez funcione.

Em 19 de abril de 2010 20:17, Cleyton Agapito escreveu:

> Em 19 de abril de 2010 17:36, Rafael Rodrigues de Oliveira
>  escreveu:
> > Cara o lance de congelar o hd funciona,  lógico que não funciona em todos
> os
> > casos, mas ja testei em varios e deu certo, deixa ele em um plastico no
> > freezer por umas 3 horas e copia rapido o que tem que copiar antes que
> ele
> > morra.
> >
> >
>
> Até onde eu sei (pesquisei muito e até tentei com o meu), só funciona
> se os pratos empenaram por superaquecimento, a teoria é que frio ele
> tenderia a contrair-se e ficar mais próximo do que era antes.
>
> Lamento informar que se a bios não reconhece tem problema na lógica de
> controle, se fossem apenas os estalidos e erros de leitura até teria
> uma chance.
>
> []'s
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Rafael Rodrigues de Oliveira
Jesus Christ's Blood Purifies Us of All Sin
Linux #357492 / FreeBSD #BSD051202
CISCO CCNA Loading .ılı..ılı.
http://lmgtfy.com/
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Crontab

2010-04-20 Thread Modesto
Errei ao digitar, mas no crontab ja esta */1, realmente, não esta
executando, coloquei o path para os programas completo.

Tentei adicionar no /etc/crontab, no crontab do root, reiniciei o
servico e nada, e nos logs mostra que esta rodando no tempo certo, mas
não executa o script, coloquei pra gerar logs de execução, mas ficam em
branco, so quando executo o script na mão que roda, e ja dei permissão
de execucao no script.

On Tue, 2010-04-20 at 10:00 -0300, Leandro F Silva wrote:
> Modesto,
> 
> Inverta o primeira parâmetro para que o script rode todo minuto,
> 
> */1 *   *   *   *   root /path/to/script/script.sh
> 
> Veja se agora funciona ..
> 
> 2010/4/20 "Fábio Jr." 
> 
> >   Modesto escreveu:
> >
> > Pessoal,
> >
> > Estou tendo um problema com o crontab, todo script que eu coloco pra
> > executar por ele, não funciona, mostra no log que esta executando mas
> > ele não faz o que é pra fazer, e se eu der um /path/to/script/script.sh,
> > funciona normal, faz a verificação que eu preciso, um exemplo, tenho um
> > script que roda todo minuto
> >
> > 1/* *   *   *   *   root /path/to/script/script.sh
> >
> > Mostra nos logs que ele esta executando, mas não faz a tarefa
> > necessaria, nem se eu colocar pra dar um echo num arquivo de texto num
> > funciona.
> >
> > -
> > Histórico: [1]http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: [2]https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> >
> >   Tenta colocar o caminho completo dos comandos que vc tah utilizando
> >   dentro do script.
> >   Ex.:
> >   Se vc usa um echo, coloca /bin/echo. Se não me engano, quando ele
> >   executa pela cron, ele não pega o $PATH do usuário.(me corrijam se eu
> >   estiver falado besteira por favor.) ;)
> >   []s
> > --
> > Fábio da Silva Júnior - [3]fjuniorli...@gmail.com
> > - [4]http://fabioojunior.wordpress.com -
> >
> > References
> >
> >   1. http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> >   2. https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >   3. mailto:fjuniorli...@gmail.com
> >   4. http://fabioojunior.wordpress.com/
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] PHP 5.3 quebrando aplicações e down grade...

2010-04-20 Thread Jorge Petry
Esta realmente complicado, tive várias aplicações em servidores 
separados com vários problemas, inclusive meu webmail.
Tbm acho que deveria ser mantido o 5.2 e criado a linha 5.3
Estou voltando para o 5.2 tbm.

Jorge Petry.


Em 19/4/2010 20:00, Aline Freitas escreveu:
> Ainda estou tentando entender o que levou os commiters do ports a
> atualizarem o php5 para 5.3 sem manter a versão 5.2. Todos os meus
> aplicativos php quebraram, dos quais security/base e sysutils/gosa.
>
> Só eu passei por isso ou mais alguém?
>
> Para escapar desta encrenca de forma fácil um post recente do site da
> FUG me ajudou: porteasy.
>
> O que eu fiz?
>
> Removi todos os ports php
>
> pkg_deinstall -f php5-\*
>
> Segui os passos do link: 
> http://www.luizgustavo.pro.br/blog/2010/02/22/porteasy-gerencia-de-ports-no-freebsd/#more-462
>
> Quando chegou na execução do porteasy eu fiz:
>
> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u sysutils/gosa
> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u security/base
> export PORTSDIR=/tmp/ports
> cd /tmp/ports/sysutils/gosa
> make build deinstall reinstall clean
> cd /tmp/ports/security/base
> make build deinstall reinstall clean
> Pra fechar, incluí no meu pkgtools.conf
>
> HOLD_PKGS = [
>  'php5-*',
>]
>
> []'s
>
> Aline
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Opensolaris "pode" acabar, qual ser á o desti no do ZFS e do DTrace no FreeBSD ?

2010-04-20 Thread Nilson
Em 20 de abril de 2010 09:45, Leandro F Silva
 escreveu:
> Nilson,
>
> Fanatismos a parte, LVM é bem consolidado no mundo linux/HP-UX e nem estável
> em ambientes de produção com alta transação de dados, mesmo com ext3 / VxFS
> e afins.

Isso aí, "nem estável" mesmo. LVM é um horror, um lixão, uma enjambra
do mundo linux, que dá muito mais dores de cabeça do que satisfação
ao usá-lo. Graças ao mundo BSD nunca precisei começar um projeto
usando esse lixão, mas infelizmente muitos já recorreram a mim em
virtude de problemas nos seus LVMs (shit happens), e em geral
quando dá problema o cliente se ferra bonitão. É realmente muito
mal feito, ao contrário do ZFS que é deliciosamente simples, pratico
e muito, muito seguro.

Agora sei que não foi a toa a morte dos HP-UX... ainda tenho que
me livrar dos meus, que só servem mesmo pra rodar sistemas
legados em COBOL.

Vamos voltar para o paraíso do FreeBSD e suas tecnologias, ok?

[]s
Nilson
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] PHP 5.3 quebrando aplicações e down grade...

2010-04-20 Thread Nilson
Ahhh meu, to passando o inferno aqui também por causa
desse 5.3, to quase abandonando o ports e compilando no
braço o apache+php52 por que tá dificil viu... quase tudo
passou a dar problema. Alguem sabe foi a grande cagada
que os caras fizeram no 5.3? Eu nao consigo acreditar que
incompatibilizaram tantas coisas... Tá mais traumático
do que mudar do php4 pro 5.

[]s
Nilson


Em 20 de abril de 2010 10:31, Jorge Petry  escreveu:
> Esta realmente complicado, tive várias aplicações em servidores
> separados com vários problemas, inclusive meu webmail.
> Tbm acho que deveria ser mantido o 5.2 e criado a linha 5.3
> Estou voltando para o 5.2 tbm.
>
> Jorge Petry.
>
>
> Em 19/4/2010 20:00, Aline Freitas escreveu:
>> Ainda estou tentando entender o que levou os commiters do ports a
>> atualizarem o php5 para 5.3 sem manter a versão 5.2. Todos os meus
>> aplicativos php quebraram, dos quais security/base e sysutils/gosa.
>>
>> Só eu passei por isso ou mais alguém?
>>
>> Para escapar desta encrenca de forma fácil um post recente do site da
>> FUG me ajudou: porteasy.
>>
>> O que eu fiz?
>>
>> Removi todos os ports php
>>
>> pkg_deinstall -f php5-\*
>>
>> Segui os passos do link: 
>> http://www.luizgustavo.pro.br/blog/2010/02/22/porteasy-gerencia-de-ports-no-freebsd/#more-462
>>
>> Quando chegou na execução do porteasy eu fiz:
>>
>> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u sysutils/gosa
>> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u security/base
>> export PORTSDIR=/tmp/ports
>> cd /tmp/ports/sysutils/gosa
>> make build deinstall reinstall clean
>> cd /tmp/ports/security/base
>> make build deinstall reinstall clean
>> Pra fechar, incluí no meu pkgtools.conf
>>
>> HOLD_PKGS = [
>>      'php5-*',
>>    ]
>>
>> []'s
>>
>> Aline
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] PHP 5.3 quebrando aplicações e down grade...

2010-04-20 Thread Renato Botelho
2010/4/20 Nilson :
> Ahhh meu, to passando o inferno aqui também por causa
> desse 5.3, to quase abandonando o ports e compilando no
> braço o apache+php52 por que tá dificil viu... quase tudo
> passou a dar problema. Alguem sabe foi a grande cagada
> que os caras fizeram no 5.3? Eu nao consigo acreditar que
> incompatibilizaram tantas coisas... Tá mais traumático
> do que mudar do php4 pro 5.

Veja o histórico do PHP e você não vai ficar surpreso. Eles
nunca respeitaram nada, a API sempre foi inconsistente, as
mudanças nunca são backward compatible.

O mundo seria melhor que o PHP não existisse.

-- 
Renato Botelho
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] PHP 5.3 quebrando aplicações e down grade...

2010-04-20 Thread Rafael Henrique Faria
Opa, bom dia pessoal.

Na verdade, o problema em si, não é o PHP 5.3, mas sim as aplicações feitas
com o PHP 5.x.

O que o ocorreu, foi que varias mudanças feitas do PHP 4 para o PHP 5,
ficaram como DEPRECATED entre o PHP 5.0 e anterior ao PHP 5.3.
Todos os desenvolvedores de PHP deveriam ficar atentos a isso.

Mas, a grande maioria preferiu desativar o E_STRICT (que avisava o uso de
funções marcadas com DEPRECATED).

O que acabou ocasionando esses problemas.

Acredito que o que deva ser feito é a correção dos aplicativos... e não
utilizar uma versão antiga do PHP por causa de problemas como esses...

Porém, eu acho que deve ter alguma forma de configuração do PHP para fazer
ele se comportar novamente como PHP 5.2.x. Vale a pena dar uma conferida o
php.ini do 5.3 para isso.

2010/4/20 Nilson 

> Ahhh meu, to passando o inferno aqui também por causa
> desse 5.3, to quase abandonando o ports e compilando no
> braço o apache+php52 por que tá dificil viu... quase tudo
> passou a dar problema. Alguem sabe foi a grande cagada
> que os caras fizeram no 5.3? Eu nao consigo acreditar que
> incompatibilizaram tantas coisas... Tá mais traumático
> do que mudar do php4 pro 5.
>
> []s
> Nilson
>
>
> Em 20 de abril de 2010 10:31, Jorge Petry  escreveu:
> > Esta realmente complicado, tive várias aplicações em servidores
> > separados com vários problemas, inclusive meu webmail.
> > Tbm acho que deveria ser mantido o 5.2 e criado a linha 5.3
> > Estou voltando para o 5.2 tbm.
> >
> > Jorge Petry.
> >
> >
> > Em 19/4/2010 20:00, Aline Freitas escreveu:
> >> Ainda estou tentando entender o que levou os commiters do ports a
> >> atualizarem o php5 para 5.3 sem manter a versão 5.2. Todos os meus
> >> aplicativos php quebraram, dos quais security/base e sysutils/gosa.
> >>
> >> Só eu passei por isso ou mais alguém?
> >>
> >> Para escapar desta encrenca de forma fácil um post recente do site da
> >> FUG me ajudou: porteasy.
> >>
> >> O que eu fiz?
> >>
> >> Removi todos os ports php
> >>
> >> pkg_deinstall -f php5-\*
> >>
> >> Segui os passos do link:
> http://www.luizgustavo.pro.br/blog/2010/02/22/porteasy-gerencia-de-ports-no-freebsd/#more-462
> >>
> >> Quando chegou na execução do porteasy eu fiz:
> >>
> >> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u sysutils/gosa
> >> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u security/base
> >> export PORTSDIR=/tmp/ports
> >> cd /tmp/ports/sysutils/gosa
> >> make build deinstall reinstall clean
> >> cd /tmp/ports/security/base
> >> make build deinstall reinstall clean
> >> Pra fechar, incluí no meu pkgtools.conf
> >>
> >> HOLD_PKGS = [
> >>  'php5-*',
> >>]
> >>
> >> []'s
> >>
> >> Aline
> >> -
> >> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> >> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >>
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Rafael Henrique da Silva Faria
Grupo de Sistemas e Redes

Serviço Técnico de Informática
Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - UNESP
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: Testando Lusca no FreeBSD 8.0-RELEASE-p2

2010-04-20 Thread Marcelo Gondim
Opa modesto,

Show vou tentar fazer isso aí. :D

Uma outra coisa estranha que está acontecendo é que o serviço do lusca tá
caindo de tempo em tempo e aí eu preciso ir lá e levantar ele. A mensagem
que fica no cache.log quando isso ocorre é essa aqui:


2010/04/19 15:38:41| Closing Pinger socket on FD 19
2010/04/19 15:38:41| Pinger socket opened on FD 19
2010/04/19 15:38:41| pingerOpen: ICMP socket opened
2010/04/19 15:38:58| pingerReadRequest: socket 0: read() failed; errno 61
2010/04/19 15:38:58| Pinger exiting.

Aí quando acontece isso tenho que ir lá e levantar o Lusca novamente. Isso
acontece quando coloco em produção no modo transparente mesmo, sem tentar
nada de tproxy. Ou seja fica funcionando direitinho, as pessoas navegando aí
do nada cai todo mundo e quando vou ver está assim no log. Tem alguma dica
modesto? Ah! Esqueci de dizer, sou novato em FreeBSD. Rsrsrsrs  

Grande abraço e obrigado pela ajuda de todos.
 

-Mensagem original-
De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
de Modesto
Enviada em: terça-feira, 20 de abril de 2010 09:04
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] Testando Lusca no FreeBSD 8.0-RELEASE-p2

Voce tem que fazer uma modificação no codigo fonte do lusca, para ele
poder rodar com o usuario root.

No codigo fonte do lusca edite o arquivo src/main.c, comente essa parte
de if, para que ele não verifique se esta rodando como root.

if (geteuid() == 0) {
debug(0, 0) ("Squid is not safe to run as root!  If you must\n");
debug(0, 0) ("start Squid as root, then you must configure\n");
debug(0, 0) ("it to run as a non-priveledged user with the\n");
debug(0, 0) ("'cache_effective_user' option in the config file.\n");
fatal("Don't run Squid as root, set 'cache_effective_user'!");
  }

Se voce estiver usando a ultima versão do lusca no ports, voce so
precisa fazer essa alteração citada acima, caso contrario, voce tambem
tem que fazer isso:

No arquivo libiapp/comm_ips_freebsd.c, substitua aonde tem IP_NONLOCALOK
para IP_BINDANY.

Depois no squid.conf

cache_effective_user root
cache_effective_group wheel

Pra mim funcionou assim, mas esse seu exemplo é seu ambiente de trabalho
ou voce esta fazendo testes? pois com essa classe invalida não tem
sentido usar T-PROXY.


On Mon, 2010-04-19 at 22:21 -0300, Marcelo Gondim wrote:
> Buenas lista,
> 
> Esses dias resolvi montar um ambiente aqui pra testes pois estou querendo
> implementar um Lusca/Squid com FreeBSD 8 usando o TProxy e assim o cliente
> sair com seu próprio IP pelo Proxy. Antes disso fiz funcionar um Lusca
> transparente em um FreeBSD 8 como bridge redirecionando os acessos pro
Proxy
> via PF porque com o ipfw não consegui mas não testei muito. :) perdi um
bom
> tempo porque estou mais acostumado com o Netfilter/IPTables. Esse ambiente
> de bridge o servidor de teste estava com 2 interfaces de rede. Lógico :)
> Nesse ambiente transparente o usuário não sabia da existência do Proxy e
> ainda pude fazer algumas regras de Firewall. Ficou show de bola! 
> 
> A conf que fiz como bridge, sendo 192.168.10.171 o IP do servidor Proxy
> Lusca Transparent:
> 
> /etc/rc.conf
> 
> cloned_interfaces="bridge0"
> ifconfig_bridge0="inet 192.168.10.171 netmask 255.255.255.0 addm re0 addm
> em0 up"
> ifconfig_re0="up"
> ifconfig_em0="up"
> defaultrouter="192.168.10.254"
> hostname="proxy.localdomain.net"
> keymap="br275.iso.acc"
> sshd_enable="YES"
> squid_enable="YES"
> pf_enable="YES"
> pf_rules="/etc/pf.conf"
> 
> /etc/pf.conf
> 
> rdr pass on bridge0 inet proto tcp from any to any port 80 ->
192.168.10.171
> port 3128
> 
> No kernel adicionei:
> 
> device pf
> device pflog
> device pfsync
> device if_bridge
> 
> Se for usar o squid31 do ports ainda precisei fazer isso. O lusca não
> precisei:
>

> ===
> chgrp squid /dev/pf
> chmod 660 /dev/pf
> 
> no squid.conf:
> ==
> http_port 192.168.10.171:3128 transparent
> 
> Foi importante usar o IP ao invés de 127.0.0.1, porque não funcionou de
> outro jeito. :) 
> Aí da minha estação(192.168.10.177) saía um cabo que entrava numa
interface
> do proxy e do proxy outro cabo no meu router Mikrotik e o gateway da
estação
> era o 192.168.10.254.
> Essa solução ficou perfeita pra bridge transparent mas não consegui fazer
> com tproxy. Então mudei o ambiente de teste.
> 
> Nesse novo ambiente o servidor FreeBSD tinha apenas 1 interface de rede e
> nesse caso usei o ipfw fwd para direcionar as requisições para o Proxy,
sem
> a bridge. Minha configuração ficou assim:
> 
> /etc/rc.conf
> 
> ifconfig_re0="inet 192.168.10.171 netmask 255.255.255.0 up"
> defaultrouter="192.168.10.254"
> hostname="proxy.localdomain.net"
> keymap="br275.iso.acc"
> sshd_enable="YES"
> squid_enable="YES"
> firewall_enable="YES"
> firewall_script="/etc/rc.ipfw"
> 
> /etc/rc.ipfw
> 
> #!/b

[FUG-BR] RES: Testando Lusca no FreeBSD 8.0-RELEASE-p2

2010-04-20 Thread Marcelo Gondim
Opa Irado,

Eu acredito que o que o modesto disse possa resolver meu problema aqui. Vou
testar e avisar à todos se funcionou.

Grande abraço meu amigo.

-Mensagem original-
De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
de irado furioso com tudo
Enviada em: terça-feira, 20 de abril de 2010 07:52
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] Testando Lusca no FreeBSD 8.0-RELEASE-p2

Em Mon, 19 Apr 2010 22:21:32 -0300
"Marcelo Gondim" , conhecido
consumidor/usuário de drogas (Windows e BigMac com Coke) escreveu:

graaande marcelo gondim. Sempre procurando o inusitado, né? (rs)

> E ao invés de abrir a página requisitada, exibia uma página de erro do
> Lusca.

qual a mensagem?


> 
> Alguém já passou por isso e sabe como resolver? Tentei de tudo :D mas
> ainda não descobri. Nem que seja alguma doc, howto, faq rsrsrsrs
> Qualquer coisa pra eu sair desse erro. Rsrsrs

bão... não conheço o microtik então posso estar errado, mas enfim,
palpite qualquer um serve :)

do que entendi, sem me estender muito, é que o seu proxy está colocado
mais ou menos assim:

.   /[proxy]
|Internet|-[gateway]
.   \[LAN]

então alguma máquina (em LAN) envia a solicitação ao gateway que
encaminha para o proxy; êste então faz o seu trabalho e, quando não tem
nada armazenado solicita saida ao gateway.

é possível que vc esteja em LOOP: o proxy solicita ao gateway que envia
para o proxy. Normalmente, quando vc faz o proxy transparente desse
modo, vc define (no gateway) que aquilo que vier do proxy seja enviado
direto para a Internet. Básicamente, suas regras de fwll devem colocar
mais ou menos assim:

tudo o que vier da rede minha_rede/24 EXCETO proxy_host/32 vai para o
proxy_host/32

ou então avalie ANTES da regra de proxy, colocando mais ou menos assim:

se oriundo de proxy_host/32 vai direto pra Internet
[após essa, vem a regra de proxy transparente]

avalie tudo com o tcpdump/wireshark.

flames > /dev/null


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] PHP 5.3 quebrando aplicações e down grade...

2010-04-20 Thread Nilson
Sim, esse do DEPRECATED ja tinha resolvido, acabei
de achar o grande problema dos meus sistemas, mudaram
o padrao do short_open_tag e isso ferrou pois o  escreveu:
> Opa, bom dia pessoal.
>
> Na verdade, o problema em si, não é o PHP 5.3, mas sim as aplicações feitas
> com o PHP 5.x.
>
> O que o ocorreu, foi que varias mudanças feitas do PHP 4 para o PHP 5,
> ficaram como DEPRECATED entre o PHP 5.0 e anterior ao PHP 5.3.
> Todos os desenvolvedores de PHP deveriam ficar atentos a isso.
>
> Mas, a grande maioria preferiu desativar o E_STRICT (que avisava o uso de
> funções marcadas com DEPRECATED).
>
> O que acabou ocasionando esses problemas.
>
> Acredito que o que deva ser feito é a correção dos aplicativos... e não
> utilizar uma versão antiga do PHP por causa de problemas como esses...
>
> Porém, eu acho que deve ter alguma forma de configuração do PHP para fazer
> ele se comportar novamente como PHP 5.2.x. Vale a pena dar uma conferida o
> php.ini do 5.3 para isso.
>
> 2010/4/20 Nilson 
>
>> Ahhh meu, to passando o inferno aqui também por causa
>> desse 5.3, to quase abandonando o ports e compilando no
>> braço o apache+php52 por que tá dificil viu... quase tudo
>> passou a dar problema. Alguem sabe foi a grande cagada
>> que os caras fizeram no 5.3? Eu nao consigo acreditar que
>> incompatibilizaram tantas coisas... Tá mais traumático
>> do que mudar do php4 pro 5.
>>
>> []s
>> Nilson
>>
>>
>> Em 20 de abril de 2010 10:31, Jorge Petry  escreveu:
>> > Esta realmente complicado, tive várias aplicações em servidores
>> > separados com vários problemas, inclusive meu webmail.
>> > Tbm acho que deveria ser mantido o 5.2 e criado a linha 5.3
>> > Estou voltando para o 5.2 tbm.
>> >
>> > Jorge Petry.
>> >
>> >
>> > Em 19/4/2010 20:00, Aline Freitas escreveu:
>> >> Ainda estou tentando entender o que levou os commiters do ports a
>> >> atualizarem o php5 para 5.3 sem manter a versão 5.2. Todos os meus
>> >> aplicativos php quebraram, dos quais security/base e sysutils/gosa.
>> >>
>> >> Só eu passei por isso ou mais alguém?
>> >>
>> >> Para escapar desta encrenca de forma fácil um post recente do site da
>> >> FUG me ajudou: porteasy.
>> >>
>> >> O que eu fiz?
>> >>
>> >> Removi todos os ports php
>> >>
>> >> pkg_deinstall -f php5-\*
>> >>
>> >> Segui os passos do link:
>> http://www.luizgustavo.pro.br/blog/2010/02/22/porteasy-gerencia-de-ports-no-freebsd/#more-462
>> >>
>> >> Quando chegou na execução do porteasy eu fiz:
>> >>
>> >> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u sysutils/gosa
>> >> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u security/base
>> >> export PORTSDIR=/tmp/ports
>> >> cd /tmp/ports/sysutils/gosa
>> >> make build deinstall reinstall clean
>> >> cd /tmp/ports/security/base
>> >> make build deinstall reinstall clean
>> >> Pra fechar, incluí no meu pkgtools.conf
>> >>
>> >> HOLD_PKGS = [
>> >>      'php5-*',
>> >>    ]
>> >>
>> >> []'s
>> >>
>> >> Aline
>> >> -
>> >> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> >> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >>
>> > -
>> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>
>
>
> --
> Rafael Henrique da Silva Faria
> Grupo de Sistemas e Redes
>
> Serviço Técnico de Informática
> Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - UNESP
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] PHP 5.3 quebrando aplicações e down grade...

2010-04-20 Thread Rafael Henrique Faria
Complementando, olhando a lista de incompatibilidade:
http://php.net/manual/en/migration53.incompatible.php
Acho que o principal fator que pode ocasionar problemas, é a primeira
nota, que diz que a partir do 5.3, funções da API que receberem
parâmetros inválidos irão retornar NULL.
Do clearstatecache() e realpath() não foram alterações que causassem
problemas em scripts existentes, mesma coisa que o call_user_func().

Agora, o  natsort(), natcasesort(), usort(), uasort(), uksort(),
array_flip(), e array_unique(), com certeza podem dar problemas com
scripts de PHP4... pois no PHP 4, objetos, podiam se comportar como
ARRAY... então muitos desenvolvedores aproveitaram disso. A partir do
5, o PHP trata objetos como objetos... porém para manter
compatibilidade com scripts PHP4, no momento de utilizar as funções
acima, o PHP5 convertia os objetos para ARRAY. Porém a partir do 5.3
isso não é mais feito, o que causa um erro.

Notem que os desenvolvedores de sistemas em PHP tiveram um bom tempo
para corrigir seus programas. Scripts antigos, que só funcionam em
PHP4, devem continuar só no PHP4. Se o desenvolvedor não atualizou o
programa, nem corrigiu falhas, nem nada do tipo, o código está parado
no tempo, então a utilização do mesmo não é nem recomendada.

Outro problema que pode prejudicar os códigos, é em relação a conexão
com o MySQL, usando senhas antigas... versões anteriores a 4.1 do
MySQL... bom.. nem preciso comentar... usar versões antigas é só ter
dor de cabeça.

E também quem utilizava as palavras chaves: "goto" e "namespace" teve
problemas com o 5.3. Mas isso foi uma melhoria enorme para o PHP.

Agora, é esperar que os desenvolvedores PHP, corram atraz do que
deveriam ter feito entre o PHP 5.0 e o 5.3, para que seus códigos
funcionem com > 5.3.


2010/4/20 Rafael Henrique Faria 
>
> Opa, bom dia pessoal.
> Na verdade, o problema em si, não é o PHP 5.3, mas sim as aplicações feitas 
> com o PHP 5.x.
> O que o ocorreu, foi que varias mudanças feitas do PHP 4 para o PHP 5, 
> ficaram como DEPRECATED entre o PHP 5.0 e anterior ao PHP 5.3.
> Todos os desenvolvedores de PHP deveriam ficar atentos a isso.
> Mas, a grande maioria preferiu desativar o E_STRICT (que avisava o uso de 
> funções marcadas com DEPRECATED).
> O que acabou ocasionando esses problemas.
> Acredito que o que deva ser feito é a correção dos aplicativos... e não 
> utilizar uma versão antiga do PHP por causa de problemas como esses...
> Porém, eu acho que deve ter alguma forma de configuração do PHP para fazer 
> ele se comportar novamente como PHP 5.2.x. Vale a pena dar uma conferida o 
> php.ini do 5.3 para isso.
>
> 2010/4/20 Nilson 
>>
>> Ahhh meu, to passando o inferno aqui também por causa
>> desse 5.3, to quase abandonando o ports e compilando no
>> braço o apache+php52 por que tá dificil viu... quase tudo
>> passou a dar problema. Alguem sabe foi a grande cagada
>> que os caras fizeram no 5.3? Eu nao consigo acreditar que
>> incompatibilizaram tantas coisas... Tá mais traumático
>> do que mudar do php4 pro 5.
>>
>> []s
>> Nilson
>>
>>
>> Em 20 de abril de 2010 10:31, Jorge Petry  escreveu:
>> > Esta realmente complicado, tive várias aplicações em servidores
>> > separados com vários problemas, inclusive meu webmail.
>> > Tbm acho que deveria ser mantido o 5.2 e criado a linha 5.3
>> > Estou voltando para o 5.2 tbm.
>> >
>> > Jorge Petry.
>> >
>> >
>> > Em 19/4/2010 20:00, Aline Freitas escreveu:
>> >> Ainda estou tentando entender o que levou os commiters do ports a
>> >> atualizarem o php5 para 5.3 sem manter a versão 5.2. Todos os meus
>> >> aplicativos php quebraram, dos quais security/base e sysutils/gosa.
>> >>
>> >> Só eu passei por isso ou mais alguém?
>> >>
>> >> Para escapar desta encrenca de forma fácil um post recente do site da
>> >> FUG me ajudou: porteasy.
>> >>
>> >> O que eu fiz?
>> >>
>> >> Removi todos os ports php
>> >>
>> >> pkg_deinstall -f php5-\*
>> >>
>> >> Segui os passos do link: 
>> >> http://www.luizgustavo.pro.br/blog/2010/02/22/porteasy-gerencia-de-ports-no-freebsd/#more-462
>> >>
>> >> Quando chegou na execução do porteasy eu fiz:
>> >>
>> >> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u sysutils/gosa
>> >> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u security/base
>> >> export PORTSDIR=/tmp/ports
>> >> cd /tmp/ports/sysutils/gosa
>> >> make build deinstall reinstall clean
>> >> cd /tmp/ports/security/base
>> >> make build deinstall reinstall clean
>> >> Pra fechar, incluí no meu pkgtools.conf
>> >>
>> >> HOLD_PKGS = [
>> >>      'php5-*',
>> >>    ]
>> >>
>> >> []'s
>> >>
>> >> Aline
>> >> -
>> >> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> >> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >>
>> > -
>> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd

Re: [FUG-BR] PHP 5.3 quebrando aplicações e down grade...

2010-04-20 Thread Rafael Henrique Faria
Então, são coisas que vieram do PHP4 que só prejudicavam...
Eu parei de usar a muito tempo o " foi o maior erro do PHP, e isso nunca devia ter
sido permitido.

Eu criei até um programa para localizar scripts que utilizam isso e
corrigir para o certo ()

Já precisei utilizar vários scripts de terceiros, que mesclavam :
> Sim, esse do DEPRECATED ja tinha resolvido, acabei
> de achar o grande problema dos meus sistemas, mudaram
> o padrao do short_open_tag e isso ferrou pois o  funcionava mais, apenas o 
> Bastou um short_open_tag = On no php.ini e aparentemente
> tudo voltou a normalidade...
>
>
> Em 20 de abril de 2010 10:57, Rafael Henrique Faria
>  escreveu:
>> Opa, bom dia pessoal.
>>
>> Na verdade, o problema em si, não é o PHP 5.3, mas sim as aplicações feitas
>> com o PHP 5.x.
>>
>> O que o ocorreu, foi que varias mudanças feitas do PHP 4 para o PHP 5,
>> ficaram como DEPRECATED entre o PHP 5.0 e anterior ao PHP 5.3.
>> Todos os desenvolvedores de PHP deveriam ficar atentos a isso.
>>
>> Mas, a grande maioria preferiu desativar o E_STRICT (que avisava o uso de
>> funções marcadas com DEPRECATED).
>>
>> O que acabou ocasionando esses problemas.
>>
>> Acredito que o que deva ser feito é a correção dos aplicativos... e não
>> utilizar uma versão antiga do PHP por causa de problemas como esses...
>>
>> Porém, eu acho que deve ter alguma forma de configuração do PHP para fazer
>> ele se comportar novamente como PHP 5.2.x. Vale a pena dar uma conferida o
>> php.ini do 5.3 para isso.
>>
>> 2010/4/20 Nilson 
>>
>>> Ahhh meu, to passando o inferno aqui também por causa
>>> desse 5.3, to quase abandonando o ports e compilando no
>>> braço o apache+php52 por que tá dificil viu... quase tudo
>>> passou a dar problema. Alguem sabe foi a grande cagada
>>> que os caras fizeram no 5.3? Eu nao consigo acreditar que
>>> incompatibilizaram tantas coisas... Tá mais traumático
>>> do que mudar do php4 pro 5.
>>>
>>> []s
>>> Nilson
>>>
>>>
>>> Em 20 de abril de 2010 10:31, Jorge Petry  escreveu:
>>> > Esta realmente complicado, tive várias aplicações em servidores
>>> > separados com vários problemas, inclusive meu webmail.
>>> > Tbm acho que deveria ser mantido o 5.2 e criado a linha 5.3
>>> > Estou voltando para o 5.2 tbm.
>>> >
>>> > Jorge Petry.
>>> >
>>> >
>>> > Em 19/4/2010 20:00, Aline Freitas escreveu:
>>> >> Ainda estou tentando entender o que levou os commiters do ports a
>>> >> atualizarem o php5 para 5.3 sem manter a versão 5.2. Todos os meus
>>> >> aplicativos php quebraram, dos quais security/base e sysutils/gosa.
>>> >>
>>> >> Só eu passei por isso ou mais alguém?
>>> >>
>>> >> Para escapar desta encrenca de forma fácil um post recente do site da
>>> >> FUG me ajudou: porteasy.
>>> >>
>>> >> O que eu fiz?
>>> >>
>>> >> Removi todos os ports php
>>> >>
>>> >> pkg_deinstall -f php5-\*
>>> >>
>>> >> Segui os passos do link:
>>> http://www.luizgustavo.pro.br/blog/2010/02/22/porteasy-gerencia-de-ports-no-freebsd/#more-462
>>> >>
>>> >> Quando chegou na execução do porteasy eu fiz:
>>> >>
>>> >> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u sysutils/gosa
>>> >> porteasy -p /tmp/ports -D '11 days ago' -v -u security/base
>>> >> export PORTSDIR=/tmp/ports
>>> >> cd /tmp/ports/sysutils/gosa
>>> >> make build deinstall reinstall clean
>>> >> cd /tmp/ports/security/base
>>> >> make build deinstall reinstall clean
>>> >> Pra fechar, incluí no meu pkgtools.conf
>>> >>
>>> >> HOLD_PKGS = [
>>> >>      'php5-*',
>>> >>    ]
>>> >>
>>> >> []'s
>>> >>
>>> >> Aline
>>> >> -
>>> >> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>> >> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>> >>
>>> > -
>>> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>> >
>>> -
>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>
>>
>>
>>
>> --
>> Rafael Henrique da Silva Faria
>> Grupo de Sistemas e Redes
>>
>> Serviço Técnico de Informática
>> Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - UNESP
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Rafael Henrique da Silva Faria
Grupo de Sistemas e Redes

Serviço Técnico de Informática
Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - UNESP
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: Crontab

2010-04-20 Thread Eduardo Schoedler
Modesto escreveu:
> */1   *   *   *   *   root   /path/to/script/script.sh

Esse formato é para o arquivo /etc/crontab.

Quando você instala o crontab para um determinado usuário (crontab -u root
-e), o layout não inclui o usuário:

> */1   *   *   *   *   /path/to/script/script.sh

Você deve fazer as verificações básicas:
- o script possui permissão de execução ?
- se você disparar ele pelo usuário em questão, funciona ? (teste com o
sudo)
- fique monitorando o /var/log/messages e veja se o cron executou a tarefa


Abraços,

--
Eduardo Schoedler

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Testando Lusca no FreeBSD 8.0-RELEASE-p2

2010-04-20 Thread irado furioso com tudo
Em Tue, 20 Apr 2010 11:01:01 -0300
"Marcelo Gondim" , conhecido
consumidor/usuário de drogas (Windows e BigMac com Coke) escreveu:

> Eu acredito que o que o modesto disse possa resolver meu problema
> aqui. Vou testar e avisar à todos se funcionou.

legal. :)

-- 
 saudações,
 irado furioso com tudo
 Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
 Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
O cristianismo é a negação total do senso comum e da razão. Mikhail
Bakunin
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Opensolaris "pode" acabar, qual ser á o desti no do ZFS e do DTrace no FreeBSD ?

2010-04-20 Thread Diogo Dalfovo
Buenas pessoal...

Tambem nao sou muito fã do LVM... Bom tenho aqui tanto Gmirror como Striping
e ate hoje so alegria.

Firewall:
[r...@cerberus ~]# gmirror status
  NameStatus  Components
mirror/gm0  COMPLETE  ad6
 ad8
[r...@cerberus ~]#

Servidor de Arquivos:
[r...@hefesto ~]# gstripe status
  Name  Status  Components
stripe/st0  UP  ad0
  ad1
[r...@hefesto ~]# df -h
Filesystem  SizeUsed   Avail Capacity  Mounted on
/dev/ad2s1a 989M195M715M21%/
devfs   1.0K1.0K  0B   100%/dev
/dev/ad2s1d 496M 12K456M 0%/tmp
/dev/ad2s1f  49G5.7G 40G13%/usr
/dev/ad2s1e  19G6.2G 12G35%/var
/dev/stripe/st0a451G361G 54G87%/mnt
[r...@hefesto ~]# uname -rs
FreeBSD 6.2-STABLE heheheheh

abraços
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Crontab

2010-04-20 Thread Enio Marconcini # www.Enio.Pro.Br
2010/4/20 Modesto :
> Errei ao digitar, mas no crontab ja esta */1, realmente, não esta
> executando, coloquei o path para os programas completo.
>
> Tentei adicionar no /etc/crontab, no crontab do root, reiniciei o
> servico e nada, e nos logs mostra que esta rodando no tempo certo, mas
> não executa o script, coloquei pra gerar logs de execução, mas ficam em
> branco, so quando executo o script na mão que roda, e ja dei permissão
> de execucao no script.
>
> On Tue, 2010-04-20 at 10:00 -0300, Leandro F Silva wrote:
>> Modesto,
>>
>> Inverta o primeira parâmetro para que o script rode todo minuto,
>>
>> */1     *       *       *       *       root /path/to/script/script.sh
>>
>> Veja se agora funciona ..
>>
>> 2010/4/20 "Fábio Jr." 
>>
>> >   Modesto escreveu:
>> >
>> > Pessoal,
>> >
>> > Estou tendo um problema com o crontab, todo script que eu coloco pra
>> > executar por ele, não funciona, mostra no log que esta executando mas
>> > ele não faz o que é pra fazer, e se eu der um /path/to/script/script.sh,
>> > funciona normal, faz a verificação que eu preciso, um exemplo, tenho um
>> > script que roda todo minuto
>> >
>> > 1/*     *       *       *       *       root /path/to/script/script.sh
>> >
>> > Mostra nos logs que ele esta executando, mas não faz a tarefa
>> > necessaria, nem se eu colocar pra dar um echo num arquivo de texto num
>> > funciona.
>> >
>> > -
>> > Histórico: [1]http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> > Sair da lista: [2]https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >
>> >
>> >   Tenta colocar o caminho completo dos comandos que vc tah utilizando
>> >   dentro do script.
>> >   Ex.:
>> >   Se vc usa um echo, coloca /bin/echo. Se não me engano, quando ele
>> >   executa pela cron, ele não pega o $PATH do usuário.(me corrijam se eu
>> >   estiver falado besteira por favor.) ;)
>> >   []s
>> > --
>> > Fábio da Silva Júnior - [3]fjuniorli...@gmail.com
>> > - [4]http://fabioojunior.wordpress.com -
>> >
>> > References
>> >
>> >   1. http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> >   2. https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >   3. mailto:fjuniorli...@gmail.com
>> >   4. http://fabioojunior.wordpress.com/
>> > -
>> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>

Modesto, um pequeno detalhe que eu não sabia, e percebi aqui é que a
ultima linha do /etc/crontab precisa ficar em branco

meu sarg não estava gerando relatórios, bastou acrescentar uma linha
em branco e o mesmo passou a funcionar,


-- 
ENIO RODRIGO MARCONCINI
gtalk: eni...@gmail.com
skype: eniorm
msn: /dev/null

.: FreeBSD -:- OpenBSD -:-Slackware Linux :.
Have trouble with Windows - reboot!
Have trouble with Unix - be root!
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] precisa-se beta-testers (ClangBSD)

2010-04-20 Thread Francisco Cardoso
Em 19 de abril de 2010 17:14, Márcio Luciano Donada escreveu:

> Renato Botelho escreveu:
> > 2010/4/19 Modesto :
> >
> >> To por fora desse negocio de licença, se eu desenvolver um software em C
> >> ou C++ e compilar com o GCC, ele obrigatoriamente tem de ser livre?
> >>
> >
> > Não. O problema no FreeBSD é outro, o FreeBSD não pode importar nenhum
> > software GPLv3 no seu src. A última versão do gcc sob licença GPLv2 foi
> > a 4.2.1, que está no Free desde o 7.x.
> >
> > Ou o Free ficava com essa versão de gcc eternamente, ou partia pra outra.
> > O mesmo aconteceu com a Apple, aí partiram todos pro llvm/clang.
> >
> >
>
> Tudo por causa do mala sem alça do Sttalman (sei lá como escreve o nome
> desse mala)
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>

Mais como diz o ditado ... "há males que vem pra bem". O mala sem alça ter
feito isso possibilitou o desenvolvimento ou pelos menos a aceleração do
desenvolvimento de mais uma solução muito interessante.

Agora estamos ficando livres pra sair da "escravidão" do gcc! Pelo menos na
base, pelo que eu entendi ...

Francisco Ricardo

-- 

FreeBSD - The Power to Serve
www.freebsd.org
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Testando Lusca no FreeBSD 8.0-RELEASE-p2

2010-04-20 Thread Modesto
Ok, testa ai, aqui pra mim funcionou ok, qualquer coisa estamos ai ; )

On Tue, 2010-04-20 at 11:01 -0300, Marcelo Gondim wrote:
> Opa Irado,
> 
> Eu acredito que o que o modesto disse possa resolver meu problema aqui. Vou
> testar e avisar à todos se funcionou.
> 
> Grande abraço meu amigo.
> 
> -Mensagem original-
> De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
> de irado furioso com tudo
> Enviada em: terça-feira, 20 de abril de 2010 07:52
> Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> Assunto: Re: [FUG-BR] Testando Lusca no FreeBSD 8.0-RELEASE-p2
> 
> Em Mon, 19 Apr 2010 22:21:32 -0300
> "Marcelo Gondim" , conhecido
> consumidor/usuário de drogas (Windows e BigMac com Coke) escreveu:
> 
> graaande marcelo gondim. Sempre procurando o inusitado, né? (rs)
> 
> > E ao invés de abrir a página requisitada, exibia uma página de erro do
> > Lusca.
> 
> qual a mensagem?
> 
> 
> > 
> > Alguém já passou por isso e sabe como resolver? Tentei de tudo :D mas
> > ainda não descobri. Nem que seja alguma doc, howto, faq rsrsrsrs
> > Qualquer coisa pra eu sair desse erro. Rsrsrs
> 
> bão... não conheço o microtik então posso estar errado, mas enfim,
> palpite qualquer um serve :)
> 
> do que entendi, sem me estender muito, é que o seu proxy está colocado
> mais ou menos assim:
> 
> .   /[proxy]
> |Internet|-[gateway]
> .   \[LAN]
> 
> então alguma máquina (em LAN) envia a solicitação ao gateway que
> encaminha para o proxy; êste então faz o seu trabalho e, quando não tem
> nada armazenado solicita saida ao gateway.
> 
> é possível que vc esteja em LOOP: o proxy solicita ao gateway que envia
> para o proxy. Normalmente, quando vc faz o proxy transparente desse
> modo, vc define (no gateway) que aquilo que vier do proxy seja enviado
> direto para a Internet. Básicamente, suas regras de fwll devem colocar
> mais ou menos assim:
> 
> tudo o que vier da rede minha_rede/24 EXCETO proxy_host/32 vai para o
> proxy_host/32
> 
> ou então avalie ANTES da regra de proxy, colocando mais ou menos assim:
> 
> se oriundo de proxy_host/32 vai direto pra Internet
> [após essa, vem a regra de proxy transparente]
> 
> avalie tudo com o tcpdump/wireshark.
> 
> flames > /dev/null
> 
> 
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Crontab

2010-04-20 Thread Modesto
Agora deu certo, retirei o usuario, funcionou ok.

Obrigado.
On Tue, 2010-04-20 at 11:25 -0300, Eduardo Schoedler wrote:
> Modesto escreveu:
> > */1   *   *   *   *   root   /path/to/script/script.sh
> 
> Esse formato é para o arquivo /etc/crontab.
> 
> Quando você instala o crontab para um determinado usuário (crontab -u root
> -e), o layout não inclui o usuário:
> 
> > */1   *   *   *   *   /path/to/script/script.sh
> 
> Você deve fazer as verificações básicas:
> - o script possui permissão de execução ?
> - se você disparar ele pelo usuário em questão, funciona ? (teste com o
> sudo)
> - fique monitorando o /var/log/messages e veja se o cron executou a tarefa
> 
> 
> Abraços,
> 
> --
> Eduardo Schoedler
> 
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Servidor cache

2010-04-20 Thread Cobausque
Amigos vamos adquirir um servidor HP ml 310 G5 gabinete torre... 

 

A intenção é usa-lo para aplicações com cachê .. squid .. 

 

Mas estou pensando em usar 64bits. . este servidor alguém já trabalhou com
ele ?? digo freebsd 64 lógico se ele aceita o 64... 

 

Alguém teria alguma indicação positiva ou negativa quanto ao desempenho
deste PC ?

 

 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] OFF-Descobrir endereço IP

2010-04-20 Thread Thiago Gomes
Pessoal,

Alguem conhece um com aplicativo "free" em ambiente grafico pode até
ser para windows que faça descoberta de IP numa rede .

-- 
Thiago Gomes
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: Servidor cache

2010-04-20 Thread João Luiz Pedrosa Viana
Tenho alguns funcionando com em 64bits, e o resultado tem sido muito
satisfatório. 

Uso com o Lusca.

João Luiz Pedrosa Viana
http://www.vespanet.com.br
http://www.jviana.eti.br
MSN: jvi...@bsdmail.com
Skype: jviana
(31)8661-4232


Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informações privilegiadas
e/ou de caráter confidencial e seu conteúdo é para
conhecimento exclusivo do destinatário. O seu uso, divulgação, reprodução
e/ou cópia são proibidos.


This message is intended only for the individual or organization to which it
is addressed and contains confidential and privileged
information. Any retransmission, dissemination or other use of this
information by anyone other than the intended recipient is prohibited.
 


-Mensagem original-
De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
de Cobausque
Enviada em: terça-feira, 20 de abril de 2010 14:56
Para: 'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)'
Assunto: [FUG-BR] Servidor cache

Amigos vamos adquirir um servidor HP ml 310 G5 gabinete torre... 

 

A intenção é usa-lo para aplicações com cachê .. squid .. 

 

Mas estou pensando em usar 64bits. . este servidor alguém já trabalhou com
ele ?? digo freebsd 64 lógico se ele aceita o 64... 

 

Alguém teria alguma indicação positiva ou negativa quanto ao desempenho
deste PC ?

 

 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Descobrir endereço IP

2010-04-20 Thread Marcus V Morais
Ô Loco meu, mas do que nunca e tanto no pessoal quanto no profissional!



2010/4/20 Thiago Gomes 

> Pessoal,
>
> Alguem conhece um com aplicativo "free" em ambiente grafico pode até
> ser para windows que faça descoberta de IP numa rede .
>
> --
> Thiago Gomes
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: RES: Servidor cache

2010-04-20 Thread Cobausque
Com qual freebsd /? Versao ??? 

-Mensagem original-
De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
de João Luiz Pedrosa Viana
Enviada em: terça-feira, 20 de abril de 2010 15:27
Para: 'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)'
Assunto: [FUG-BR] RES: Servidor cache

Tenho alguns funcionando com em 64bits, e o resultado tem sido muito
satisfatório. 

Uso com o Lusca.

João Luiz Pedrosa Viana
http://www.vespanet.com.br
http://www.jviana.eti.br
MSN: jvi...@bsdmail.com
Skype: jviana
(31)8661-4232


Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informações privilegiadas
e/ou de caráter confidencial e seu conteúdo é para
conhecimento exclusivo do destinatário. O seu uso, divulgação, reprodução
e/ou cópia são proibidos.


This message is intended only for the individual or organization to which it
is addressed and contains confidential and privileged
information. Any retransmission, dissemination or other use of this
information by anyone other than the intended recipient is prohibited.
 


-Mensagem original-
De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
de Cobausque
Enviada em: terça-feira, 20 de abril de 2010 14:56
Para: 'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)'
Assunto: [FUG-BR] Servidor cache

Amigos vamos adquirir um servidor HP ml 310 G5 gabinete torre... 

 

A intenção é usa-lo para aplicações com cachê .. squid .. 

 

Mas estou pensando em usar 64bits. . este servidor alguém já trabalhou com
ele ?? digo freebsd 64 lógico se ele aceita o 64... 

 

Alguém teria alguma indicação positiva ou negativa quanto ao desempenho
deste PC ?

 

 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: RES: Servidor cache

2010-04-20 Thread Enio Marconcini # www.Enio.Pro.Br
2010/4/20 Cobausque :
> Com qual freebsd /? Versao ???
>
> -Mensagem original-
> De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
> de João Luiz Pedrosa Viana
> Enviada em: terça-feira, 20 de abril de 2010 15:27
> Para: 'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)'
> Assunto: [FUG-BR] RES: Servidor cache
>
> Tenho alguns funcionando com em 64bits, e o resultado tem sido muito
> satisfatório.
>
> Uso com o Lusca.
>
> João Luiz Pedrosa Viana
> http://www.vespanet.com.br
> http://www.jviana.eti.br
> MSN: jvi...@bsdmail.com
> Skype: jviana
> (31)8661-4232
>
>
> Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informações privilegiadas
> e/ou de caráter confidencial e seu conteúdo é para
> conhecimento exclusivo do destinatário. O seu uso, divulgação, reprodução
> e/ou cópia são proibidos.
>
>
> This message is intended only for the individual or organization to which it
> is addressed and contains confidential and privileged
> information. Any retransmission, dissemination or other use of this
> information by anyone other than the intended recipient is prohibited.
>
>
>
> -Mensagem original-
> De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
> de Cobausque
> Enviada em: terça-feira, 20 de abril de 2010 14:56
> Para: 'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)'
> Assunto: [FUG-BR] Servidor cache
>
> Amigos vamos adquirir um servidor HP ml 310 G5 gabinete torre...
>
>
>
> A intenção é usa-lo para aplicações com cachê .. squid ..
>
>
>
> Mas estou pensando em usar 64bits. . este servidor alguém já trabalhou com
> ele ?? digo freebsd 64 lógico se ele aceita o 64...
>
>
>
> Alguém teria alguma indicação positiva ou negativa quanto ao desempenho
> deste PC ?
>
>
>
>
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>

to rodando o lusca em FreeBSD 8.0-Stable amd64 de boa, somente na hora
de compilar que precisou de um ajuste no Makefile do lusca... de resto
foi de boa!

abraços


-- 
ENIO RODRIGO MARCONCINI
gtalk: eni...@gmail.com
skype: eniorm
msn: /dev/null

.: FreeBSD -:- OpenBSD -:-Slackware Linux :.
Have trouble with Windows - reboot!
Have trouble with Unix - be root!
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Descobrir endereço IP

2010-04-20 Thread Enio Marconcini # www.Enio.Pro.Br
2010/4/20 Thiago Gomes :
> Pessoal,
>
> Alguem conhece um com aplicativo "free" em ambiente grafico pode até
> ser para windows que faça descoberta de IP numa rede .
>
> --
> Thiago Gomes
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>

no Windão vc pode testar o ipscan, você passa um range e ele procura
pra saber quais IPs estão "alive"

no querido BSD é simples, um shellzinho com "for" para varrer um range
dando ping em cada endereço

-- 
ENIO RODRIGO MARCONCINI
gtalk: eni...@gmail.com
skype: eniorm
msn: /dev/null

.: FreeBSD -:- OpenBSD -:-Slackware Linux :.
Have trouble with Windows - reboot!
Have trouble with Unix - be root!
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Descobrir endereço IP

2010-04-20 Thread mantunes
l...@lan

Em 20 de abril de 2010 16:03, Enio Marconcini # www.Enio.Pro.Br
 escreveu:
> 2010/4/20 Thiago Gomes :
>> Pessoal,
>>
>> Alguem conhece um com aplicativo "free" em ambiente grafico pode até
>> ser para windows que faça descoberta de IP numa rede .
>>
>> --
>> Thiago Gomes
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>
> no Windão vc pode testar o ipscan, você passa um range e ele procura
> pra saber quais IPs estão "alive"
>
> no querido BSD é simples, um shellzinho com "for" para varrer um range
> dando ping em cada endereço
>
> --
> ENIO RODRIGO MARCONCINI
> gtalk: eni...@gmail.com
> skype: eniorm
> msn: /dev/null
>
> .: FreeBSD -:- OpenBSD -:-Slackware Linux :.
> Have trouble with Windows - reboot!
> Have trouble with Unix - be root!
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Marcio Antunes
Powered by FreeBSD
==
* Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
* Linux: "Where do you want to go today?"
* FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Descobrir endereço IP

2010-04-20 Thread Leo Garcia
Para windows:

www.networkview.com/

para *NIX (fping 192.168.x.x/24) e boa... ele
mostra os ALIVES!

Em 20 de abril de 2010 15:03, Thiago Gomes  escreveu:

> Pessoal,
>
> Alguem conhece um com aplicativo "free" em ambiente grafico pode até
> ser para windows que faça descoberta de IP numa rede .
>
> --
> Thiago Gomes
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Descobrir endereço IP

2010-04-20 Thread Matheus Weber da Conceição
nmap poxa!!

2010/4/20 Leo Garcia :
> Para windows:
>
> www.networkview.com/
>
> para *NIX (fping 192.168.x.x/24) e boa... ele
> mostra os ALIVES!
>
> Em 20 de abril de 2010 15:03, Thiago Gomes  escreveu:
>
>> Pessoal,
>>
>> Alguem conhece um com aplicativo "free" em ambiente grafico pode até
>> ser para windows que faça descoberta de IP numa rede .
>>
>> --
>> Thiago Gomes
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 

Matheus Weber da Conceição
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] OFF-Descobrir endereço IP

2010-04-20 Thread mantunes
esse ai é bom.. porem pago

Em 20 de abril de 2010 16:05, Leo Garcia  escreveu:
> Para windows:
>
> www.networkview.com/
>
> para *NIX (fping 192.168.x.x/24) e boa... ele
> mostra os ALIVES!
>
> Em 20 de abril de 2010 15:03, Thiago Gomes  escreveu:
>
>> Pessoal,
>>
>> Alguem conhece um com aplicativo "free" em ambiente grafico pode até
>> ser para windows que faça descoberta de IP numa rede .
>>
>> --
>> Thiago Gomes
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Marcio Antunes
Powered by FreeBSD
==
* Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
* Linux: "Where do you want to go today?"
* FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Crontab

2010-04-20 Thread Eduardo
Oi Pessoal

Pelo que eu me lembro (e tenho usado isto nas minhas máquinas) há dois 
arquivos /etc/cron/cron.allow e /etc/cron/allow que devem listar os 
usuários a fazer o crontab (o mesmo vale para o at). Sugiro você 
verificar se estes arquivos existem e se o nome de seu user está listado 
neles.

Edu


On 04/20/10 11:31, Enio Marconcini # www.Enio.Pro.Br wrote:
> 2010/4/20 Modesto:
>> Errei ao digitar, mas no crontab ja esta */1, realmente, não esta
>> executando, coloquei o path para os programas completo.
>>
>> Tentei adicionar no /etc/crontab, no crontab do root, reiniciei o
>> servico e nada, e nos logs mostra que esta rodando no tempo certo, mas
>> não executa o script, coloquei pra gerar logs de execução, mas ficam em
>> branco, so quando executo o script na mão que roda, e ja dei permissão
>> de execucao no script.
>>
>> On Tue, 2010-04-20 at 10:00 -0300, Leandro F Silva wrote:
>>> Modesto,
>>>
>>> Inverta o primeira parâmetro para que o script rode todo minuto,
>>>
>>> */1 *   *   *   *   root /path/to/script/script.sh
>>>
>>> Veja se agora funciona ..
>>>
>>> 2010/4/20 "Fábio Jr."
>>>
Modesto escreveu:

 Pessoal,

 Estou tendo um problema com o crontab, todo script que eu coloco pra
 executar por ele, não funciona, mostra no log que esta executando mas
 ele não faz o que é pra fazer, e se eu der um /path/to/script/script.sh,
 funciona normal, faz a verificação que eu preciso, um exemplo, tenho um
 script que roda todo minuto

 1/* *   *   *   *   root /path/to/script/script.sh

 Mostra nos logs que ele esta executando, mas não faz a tarefa
 necessaria, nem se eu colocar pra dar um echo num arquivo de texto num
 funciona.

 -
 Histórico: [1]http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: [2]https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Tenta colocar o caminho completo dos comandos que vc tah utilizando
dentro do script.
Ex.:
Se vc usa um echo, coloca /bin/echo. Se não me engano, quando ele
executa pela cron, ele não pega o $PATH do usuário.(me corrijam se eu
estiver falado besteira por favor.) ;)
[]s
 --
 Fábio da Silva Júnior - [3]fjuniorli...@gmail.com
 - [4]http://fabioojunior.wordpress.com -

 References

1. http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
2. https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
3. mailto:fjuniorli...@gmail.com
4. http://fabioojunior.wordpress.com/
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

>>> -
>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>
>>
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>
> Modesto, um pequeno detalhe que eu não sabia, e percebi aqui é que a
> ultima linha do /etc/crontab precisa ficar em branco
>
> meu sarg não estava gerando relatórios, bastou acrescentar uma linha
> em branco e o mesmo passou a funcionar,
>
>

-- 
Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor at Chemistry Department
Universidade Federal do Parana
Dep. Quimica, P. Box 19081, 81531-990 Curitiba PR / Brazil
phone: +55(41)33613300
fax  : +55(41)33613186
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] WHATS UP GOLD

2010-04-20 Thread Marcos Kurten Michels
Pesssoal, alguém já usou este programa www.whatsupgold.com  ?
Se sim, quanto custou ? Vale a pena ou o nagios é a melhor opção para
monitoramento ?

Marcos



-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] WHATS UP GOLD

2010-04-20 Thread Diego
Não amigo, creio que a maioria de nós usamos software livre até a alma.

Em 20 de abril de 2010 17:29, Marcos Kurten Michels
 escreveu:
> Pesssoal, alguém já usou este programa www.whatsupgold.com  ?
> Se sim, quanto custou ? Vale a pena ou o nagios é a melhor opção para
> monitoramento ?
>
> Marcos
>
>
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: RES: Servidor cache

2010-04-20 Thread Marcelo Gondim
Opa joão,

Aproveitando que você usa o Lusca, eu instalei ele aqui o que vem no ports
já atualizado. Mas não sei o que acontece que de tempo em tempo o serviço
cai. No cache.log só aparece isso:

2010/04/19 15:38:41| Closing Pinger socket on FD 19
2010/04/19 15:38:41| Pinger socket opened on FD 19
2010/04/19 15:38:41| pingerOpen: ICMP socket opened
2010/04/19 15:38:58| pingerReadRequest: socket 0: read() failed; errno 61
2010/04/19 15:38:58| Pinger exiting.

O volume de tráfego onde coloquei pegava uns 50Mbps e tava economizando uns
10Mbps e sem fazer muita conf, mas em compensação o serviço caía de tempos
em tempos. Isso ocorreu contigo?

-Mensagem original-
De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
de João Luiz Pedrosa Viana
Enviada em: terça-feira, 20 de abril de 2010 15:27
Para: 'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)'
Assunto: [FUG-BR] RES: Servidor cache

Tenho alguns funcionando com em 64bits, e o resultado tem sido muito
satisfatório. 

Uso com o Lusca.

João Luiz Pedrosa Viana
http://www.vespanet.com.br
http://www.jviana.eti.br
MSN: jvi...@bsdmail.com
Skype: jviana
(31)8661-4232



-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] WHATS UP GOLD

2010-04-20 Thread mantunes
Depende.. da sua condição e o que deseja monitorar
porem não acho comprar um produto onde tem varios
livres.. nagios, zabbix, cacti..

A unica vantagem do whant up é que clicando nele.. pode ja fazer
acesso via terminal server e algumas opções..


Em 20 de abril de 2010 17:33, Diego  escreveu:
> Não amigo, creio que a maioria de nós usamos software livre até a alma.
>
> Em 20 de abril de 2010 17:29, Marcos Kurten Michels
>  escreveu:
>> Pesssoal, alguém já usou este programa www.whatsupgold.com  ?
>> Se sim, quanto custou ? Vale a pena ou o nagios é a melhor opção para
>> monitoramento ?
>>
>> Marcos
>>
>>
>>
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Marcio Antunes
Powered by FreeBSD
==
* Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
* Linux: "Where do you want to go today?"
* FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] WHATS UP GOLD

2010-04-20 Thread Patrick Tracanelli
>  escreveu:
>> Pesssoal, alguém já usou este programa www.whatsupgold.com  ?
>> Se sim, quanto custou ? Vale a pena ou o nagios é a melhor opção para
>> monitoramento ?

Ta indo no caminho oposto amigão. O ideal é voce TIRAR whats up gold
onde tiver, nao por.

Minhas sugestoes em ordem de preferencia:

1) Cacti
2) Orion (hehehe ok nome antigo pro centreon, ainda to old school)
3) Nagios standalone
4) Zabbix

Todas elas melhores q WUG. Nao estou desconsiderando o WUG por ser
comercial. Afinal a grana é sua ;-) E que é uma ma opção mesmo. Os
indicados fazem mais e melhor.

-- 
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800
316...@sip.freebsdbrasil.com.br
http://www.freebsdbrasil.com.br
"Long live Hanin Elias, Kim Deal!"

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] WHATS UP GOLD

2010-04-20 Thread Modesto
Prefiro deixar um ping correndo hehe, zuando, so Open Source mesmo.

On Tue, 2010-04-20 at 17:33 -0300, Diego wrote:
> Não amigo, creio que a maioria de nós usamos software livre até a alma.
> 
> Em 20 de abril de 2010 17:29, Marcos Kurten Michels
>  escreveu:
> > Pesssoal, alguém já usou este programa www.whatsupgold.com  ?
> > Se sim, quanto custou ? Vale a pena ou o nagios é a melhor opção para
> > monitoramento ?
> >
> > Marcos
> >
> >
> >
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] WHATS UP GOLD

2010-04-20 Thread Wanderson Tinti
Em 20 de abril de 2010 17:29, Marcos Kurten Michels
escreveu:

> Pesssoal, alguém já usou este programa www.whatsupgold.com  ?
> Se sim, quanto custou ? Vale a pena ou o nagios é a melhor opção para
> monitoramento ?
>
> Marcos
>
>
>
Ainda tem o OpenNMS. Temos dois WhatsUP monitorando pontos de clientes na
rede, é massa pra por no telão. Boa ferramenta, mas essas já citadas pelo
pessoal são ainda melhores, sem dúvida.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] [Fwd: HEADS UP: SUJ Going in to head today]

2010-04-20 Thread Patrick Tracanelli
Uma boa noticia, SU+J saindo do branch separado pra entrar pro -CURRENT.

Vamos ver se rola um MFC no caminho.

-- 
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800
316...@sip.freebsdbrasil.com.br
http://www.freebsdbrasil.com.br
"Long live Hanin Elias, Kim Deal!"

--- Begin Message ---

Hi Folks,

You may have seen my other Soft-updates journaling (SUJ) announcements. 
If not, it is a journaling system that works cooperatively with 
soft-updates to eliminate the full background filesystem check after an 
unclean shutdown.  SUJ may be enabled with tunefs -j enable and disabled 
with tunefs -j disable on an unmounted filesystem.  It is backwards 
compatible with soft-updates with no journal.


I'm going to do another round of tests and buildworld this afternoon to 
verify the diff and then I'm committing to head.  This is a very large 
feature and fundamentally changes softupdates.  Although it has been 
extensively tested by many there may be unforseen problems.  If you run 
into an issue that you think may be suj please email me directly as well 
as posting on current as I sometimes miss list email and this will ensure 
the quickest response.


Thanks,
Jeff
___
freebsd-curr...@freebsd.org mailing list
http://lists.freebsd.org/mailman/listinfo/freebsd-current
To unsubscribe, send any mail to "freebsd-current-unsubscr...@freebsd.org"
--- End Message ---
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd