Re: [oracle_br] Obrigatoriedade de criação de partição para Oracle ASM

2012-06-27 Por tôpico JLSilva
Pessoal,
Para informação: Encontrei o doc 1351746.1 que sugere que não é obrigatório.
"In 11gR2, it is not necessary to partition each of the devices.."

On Jun 25, 2012, at 6:03 PM, JLSilva wrote:

> O disco já está em uso no ASM, sem criar partição.
> 
> Sent from my iPhone
> 
> On 25/06/2012, at 17:45, "Milton Bastos Henriquis Jr." 
>  wrote:
> 
>> O disco já está em uso... mas quem está usando?
>> O próprio ASM?
>> 
>> Ou outra "coisa" que não tenha nada a ver com o Oracle?
>> 
>> 
>> 
>> 
>> 2012/6/25 JLSilva 
>> 
>>> **
>>> 
>>> 
>>> Correto.
>>> O disco já está em uso dessa forma.
>>> Por isso queria saber se tem algum problema.
>>> 
>>> On 25/06/2012, at 17:26, "Milton Bastos Henriquis Jr." <
>>> miltonbas...@gmail.com> wrote:
>>> 
 N�o sei se entendi exatamente a tua pergunta...
 
 Vc gostaria de disponibilizar um disco para o Oracle ASM sem
>>> particion�-lo,
>>> 
 ou seja, o disco todo
 como uma unidade s�, sem particionar? � isso?
 
 
 
 
 2012/6/25 JLSilva 
 
> **
>>> 
> 
> 
> Pessoal, boa tarde.
> 
> Oracle 11g R2 11.2.0.3.0
> Red Hat Enterprise Linux 6.2
> 
> Sabem dizer se � obrigat�rio criar parti��o nos dispositivos de disco
>>> para
>>> 
> usar com o Oracle ASM?
> Se � obrigat�rio, teriam o doc onde descreve isto?
> 
> Obrigado.
> 
> 
 
 
 
 --
 Att,
 
 
 [As partes desta mensagem que n�o continham texto foram removidas]
 
 
 
 
 
 --
> Aten��o! As mensagens do grupo ORACLE_BR s�o de acesso p�blico e de
>>> inteira responsabilidade de seus remetentes.
 Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/
 --
> Apostilas � Dicas e Exemplos � Fun��o � Mundo Oracle � Package �
>>> Procedure � Scripts � Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPA�O!
>>> VISITE: http://www.oraclebr.com.br/
 -- Links do
>>> Yahoo! Grupos
 
 
>>> 
>>> 
>>> 
>> 
>> 
>> 
>> -- 
>> Att,
>> 
>> 
>> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>> 
>> 
>> 
>> 
>> 
>> --
>>> Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>>> responsabilidade de seus remetentes.
>> Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
>> --
>>> Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure 
>>> » Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>>> http://www.oraclebr.com.br/  
>> 
>>  Links do Yahoo! Grupos
>> 
>> 



RE: [oracle_br] Re: duvida listener

2012-06-27 Por tôpico Francisco Petersen Jr

melhores praticas ... certamente mr. Chiappa ... att,
 To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
From: jlchia...@yahoo.com.br
Date: Thu, 28 Jun 2012 01:08:44 +
Subject: [oracle_br] Re: duvida listener
















 



  



  
  
   Eu nunca usei, mas 
http://support.esri.com/es/knowledgebase/techarticles/detail/35473 nos diz que 
esse cara é uma lib de geoprocessamento , então SE vc tem a Licença necessária 
** E ** vc confirmou no Suporte Oracle as questões de exigências, versões 
recomendadas e procedimento de utilização e nada contrário consta (nem 
tecnicamente nem em prob de licenças e quetais), Sim, penso que é uma req 
normal E vc a poderia usar sim...



[]s



Chiappa



--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Paulo Couto  escreveu

>

> Amigos, uma consultoria pediu para incluir estas entradas no LISTENTER atual 
> e reinicia-lo.

>  

> Gostaria da opinião sobre algum impacto ou se é normal o procedimento, tem a 
> ver com instalação de sistema de geoprocessamento.

>  

> Att,

>  

> SID_LIST_LISTERNER =

> (SID_DESC =

>   (SID_NAME = PLSExtProc)

>   (ORACLE_HOME = e:\oracle\db10gr2)

>   (PROGRAM = extproc)

>   (ENVS = "EXTPROC_DLLS= e:\oracle\db10gr2\BIN\st_shapelib.dll")

> )

> 

> 

> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]

>






 









  

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




[oracle_br] Re: Dúvida: SQL Loader - Referência de colunas com posicionamento relativo

2012-06-27 Por tôpico J. Laurindo Chiappa
 Eu não tive ainda essa necessidade, mas sei que :

 a)  é possível se ter múltiplos INTO TABLE

 b) position, claro,  funciona para registros de tamanho FIXO ** e ** cujas 
colunas Também tem tamanho FIXOe posição no registro fixa  : por definição, se 
vc tem um delimitador de coluna (o TAB no seu caso), lógico que as colunas 
podem (e mesmo vão) variar

==> Sendo assim, penso que a sua solução não deve funcionar : 
http://basicsoforacleappstechnical.blogspot.com.br/2012/04/sql-loaderloading-data-into-multiple.html
 tem um caso-exemplo de multiple INTOs com colunas delimitadas , no caso com 
vírgula mas poenso que o princípio deve ser o mesmo para delimitado com TAB ...

 EVIDENTE : sempre que me cai nas mãos um problema mais complexo de carga, eu 
dou uma pensada *** CUIDADOSA *** na opção de declarar o arquivo-texto como uma 
external table e mandar um INSERT INTO destino (select from externaltable), 
pois aí eu tenho ** TODO O PODER ** do SQL à minha disposição, podendo fazer 
qque tipo de transformação via funções SQL ou mesmo cláusulas SQL, etc - 
Inclusive, no SQL eu Já Teria o INSERT ALL para inserir em múltiplaS tabelas 
num só INSERT 

 []s

Chiappa


--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "douglashts"  escreveu
>
> Tenho um arquivo separado por TABS e usarei as informações contidas nele para 
> alimentar duas tabelas diferentes com o seguinte arquivo de controle:
> 
> 
> Load Data
> INFILE 'Caminho do arquivo de entrada'
> BADFILE 'Caminho do arquivo BAD'
> APPEND
> INTO TABLE TABELA_1
> FIELDS TERMINATED BY X'09' TRAILING NULLCOLS
> (ID_TB,
> CAMPO_1,
> CAMPO_2,
> CAMPO_3)
> INTO TABLE TABELA_2
> FIELDS TERMINATED BY X'09' TRAILING NULLCOLS
> (ID_TB, --Que deve possuir o mesmo valor do ID_TB da TABELA_1, mas apesar de 
> ter o mesmo nome são campos diferentes em tabelas diferentes
> CAMPO_1
> CAMPO_2
> CAMPO_3
> )
> 
> As linhas do arquivo estão no seguinte formato, com os dados separados por 
> TABs (não sei se os valores aparecerão em linhas diferentes pela formatação 
> da mensagem, mas os valores estão todos na mesma linha):
> 1 valor_tb1_1 valor_tb1_2 valor_tb1_3 valor_tb2_1 
> valor_tb2_2   valor_tb2_3
> A dúvida é a seguinte:
> Como eu posso armazenar no ID_TB da TABELA_2 o mesmo valor do ID_TB da 
> TABELA_1?
> 
> Tentei as duas seguintes alternativas:
>  - Posicionei o cursor no início do arquivo com o POSITION (1), li a 
> informação e depois tentei "pular" novamente para o registro "5" e continuar 
> o carregamento a partir dali.
> Resultado: Não funcionou pois não encontrei uma forma de referenciar o 
> caminho relativo do registro "5", só consigo especificar que inicie a leitura 
> a partir de um número determinado de bytes (POSITION (*+3), por exemplo, não 
> me leva do segundo registro + 3 (chegando ao 5), e sim me leva até o 3 
> caractere do segundo registro). E como o formato do arquivo não é fixo eu não 
> posso usar o comando POSITION (número_da_coluna:tamanho)
> 
>  - Tentei referenciar diretamente o valor do campo ID_TB da seguinte forma 
> (ID_TB ":ID_TB", CAMPO_1, CAMPO_2, CAMPO_3)
> Resultado: Também não funciona pois acho que o SQL Loader não sabe qual dos 
> dois "ID_TB"s eu estou referenciando.
> 
> 
> Alguém tem uma ideia do que posso fazer?
> 
> Atenciosamente,
> Douglas Henrique
>




Re: [oracle_br] duvida role dba

2012-06-27 Por tôpico Milton Bastos Henriquis Jr.
Paulo, fica difícil eu adivinhar o que vc fez por aí... rs...

Mas aqui está o teste que acabei de fazer pra provar que isso é possível
sim:


C:\Users\milton.bastos>sqlplus system/oracle@orcl

SQL*Plus: Release 11.2.0.1.0 Production on Qua Jun 27 17:58:57 2012

Copyright (c) 1982, 2010, Oracle.  All rights reserved.


Connected to:
Oracle Database 11g Enterprise Edition Release 11.2.0.3.0 - 64bit Production
With the Partitioning, Automatic Storage Management, OLAP, Data Mining
and Real Application Testing options

SQL> create user testedba identified by testedba;

User created.

SQL> grant connect, dba to testedba;

Grant succeeded.

SQL> conn testedba/testedba@orcl
Connected.

SQL> select * from teste.teste_vendas where rownum<4;

TV_DATA  TV_PRODUTO   TV_VALOR
 -- --
23/05/12  1 10
22/05/12  19,5
22/05/12  2  5

SQL> delete teste.teste_vendas where tv_produto = 1;

2 rows deleted.

SQL> drop table teste.teste1;

Table dropped.

SQL>


Taí... criei um usuário "testedba", atribuí role de DBA pra ele.
Depois me conectei como testedba, e fiz um select na tabela TESTE_VENDAS de
outro usuário (teste).
Além de select, fiz também um DELETE e um DROP TABLE (em outra tabela que
também é do schema teste).








2012/6/27 Paulo Couto 

> **
>
>
> Milton, estranho é que eu criei um login para teste com a role DBA e não
> consegui executar um select em outro schema quando logado com este teste ?
> tem alguma razão especial ?
>
> Abs,
>
>
> 
> De: Milton Bastos Henriquis Jr. 
> Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
> Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 9:23
> Assunto: Re: [oracle_br] duvida role dba
>
>
> Como diz a documentação oficial:  "All system privileges WITH ADMIN OPTION
> "
>
> Ou seja, um user com essa role tem nada menos que TODOS os privilégios de
> system.
>
> Quais os riscos? TODOS possíveis.
> Se vc dá esse privilégio pra um usuário qualquer, como o próprio nome da
> role já diz, ele terá poderes de DBA.
> Poderá fazer praticamente qualquer coisa com a base.
>
> Exemplos: DROP (apagar) em qualquer tabelas da base, deletar outros
> usuários com seus respectivos schemas...
> Acredito que só esse exemplo já demonstra o nível do risco.
>
> Att,
>
> Milton Bastos
> http://certificacaobd.com.br/
>
> 2012/6/26 Paulo Couto 
>
> > **
>
> >
> >
> > Amigos, desculpem a pergunta meio de iniciante, mas até o momento não
> > consegui captar o risco e quais permissões um login com a role DBA pode
> ter
> > ? Já pesquisei bastante na net mas nunca acho nada que me diga realmente
> o
> > que está role é e quais os riscos.
> >
> > Gostaria de vossos comentarios ou material sobre estas permissões no
> > oracle ( o meu é versão 10 ).
> >
> > Att,
> >
> > [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
> >
> >
> >
>
> --
> Att,
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
> 
>
>
> --
> >Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de
> inteira responsabilidade de seus remetentes.
> Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/
> --
> >Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package »
> Procedure » Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO!
> VISITE: http://www.oraclebr.com.br/
> -- Links do Yahoo!
> Grupos
>
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
>  
>



-- 
Att,


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




Re: [oracle_br] Dúvida: SQL Loader - Referência de colunas com posicionamento relativo

2012-06-27 Por tôpico Milton Bastos Henriquis Jr.
Uma solução bem simples seria vc carregar tudo primeiro para uma tabela de
stage.

Carregue todos os dados juntos numa tabela só, depois disso use SQL para
fazer os inserts para as tabelas definitivas.





2012/6/27 douglashts 

> **
>
>
> Tenho um arquivo separado por TABS e usarei as informações contidas nele
> para alimentar duas tabelas diferentes com o seguinte arquivo de controle:
>
> Load Data
> INFILE 'Caminho do arquivo de entrada'
> BADFILE 'Caminho do arquivo BAD'
> APPEND
> INTO TABLE TABELA_1
> FIELDS TERMINATED BY X'09' TRAILING NULLCOLS
> (ID_TB,
> CAMPO_1,
> CAMPO_2,
> CAMPO_3)
> INTO TABLE TABELA_2
> FIELDS TERMINATED BY X'09' TRAILING NULLCOLS
> (ID_TB, --Que deve possuir o mesmo valor do ID_TB da TABELA_1, mas apesar
> de ter o mesmo nome são campos diferentes em tabelas diferentes
> CAMPO_1
> CAMPO_2
> CAMPO_3
> )
>
> As linhas do arquivo estão no seguinte formato, com os dados separados por
> TABs (não sei se os valores aparecerão em linhas diferentes pela formatação
> da mensagem, mas os valores estão todos na mesma linha):
> 1 valor_tb1_1 valor_tb1_2 valor_tb1_3 valor_tb2_1
> valor_tb2_2 valor_tb2_3
> A dúvida é a seguinte:
> Como eu posso armazenar no ID_TB da TABELA_2 o mesmo valor do ID_TB da
> TABELA_1?
>
> Tentei as duas seguintes alternativas:
> - Posicionei o cursor no início do arquivo com o POSITION (1), li a
> informação e depois tentei "pular" novamente para o registro "5" e
> continuar o carregamento a partir dali.
> Resultado: Não funcionou pois não encontrei uma forma de referenciar o
> caminho relativo do registro "5", só consigo especificar que inicie a
> leitura a partir de um número determinado de bytes (POSITION (*+3), por
> exemplo, não me leva do segundo registro + 3 (chegando ao 5), e sim me leva
> até o 3 caractere do segundo registro). E como o formato do arquivo não é
> fixo eu não posso usar o comando POSITION (número_da_coluna:tamanho)
>
> - Tentei referenciar diretamente o valor do campo ID_TB da seguinte forma
> (ID_TB ":ID_TB", CAMPO_1, CAMPO_2, CAMPO_3)
> Resultado: Também não funciona pois acho que o SQL Loader não sabe qual
> dos dois "ID_TB"s eu estou referenciando.
>
> Alguém tem uma ideia do que posso fazer?
>
> Atenciosamente,
> Douglas Henrique
>
>  
>



-- 
Att,


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




Re: [oracle_br] Oracle conexão via BDE

2012-06-27 Por tôpico Alessandro Maitan Balielo
BOA TARDE

NA ABA DE CONFIGURATION DO BDE
  -- DRIVES
 -- NATIVE
   -- ORACLE
  NO CAMPO DLL32 COSTUMO COLOCAR ASSIM  ==> SQLORA8.DLL
  NO CAMPO NET PROTOCOL   ==> TCP/IP

Em 27 de junho de 2012 16:44, Reginaldo Figueredo escreveu:

> **
>
>
> PessoALL,
>
> Boa Tarde,
>
> Aqui na empresa utilizamos um sistema de terceiro que se conecta ao Oracle
> via BDE
> A conexão com o Oracle pelo Toad ou pelo SQL Developer funciona
> corretamente, porém ao criar um perfil no BDE recebo a mensagem ORA-03114:
> não conectado ao Oracle.
>
> Versões:
>
> Oracle Server 10g 64bits no Windows 7 64 bits
>
> Oracle Client 11g
> BDE Administrator 32 Bits
>
> Alguém já passou por este problema ?
>
> Obrigado pelo apoio,
>
> att,
>
> Reginaldo Figueredo
> (21) 8655-2210
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
>  
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




Re: [oracle_br] Oracle conexão via BDE

2012-06-27 Por tôpico Milton Bastos Henriquis Jr.
Mensagem de erro muito genérica!

Precisa nos passar mais detalhes.
Vc consegue se conectar via SQL Plus no mesmo client?
O tnsnames já está devidamente configurado e funcionando?

Tem que ver primeiro se funciona essa conexão nativa, pra só depois ter
certeza se o problema
é ou não no teu BDE.





2012/6/27 Reginaldo Figueredo 

> **
>
>
> PessoALL,
>
> Boa Tarde,
>
> Aqui na empresa utilizamos um sistema de terceiro que se conecta ao Oracle
> via BDE
> A conexão com o Oracle pelo Toad ou pelo SQL Developer funciona
> corretamente, porém ao criar um perfil no BDE recebo a mensagem ORA-03114:
> não conectado ao Oracle.
>
> Versões:
>
> Oracle Server 10g 64bits no Windows 7 64 bits
>
> Oracle Client 11g
> BDE Administrator 32 Bits
>
> Alguém já passou por este problema ?
>
> Obrigado pelo apoio,
>
> att,
>
> Reginaldo Figueredo
> (21) 8655-2210
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
>  
>



-- 
Att,


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




[oracle_br] RE: RE: Cálculo tempo total - intervalos

2012-06-27 Por tôpico Grimaldo Lopes

Milotn, a tabela tem os campos : Serviço, data inicio indisponibilidade,  data 
fim indisponibilidade.

Ex:
   ServicoData Inicio  Data Fim   
E-mail10/05/2012 10:30:20  10/05/2012  11:40:20 
Portal 10/05/2012 10:40:30  10/05/2012  13:40:50
Rede  10/05/2012 13:00:00  10/05/2012  16:20:10


Agradeço milton a você e aos colegas pela possível ajuda.


Grimaldo Lopes de Oliveira
Consultor Business intelligence - PRODEB
Prof. Universitário 
Estatístico pela UFBA
Mestrando - Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec)
Especialista - Análise de Sistemas pela Visconde de Cairu
Blog: www.bicomvatapa.blogspot.com
Site: www.aprendavirtual.ninehub.com
Facebook:www.facebook.com/groups/bicomvatapa/
Perfil:br.linkedin.com/in/grimaldo


Date: Wed, 27 Jun 2012 17:14:43 +
From: oracle_br@yahoogrupos.com.br
To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Subject: [oracle_br] Resumo 6542































  











Bem Vindo a Comunidade Oracle no Brasil


 
  

  Bem Vindo a Comunidade Oracle no Brasil
   
   
Mensagens neste resumo  (2 
  Mensagens)
  

  
   
  1.1.  

   Re: duvida role dba
  De: 
  Wadson Ramon  
  
   
  2.1.  

   Re: [oracle_br] Cálculo tempo total - intervalos
  De: 
  Milton Bastos Henriquis Jr.  
  
   

  Ver todos os tópicos | Criar novo tópico
 
  
   Mensagens   

  
   
1.1. 
   

   
Re: duvida role dba  

Enviado por:  "Wadson Ramon"  
  wra...@gmail.com  
   

  ramon_br_brandao 

  

  Qua, 27 de Jun de 2012 1:45 pm


  


  Lembrando que o nível mais alto da role dba e com with admin option .

Em 27/06/2012 09:59, "Milton Bastos Henriquis Jr." 

escreveu:



> Paulo

>

> Regra geral de SEGURANÇA: Não dê permissão NENHUMA.

> Sempre comece a partir do ZERO.

>

> Infelizmente não é o teu caso, pois o sistema já existe, os usuários já

> existem com atribuições

> que não deveriam ter. O correto é começar realmente do ZERO e ir dando os

> grants somente

> do que é realmente necessário.

>

> Como teu caso é mais complicado, pois já está em produção, vc vai ter que

> tomar essa decisão:

> vai realmente adotar uma política melhor de segurança?

> Se a resposta for SIM, vcs terão que fazer esse trabalho conjunto, ou seja,

> agendar um horário

> para começar essas alterações, deixar avisado que erros provavelmente

> ocorrerão, e aí vc terá

> que ir acertando os grants até que o sistema funcione normalmente.

>

> Óbvio que vc não precisa começar literalmente do Zero: analise cada um dos

> usuários que vc tem

> na base, verifique os grants "óbvios" que o sistema com certeza necessita,

> e daí sim crie um ponto

> de partida.

>

>

> Lembrando que vc não precisa colocar a produção em risco: use um ambiente

> de testes!

>

>

>

>

>

> 2012/6/27 Paulo Couto 

>

> > **

> >

> >

> > Ederson, estou com um problema, tenho um base oracle que comecei a

> > gerenciar e percebi vários users com está role, sei que é perigoso, mas

> > precisava entender melhor antes de remover.

> >

> > Meu receio é remover a role e alguém chiar de problema no sistema.

> >

> > Será que se o login já tiver os grants de select, insert, update  OU for

> o

> > owner dos objetos teria algum problema em retirar a role DBA ??

> >

> > Att,

> >

> >

> > 

> > De: ederson2001br 

> > Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br

> > Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 9:37

> > Assunto: [oracle_br] Re: duvida role dba

> >

> >

> >

> >

> >

> > Alô Paulo,

> >

> > A role DBA tem diversos direitos no banco, veja os principais (não

> consigo

> > guardar tudo de cabeça):

> >

> > -Gerenciar espaço: pode criar tablespaces, bem como removê-las

> > -Pode colocar tablespaces em modo apenas-leitura

> > -Pode mudar a senha de usuários

> > -Pode bloquear usuários

> > -Pode criar novos usuários

> > -Pode dropar (remover) um usuário com todos os seus dados

> > -Pode alterar dados nas tabelas dos usuários

> > -Pode manipular objetos dos usuários (criar, remover, alterar)

> > -Pode visualizar objetos do dicionário de dados, como as views DBA_%

> > -Pode fazer backup

> > -Pode restaurar backup

> > -Pode conceder privilégios de sistema a outros usuários

> > -Pode remover privilégios de usuários

> > -Pode criar novos conjuntos de privilégios (create role + grant)

> > -Pode remover conjuntos de privilégios (drop role)

> > -Pode gerenciar estatísticas

> > -Pode gerenciar jobs (tarefas agendadas)

> > -etc

> >

> > Enfim, pode muito mesmo. Já pensou um usuário "curioso" com este poder na

> > mão? É metralhadora carregada na mão 

RES: [oracle_br] Cálculo tempo total - intervalos

2012-06-27 Por tôpico Márcio - Grupos Oracle
Grimaldo, boa tarde!

Estou fazendo um dashboard para a área comercial da empresa, e tinha uma
coluna que precisaria somar alguns campos, por exemplo, quantidade vendida
por dia.

Eu fiz da seguinte maneira:

Sum(qtde) OVER(PARTITION BY DT_EMISSAO ORDER BY DT_EMISSAO)

É apenas um exemplo de como eu fiz, adapta conforme a tua necessidade.
Acredito que a "chave" que você deva utilizar seja a data de ocorrência da
indisponibilidade dos recursos.

Márcio.

-Mensagem original-
De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:oracle_br@yahoogrupos.com.br] Em
nome de Milton Bastos Henriquis Jr.
Enviada em: Wednesday, 27 de June de 2012 13:55
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [oracle_br] Cálculo tempo total - intervalos

Boa tarde Grimaldo

Me perdoe pela crítica, mas... vc está pedindo pra te ajudar com uma query,
mas não nos falou a estrutura da tua tabela.

Vc explicou até bem o teu caso, tentou demonstrar graficamente (infelizmente
nosso e-mail é apenas caracteres e por isso não mantém formatações), e
legal, consegui entender o que vc deseja, mas como é que vou montar uma
query sem saber como é que estão registradas essas informações?

Copie e cole um "select" cru dessa sua tabela, explicando os campos e
valores, daí sim fica possível que alguém te ajude!


Abraço



2012/6/27 Grimaldo Lopes 

> **
>
>
>
> Caros, mais uma vez solicito a ajuda do grupo no probelma abaixo:
>
> 1) Tenho uma tabela que registra o tempo de indisponibilidade de 
> aplicações que trabalho.
>
> 2) Tenho a necessiade de registrar por quanto tempo a 
> indisponibilidade esteve ocorrendo, ex:
>
> ___1 2 3 4 5 6 7 8__ Janela madrugada 
> e manhã
>
> e-mail 
>
> portal x
>
> rede x
>
> erp x
>
> Ou seja Email ficou indfisponivel de 1 hora da manhã até 3 horas da 
> manhã, portal de 2 até 5 horas, rede de 3 a 4 horas e erp de 7 a 8 da 
> manhã
>
> Então necessito de uma query, procedure ou função que retorne que o 
> tempo total foi de 5 horas, ou seja, iniciou às 01 da manha com e-mail 
> e se propagou até 05 com portal, mas retornou as 7 e foi até 8 horas com
erp.
>
> Portanto colegas, intervalos que estão já apropriados em outros 
> intervalos devem ser desconsiderados, o intervalo da rede foi 
> desconsiderado, pois o tempo da indisponibilidade deste intervalo já 
> estava inserida no intervalo de portal.
>
> É isso colegas, aguardo sugestões, muito obrigado.
>
> Grimaldo Lopes de Oliveira
> Consultor Business intelligence - PRODEB Prof. Universitário 
> Estatístico pela UFBA Mestrando - Gestão e Tecnologias Aplicadas à 
> Educação (Gestec) Especialista - Análise de Sistemas pela Visconde de 
> Cairu
> Blog: www.bicomvatapa.blogspot.com
> Site: www.aprendavirtual.ninehub.com
> Facebook:www.facebook.com/groups/bicomvatapa/
> Perfil:br.linkedin.com/in/grimaldo
>
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
>  
>



--
Att,


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]






--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira
responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 

--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure
» Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE:
http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos




Re: [oracle_br] Re: erro rman urgent

2012-06-27 Por tôpico Alex Castro
banco estando nomout ou mount  da o erro qto tento conectar no targer

target database Password:
RMAN-00571: ===
RMAN-00569: === ERROR MESSAGE STACK FOLLOWS ===
RMAN-00571: ===
RMAN-00554: initialization of internal recovery manager package failed
RMAN-04005: error from target database:
ORA-12519: TNS:no appropriate service handler found

..
www.servercom.com.br




Em 27 de junho de 2012 15:38, Alex Castro escreveu:

> Outra duvida . agora estou tentando recupar o control file .
>
> deixo o banco em mount ou nomout ?
> ..
> www.servercom.com.br 
> 
>
>
>
> Em 27 de junho de 2012 15:28, Alex Castro 
> escreveu:
>
> Obrigado Fiz diferente
>>
>> Coloquei o banco em mount .
>>
>> Mas seria mais inteligente coloca-lo off line rsss
>>
>>
>> ..
>> www.servercom.com.br 
>> 
>>
>>
>>
>> 2012/6/27 ederson2001br 
>>
>>> **
>>>
>>>
>>> Alex,
>>>
>>> Precisa colocar o datafile OFFLINE antes de um restore
>>>
>>> Ederson Elias
>>> DBA Oracle
>>> http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0
>>>
>>> --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Alex Castro 
>>> escreveu
>>>
>>> >
>>> > Banco : Oracle 9i
>>> > rman 9i
>>> >
>>> > Para facilitar o ententimento . fiz o roteiro .
>>> > No final mostra o erro no qual nao consegui solucionar . Alguem pode
>>> me ajudar ?
>>>
>>> > Starting restore at 27-JUN-12
>>> >
>>> >
>>> >
>>> > allocated channel: ORA_DISK_1
>>> >
>>> > channel ORA_DISK_1: sid=21 devtype=DISK
>>> >
>>> > channel ORA_DISK_1: starting datafile backupset restore
>>> >
>>> > channel ORA_DISK_1: specifying datafile(s) to restore from backup set
>>> >
>>> > restoring datafile 5 to /u04/oradata/rsd0/drsys01.dbf
>>> >
>>> > RMAN-00571: ===
>>> >
>>> > RMAN-00569: === ERROR MESSAGE STACK FOLLOWS ===
>>> >
>>> > RMAN-00571: ===
>>> >
>>> > RMAN-03002: failure of restore command at 06/27/2012 14:25:02
>>> >
>>> > ORA-19573: cannot obtain exclusive enqueue for datafile 5
>>> >
>>> >
>>> >
>>> > RMAN>
>>> > ..
>>> > www.servercom.com.br
>>> >
>>>
>>>  
>>>
>>
>>
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




Re: [oracle_br] Pós em Banco de Dados Oracle.

2012-06-27 Por tôpico Leonardo Rezende
Eu começei esse ano. A Pós-graduação é ótima! Muito boa mesmo. Sem contar
que você já sai com os cursos oficiais da carreira DBA Oracle e com
desconto na prova de certificação.

Em 27 de junho de 2012 15:30, Adan Medeiros  escreveu:

> **
>
>
> Prezados, boa tarde! tds bem?
>
> Gostaria de saber se alguem do grupo teria referencias sobre a Pós em Banco
> de Dados Oracle da Faculdade IESB Brasilia DF?
>
> --
> Abraços,
> Adan Soares de Medeiros.
> Contatos - Tel: 61 9263-0811
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
>  
>



-- 
Atenciosamente,*

Leonardo Vale Mariano de Rezende*
*+55 (61) 9666-3711*
leomreze...@gmail.com


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




Re: [oracle_br] Re: erro rman urgent

2012-06-27 Por tôpico Alex Castro
Outra duvida . agora estou tentando recupar o control file .

deixo o banco em mount ou nomout ?
..
www.servercom.com.br




Em 27 de junho de 2012 15:28, Alex Castro escreveu:

> Obrigado Fiz diferente
>
> Coloquei o banco em mount .
>
> Mas seria mais inteligente coloca-lo off line rsss
>
>
> ..
> www.servercom.com.br 
> 
>
>
>
> 2012/6/27 ederson2001br 
>
>> **
>>
>>
>> Alex,
>>
>> Precisa colocar o datafile OFFLINE antes de um restore
>>
>> Ederson Elias
>> DBA Oracle
>> http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0
>>
>> --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Alex Castro 
>> escreveu
>>
>> >
>> > Banco : Oracle 9i
>> > rman 9i
>> >
>> > Para facilitar o ententimento . fiz o roteiro .
>> > No final mostra o erro no qual nao consegui solucionar . Alguem pode me
>> ajudar ?
>>
>> > Starting restore at 27-JUN-12
>> >
>> >
>> >
>> > allocated channel: ORA_DISK_1
>> >
>> > channel ORA_DISK_1: sid=21 devtype=DISK
>> >
>> > channel ORA_DISK_1: starting datafile backupset restore
>> >
>> > channel ORA_DISK_1: specifying datafile(s) to restore from backup set
>> >
>> > restoring datafile 5 to /u04/oradata/rsd0/drsys01.dbf
>> >
>> > RMAN-00571: ===
>> >
>> > RMAN-00569: === ERROR MESSAGE STACK FOLLOWS ===
>> >
>> > RMAN-00571: ===
>> >
>> > RMAN-03002: failure of restore command at 06/27/2012 14:25:02
>> >
>> > ORA-19573: cannot obtain exclusive enqueue for datafile 5
>> >
>> >
>> >
>> > RMAN>
>> > ..
>> > www.servercom.com.br
>> >
>>
>>  
>>
>
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




Re: [oracle_br] Re: erro rman urgent

2012-06-27 Por tôpico Alex Castro
Obrigado Fiz diferente

Coloquei o banco em mount .

Mas seria mais inteligente coloca-lo off line rsss


..
www.servercom.com.br




2012/6/27 ederson2001br 

> **
>
>
> Alex,
>
> Precisa colocar o datafile OFFLINE antes de um restore
>
> Ederson Elias
> DBA Oracle
> http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0
>
> --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Alex Castro 
> escreveu
>
> >
> > Banco : Oracle 9i
> > rman 9i
> >
> > Para facilitar o ententimento . fiz o roteiro .
> > No final mostra o erro no qual nao consegui solucionar . Alguem pode me
> ajudar ?
>
> > Starting restore at 27-JUN-12
> >
> >
> >
> > allocated channel: ORA_DISK_1
> >
> > channel ORA_DISK_1: sid=21 devtype=DISK
> >
> > channel ORA_DISK_1: starting datafile backupset restore
> >
> > channel ORA_DISK_1: specifying datafile(s) to restore from backup set
> >
> > restoring datafile 5 to /u04/oradata/rsd0/drsys01.dbf
> >
> > RMAN-00571: ===
> >
> > RMAN-00569: === ERROR MESSAGE STACK FOLLOWS ===
> >
> > RMAN-00571: ===
> >
> > RMAN-03002: failure of restore command at 06/27/2012 14:25:02
> >
> > ORA-19573: cannot obtain exclusive enqueue for datafile 5
> >
> >
> >
> > RMAN>
> > ..
> > www.servercom.com.br
> >
>
>  
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




RE: [oracle_br] Centro de treinamento

2012-06-27 Por tôpico Luciano Guelfi

IBTA - 
http://www.veris.com.br/ 

To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
From: igor.al...@gmail.com
Date: Mon, 7 May 2012 16:41:11 -0300
Subject: [oracle_br] Centro de treinamento
















 



  



  
  
  Alguem recomenda algum centro de treinamento em São Paulo para Oracle.



Igor Alves

Analista de Sistemas Junior na UNIFACS

Cientista da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa - FRB

Especialista em Banco de Dados com Ênfase em Alta Disponibilidade - UNIFACS

Tel: (71)8812-8670(OI) / (71) 9234-4791(TIM)

Currículo: http://www.softwarecurriculo.com.br/igoralves

Linkedin:http://br.linkedin.com/in/igoralves



[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]






 









  

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




[oracle_br] erro rman urgent

2012-06-27 Por tôpico Alex Castro
Banco : Oracle 9i
rman 9i

Para facilitar o ententimento . fiz o roteiro .
No final mostra o erro no qual nao consegui solucionar . Alguem pode me ajudar ?

1 Passo :   Criar script

2 Passo : delete obsolete;  --  Deletar arquivos cuja a retenção tenha
expirado . Nosso caso 1 dia .

3 Passo : resync catalog; -- Deve executar sempre que tiver mudança de
estrutura de banco  , Mas fiz por segurança

4 Passo : RUN{EXECUTE SCRIPT buceta;}   -- Execução

5 Passo : list backup; Validar o Backup – Listou

6 Passo : restore datafile  5;  Recuperando

7 Passo :



-- Pelo fato de estar em archive e necessário fazer esse procedimento
por causa do sincronismo do ambiente



SQL> recover datafile '/u04/oradata/rsd0/rsd0_sia_dat_peq_02.dbf';

Media recovery complete.

SQL> alter database open;



LOG PASSO 4

[...]

Starting backup at 27-JUN-12

current log archived

channel d1: starting archive log backupset

channel d1: specifying archive log(s) in backup set

input archive log thread=1 sequence=83662 recid=73 stamp=786762424

input archive log thread=1 sequence=83663 recid=74 stamp=786891171

input archive log thread=1 sequence=83664 recid=75 stamp=787065451

input archive log thread=1 sequence=83665 recid=76 stamp=787068841

input archive log thread=1 sequence=83666 recid=77 stamp=787068852

channel d1: starting piece 1 at 27-JUN-12

channel d1: finished piece 1 at 27-JUN-12

piece handle=/u03/backup/rsd0_teste/bkp_arc_RSD0_517_787068863 comment=NONE

channel d1: backup set complete, elapsed time: 00:00:10

channel d1: deleting archive log(s)

archive log filename=/u02/archive/rsd0/arch_rsd0_83662_.dat recid=73
stamp=786762424

archive log filename=/u02/archive/rsd0/arch_rsd0_83663_.dat recid=74
stamp=786891171

archive log filename=/u02/archive/rsd0/arch_rsd0_83664_.dat recid=75
stamp=787065451

archive log filename=/u02/archive/rsd0/arch_rsd0_83665_.dat recid=76
stamp=787068841

archive log filename=/u02/archive/rsd0/arch_rsd0_83666_.dat recid=77
stamp=787068852

Finished backup at 27-JUN-12



Starting Control File and SPFILE Autobackup at 27-JUN-12

piece handle=/u01/app/oracle/product/9.2.0/dbs/c-2847253212-20120627-01
comment=NONE

Finished Control File and SPFILE Autobackup at 27-JUN-12

released channel: d1







LOG PASSO 5

[...]

BS Key  Type LV Size   Device Type Elapsed Time Completion Time

---  -- -- ---  ---

3273Full1G DISK00:00:35 27-JUN-12

BP Key: 3329   Status: AVAILABLE   Tag: BUCETA

Piece Name: /u03/backup/rsd0_teste/bkp_dados_RSD0_510_787068553

  List of Datafiles in backup set 3273

  File LV Type Ckp SCNCkp Time  Name

   --  -- - 

  5   Full 5966301251593 27-JUN-12 /u04/oradata/rsd0/drsys01.dbf

  61  Full 5966301251593 27-JUN-12 /u04/oradata/rsd0/cwmlite01.dbf

  77  Full 5966301251593 27-JUN-12
/u04/oradata/rsd0/rsd0_audit_ind_med_11.d
bf

  78  Full 5966301251593 27-JUN-12
/u04/oradata/rsd0/rsd0_audit_dat_med_17.d
bf

  79  Full 5966301251593 27-JUN-12
/u04/oradata/rsd0/rsd0_audit_dat_med_18.d
bf

  80  Full 5966301251593 27-JUN-12
/u04/oradata/rsd0/rsd0_audit_ind_med_12.d
bf

[…]





LOG  DO PASSO 1



RMAN> print script buceta;



printing stored script: buceta

{

allocate channel d1 type disk;

sql "alter system archive log current";

backup

tag buceta

# Formato dos Arquivos de datafiles

format "/u03/backup/rsd0_teste/bkp_dados_%d_%s_%t"

(database include current controlfile);

sql "alter system archive log current";

Change Archivelog All Crosscheck;

backup

# Formato dos Arquivos de Archivelogs

format "/u03/backup/rsd0_teste/bkp_arc_%d_%s_%t"

(archivelog all delete input);

}



LOG PASSO 6



RMAN> restore datafile 5;



Starting restore at 27-JUN-12



allocated channel: ORA_DISK_1

channel ORA_DISK_1: sid=21 devtype=DISK

channel ORA_DISK_1: starting datafile backupset restore

channel ORA_DISK_1: specifying datafile(s) to restore from backup set

restoring datafile 5 to /u04/oradata/rsd0/drsys01.dbf

RMAN-00571: ===

RMAN-00569: === ERROR MESSAGE STACK FOLLOWS ===

RMAN-00571: ===

RMAN-03002: failure of restore command at 06/27/2012 14:25:02

ORA-19573: cannot obtain exclusive enqueue for datafile 5



RMAN>
..
www.servercom.com.br




--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 

Re: [oracle_br] Cálculo tempo total - intervalos

2012-06-27 Por tôpico Milton Bastos Henriquis Jr.
Boa tarde Grimaldo

Me perdoe pela crítica, mas... vc está pedindo pra te ajudar com uma query,
mas não nos
falou a estrutura da tua tabela.

Vc explicou até bem o teu caso, tentou demonstrar graficamente
(infelizmente nosso e-mail é
apenas caracteres e por isso não mantém formatações), e legal, consegui
entender o que vc deseja,
mas como é que vou montar uma query sem saber como é que estão registradas
essas informações?

Copie e cole um "select" cru dessa sua tabela, explicando os campos e
valores, daí sim fica
possível que alguém te ajude!


Abraço



2012/6/27 Grimaldo Lopes 

> **
>
>
>
> Caros, mais uma vez solicito a ajuda do grupo no probelma abaixo:
>
> 1) Tenho uma tabela que registra o tempo de indisponibilidade de
> aplicações que trabalho.
>
> 2) Tenho a necessiade de registrar por quanto tempo a indisponibilidade
> esteve ocorrendo, ex:
>
> ___1 2 3 4 5 6 7 8__ Janela madrugada e
> manhã
>
> e-mail 
>
> portal x
>
> rede x
>
> erp x
>
> Ou seja Email ficou indfisponivel de 1 hora da manhã até 3 horas da manhã,
> portal de 2 até 5 horas, rede de 3 a 4 horas e erp de 7 a 8 da manhã
>
> Então necessito de uma query, procedure ou função que retorne que o tempo
> total foi de 5 horas, ou seja, iniciou às 01 da manha com e-mail e se
> propagou até 05 com portal, mas retornou as 7 e foi até 8 horas com erp.
>
> Portanto colegas, intervalos que estão já apropriados em outros intervalos
> devem ser desconsiderados, o intervalo da rede foi desconsiderado, pois o
> tempo da indisponibilidade deste intervalo já estava inserida no intervalo
> de portal.
>
> É isso colegas, aguardo sugestões, muito obrigado.
>
> Grimaldo Lopes de Oliveira
> Consultor Business intelligence - PRODEB
> Prof. Universitário
> Estatístico pela UFBA
> Mestrando - Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec)
> Especialista - Análise de Sistemas pela Visconde de Cairu
> Blog: www.bicomvatapa.blogspot.com
> Site: www.aprendavirtual.ninehub.com
> Facebook:www.facebook.com/groups/bicomvatapa/
> Perfil:br.linkedin.com/in/grimaldo
>
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
>  
>



-- 
Att,


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




Re: [oracle_br] Re: duvida role dba

2012-06-27 Por tôpico Wadson Ramon
Lembrando que o nível mais alto da role dba e com with admin option .
Em 27/06/2012 09:59, "Milton Bastos Henriquis Jr." 
escreveu:

> Paulo
>
> Regra geral de SEGURANÇA: Não dê permissão NENHUMA.
> Sempre comece a partir do ZERO.
>
> Infelizmente não é o teu caso, pois o sistema já existe, os usuários já
> existem com atribuições
> que não deveriam ter. O correto é começar realmente do ZERO e ir dando os
> grants somente
> do que é realmente necessário.
>
> Como teu caso é mais complicado, pois já está em produção, vc vai ter que
> tomar essa decisão:
> vai realmente adotar uma política melhor de segurança?
> Se a resposta for SIM, vcs terão que fazer esse trabalho conjunto, ou seja,
> agendar um horário
> para começar essas alterações, deixar avisado que erros provavelmente
> ocorrerão, e aí vc terá
> que ir acertando os grants até que o sistema funcione normalmente.
>
> Óbvio que vc não precisa começar literalmente do Zero: analise cada um dos
> usuários que vc tem
> na base, verifique os grants "óbvios" que o sistema com certeza necessita,
> e daí sim crie um ponto
> de partida.
>
>
> Lembrando que vc não precisa colocar a produção em risco: use um ambiente
> de testes!
>
>
>
>
>
> 2012/6/27 Paulo Couto 
>
> > **
> >
> >
> > Ederson, estou com um problema, tenho um base oracle que comecei a
> > gerenciar e percebi vários users com está role, sei que é perigoso, mas
> > precisava entender melhor antes de remover.
> >
> > Meu receio é remover a role e alguém chiar de problema no sistema.
> >
> > Será que se o login já tiver os grants de select, insert, update  OU for
> o
> > owner dos objetos teria algum problema em retirar a role DBA ??
> >
> > Att,
> >
> >
> > 
> > De: ederson2001br 
> > Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
> > Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 9:37
> > Assunto: [oracle_br] Re: duvida role dba
> >
> >
> >
> >
> >
> > Alô Paulo,
> >
> > A role DBA tem diversos direitos no banco, veja os principais (não
> consigo
> > guardar tudo de cabeça):
> >
> > -Gerenciar espaço: pode criar tablespaces, bem como removê-las
> > -Pode colocar tablespaces em modo apenas-leitura
> > -Pode mudar a senha de usuários
> > -Pode bloquear usuários
> > -Pode criar novos usuários
> > -Pode dropar (remover) um usuário com todos os seus dados
> > -Pode alterar dados nas tabelas dos usuários
> > -Pode manipular objetos dos usuários (criar, remover, alterar)
> > -Pode visualizar objetos do dicionário de dados, como as views DBA_%
> > -Pode fazer backup
> > -Pode restaurar backup
> > -Pode conceder privilégios de sistema a outros usuários
> > -Pode remover privilégios de usuários
> > -Pode criar novos conjuntos de privilégios (create role + grant)
> > -Pode remover conjuntos de privilégios (drop role)
> > -Pode gerenciar estatísticas
> > -Pode gerenciar jobs (tarefas agendadas)
> > -etc
> >
> > Enfim, pode muito mesmo. Já pensou um usuário "curioso" com este poder na
> > mão? É metralhadora carregada na mão de símios.
> >
> > Veja todos os direitos (rodar no SQLPLUS), respondendo DBA à pergunta do
> > script, depois compare com os direitos de um usuário comum (ex: SCOTT):
> >
> > SET echo OFF
> > SET verify OFF
> > SET pages 
> > column granted_role form a25
> > column owner form a15
> > column table_name form a33
> > column privilege form a33
> > ACCEPT username prompt 'Enter Username : '
> > PROMPT Roles granted to user
> > SELECT granted_role,
> > admin_option,
> > default_role
> > FROM dba_role_privs
> > WHERE grantee=UPPER('&username')
> > ORDER BY 1;
> > PROMPT Table Privileges granted to a user through roles
> > SELECT granted_role,
> > owner,
> > table_name,
> > privilege
> > FROM
> > ( SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE
> grantee=UPPER('&username')
> > UNION
> > SELECT granted_role
> > FROM role_role_privs
> > WHERE role IN
> > (SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
> > )
> > ) roles,
> > dba_tab_privs
> > WHERE granted_role=grantee
> > ORDER BY 1,2,3,4;
> > PROMPT System Privileges assigned to a user through roles
> > SELECT granted_role,
> > privilege
> > FROM
> > ( SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE
> grantee=UPPER('&username')
> > UNION
> > SELECT granted_role
> > FROM role_role_privs
> > WHERE role IN
> > (SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
> > )
> > ) roles,
> > dba_sys_privs
> > WHERE granted_role=grantee
> > ORDER BY 1,2;
> > PROMPT Table privileges assigned directly to a user
> > SELECT owner,
> > table_name,
> > privilege
> > FROM dba_tab_privs
> > WHERE grantee=UPPER('&username')
> > ORDER BY 1,2,3;
> > PROMPT System privileges assigned directly to a user
> > SELECT privilege,
> > admin_option
> > FROM dba_sys_privs
> > WHERE grantee=UPPER('&username');
> > undefine username;
> >
> > Ederson Elias
> > DBA Oracle
> > http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0
> >
> > --- Em mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br, Paulo Couto
> 
> > escreveu
> >
> > >
> >

Re: [oracle_br] Re: duvida role dba

2012-06-27 Por tôpico Jefferson Clyton
Paulo,

Se puder entrar em contato com o desenvolvedor do sistema será uma ajuda.
Com eles você poderá ter informações mais
precisas e talvez ganhe um tempo.

Jefferson Silva
DBA-Junior

Em 27 de junho de 2012 10:34, ederson2001br
escreveu:

> **
>
>
> Paulo,
>
> O Rafael e o Milton já falaram as palavras importantes: segurança e
> autorização.
>
> Vamos montar um cenário:
> -Usando ambiente de testes, clone da produção. Se não tiver, providencie
> primeiro. Sem testar, vc nunca poderá dar certeza de ambiente estável
> -Geralmente, dar grant de DBA é em sistemas onde o ADMIN foi descuidado em
> não listar os privilégios necessários. Com certeza o sistema acessa views
> do dicionário para ver conexões, talvez até tenha rotina de derrubar
> conexão (isto é atribuição do DBA).
> -Portanto: no ambiente de TESTE, revoke a permissão de DBA e recompile
> triggers, procedures, funções, packages e views.
> -Se ficar algum objeto inválido, confira com a produção. Se lá estiver
> válido, está faltando direitos. Usando o SQLDeveloper ou PL/SQLDeveloper ou
> TOAD (ou semelhante), conecte-se como o owner (que vc removeu o priv DBA)
> abra o objeto e mande compilar, o erro vai indicar qual objeto/direito está
> faltando.
> -Desta forma, crie uma ROLE e vá atribuindo. Depois dê grant desta role
> para o usuário (q não tem mais o priv DBA) e recompile os objetos. Quando
> não tiver mais objs inválidos, significa que vc deu todos os grants
> necessários e agora eles estão em uma role.
> -Documente isto com o seu gestor, mostrando a política.
> -Aprovando, homologue com o sistema conectado no banco clone.
> -Se rodar tudo OK, é marcar para implementar em produção.
> -É importante o apoio do fornecedor do sistema neste processo, pois vc
> pode precisar consultar alguma mensagem de erro de execução, pois vc não
> terá o fonte do código para ver qual objeto está sendo referenciado.
>
>
> Ederson Elias
> DBA Oracle
> http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0
>
> --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Paulo Couto 
> escreveu
> >
> > Ederson, estou com um problema, tenho um base oracle que comecei a
> gerenciar e percebi vários users com está role, sei que é perigoso, mas
> precisava entender melhor antes de remover.
> >
> > Meu receio é remover a role e alguém chiar de problema no sistema.
> >
> > Será que se o login já tiver os grants de select, insert, update  OU for
> o owner dos objetos teria algum problema em retirar a role DBA ??
> >
> > Att,
>
>  
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




Re: [oracle_br] Re: Listener misterioso

2012-06-27 Por tôpico Vitor Junior
Descoberto:
/etc/hosts
O localhost estava comentado. :)
Em 26/06/2012 22:52, "Ivan Ricardo Schuster"  escreveu:

> Ok Vitor, esta informação você não havia passado.
> O SELinux não está ativo? Firewall quem sabe?
> Verifique se o "netstat -an |grep 1521" retorna algo.
>
>
> 2012/6/25 Vitor Rosa :
> > Apenas corrigindo onde colei a parte do ping, acabei copiando do início
> da instalação, antes de definir o ip:
> >
> > [oracle@vmlinux ~]$ hostname -i
> > 10.225.13.84
> > [oracle@vmlinux ~]$
> >
> >
> > [oracle@vmlinux ~]$ ping vmlinux.net
> > PING vmlinux.net (10.225.13.84) 56(84) bytes of data.
> > 64 bytes from vmlinux.net (10.225.13.84): icmp_seq=1 ttl=64 time=0.020
> ms
> > 64 bytes from vmlinux.net (10.225.13.84): icmp_seq=2 ttl=64 time=0.037
> ms
> > 64 bytes from vmlinux.net (10.225.13.84): icmp_seq=3 ttl=64 time=0.031
> ms
> > ^C
> > --- vmlinux.net ping statistics ---
> > 3 packets transmitted, 3 received, 0% packet loss, time 1999ms
> > rtt min/avg/max/mdev = 0.020/0.029/0.037/0.008 ms
> > [oracle@vmlinux ~]$
> >
> >
> > --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Vitor Rosa" 
> escreveu
> >>
> >> Não entendi Ivan… o listener.ora já está com o nome da vm registrado,
> conforme mostrei no arquivo do listener no mail anterior:
> >>
> >> [oracle@vmlinux trace]$ hostname
> >> vmlinux.net
> >> [oracle@vmlinux trace]$ hostname -f
> >> vmlinux.net
> >> [oracle@vmlinux trace]$ cat
> /u01/app/oracle/product/11.2.0/xe/network/admin/listener.ora
> >> # listener.ora Network Configuration File:
> >>
> >> SID_LIST_LISTENER =
> >>   (SID_LIST =
> >> (SID_DESC =
> >>   (SID_NAME = PLSExtProc)
> >>   (ORACLE_HOME = /u01/app/oracle/product/11.2.0/xe)
> >>   (PROGRAM = extproc)
> >> )
> >>   )
> >>
> >> LISTENER =
> >>   (DESCRIPTION_LIST =
> >> (DESCRIPTION =
> >>   (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC_FOR_XE))
> >>   (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = vmlinux.net)(PORT = 1521))
> >> )
> >>   )
> >>
> >> DEFAULT_SERVICE_LISTENER = (XE)
> >> [oracle@vmlinux trace]$ cat /etc/hosts
> >> # Do not remove the following line, or various programs
> >> # that require network functionality will fail.
> >> #127.0.0.1  localhost.localdomain localhost
> >> 127.0.0.1   vmlinux.net vmlinux
> >> ::1 localhost6.localdomain6 localhost6
> >> [oracle@vmlinux trace]$
> >>
> >> [oracle@vmlinux trace]$ ping vmlinux.net
> >> PING vmlinux.net (127.0.0.1) 56(84) bytes of data.
> >> 64 bytes from vmlinux.net (127.0.0.1): icmp_seq=1 ttl=64 time=0.081 ms
> >> 64 bytes from vmlinux.net (127.0.0.1): icmp_seq=2 ttl=64 time=0.243 ms
> >> ^C
> >> --- vmlinux.net ping statistics ---
> >> 2 packets transmitted, 2 received, 0% packet loss, time 999ms
> >> rtt min/avg/max/mdev = 0.081/0.162/0.243/0.081 ms
> >> [oracle@vmlinux trace]$
> >>
> >> --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Ivan Ricardo Schuster 
> escreveu
> >> >
> >> > Vitor,
> >> >
> >> > O hostname "vmlinux.net" está definido para algum ip da máquina?
> >> >
> >> > Duas opções, ou você registra este nome no /etc/hosts apontando pra um
> >> > ip da tua máquina ou você ajusta o arquivo listener.ora com o nome da
> >> > tua vm (segunda opção recomendada).
> >> >
> >> >
> >> > 2012/6/25 Vitor Rosa :
> >> > > Estou com um banco XE em uma vm para estudos, tentando simular um
> problema e acabei me deparando com isso:
> >> > > O banco é um XE 11, rodando em um Oracle Linux. A situação é que
> logo após o start do listener o processo não permanece no ar no sistema
> operacional, e o comando de status já retorna como se não houvesse listener
> algum no ar:
> >> > >
> >> > > [oracle@vmlinux ~]$ cat /etc/*release
> >> > > Enterprise Linux Enterprise Linux Server release 5.7 (Carthage)
> >> > > Oracle Linux Server release 5.7
> >> > > Red Hat Enterprise Linux Server release 5.7 (Tikanga)
> >> > > [oracle@vmlinux ~]$
> >> > >
> >> > > [oracle@vmlinux ~]$ lsnrctl start
> >> > >
> >> > > LSNRCTL for Linux: Version 11.2.0.2.0 - Production on 25-JUN-2012
> 15:07:02
> >> > >
> >> > > Copyright (c) 1991, 2011, Oracle.  All rights reserved.
> >> > >
> >> > > Iniciando /u01/app/oracle/product/11.2.0/xe/bin/tnslsnr: aguarde...
> >> > >
> >> > > TNSLSNR for Linux: Version 11.2.0.2.0 - Production
> >> > > System parameter file is
> /u01/app/oracle/product/11.2.0/xe/network/admin/listener.ora
> >> > > Log messages written to
> /u01/app/oracle/product/11.2.0/xe/log/diag/tnslsnr/vmlinux/listener/alert/log.xml
> >> > > Atendendo em:
> (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=ipc)(KEY=EXTPROC_FOR_XE)))
> >> > > Atendendo em: (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=vmlinux.net
> )(PORT=1521)))
> >> > >
> >> > > Estabelecendo conexão com
> (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=IPC)(KEY=EXTPROC_FOR_XE)))
> >> > > STATUS do LISTENER
> >> > > 
> >> > > Apelido   LISTENER
> >> > > VersãoTNSLSNR for Linux: Version 11.2.0.2.0 -
> Production
> >> > > Data Inicial  25-JUN-2012 15:07:03
> >> > > Funciona

Re: [oracle_br] duvida role dba

2012-06-27 Por tôpico Paulo Couto
Milton, estranho é que eu criei um login para teste com a role DBA e não 
consegui executar um select em outro schema quando logado com este teste ? tem 
alguma razão especial ?
 
Abs,
 


 De: Milton Bastos Henriquis Jr. 
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br 
Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 9:23
Assunto: Re: [oracle_br] duvida role dba
  
Como diz a documentação oficial:  "All system privileges WITH ADMIN OPTION "

Ou seja, um user com essa role tem nada menos que TODOS os privilégios de
system.

Quais os riscos? TODOS possíveis.
Se vc dá esse privilégio pra um usuário qualquer, como o próprio nome da
role já diz, ele terá poderes de DBA.
Poderá fazer praticamente qualquer coisa com a base.

Exemplos: DROP (apagar) em qualquer tabelas da base, deletar outros
usuários com seus respectivos schemas...
Acredito que só esse exemplo já demonstra o nível do risco.


Att,

Milton Bastos
http://certificacaobd.com.br/



2012/6/26 Paulo Couto 

> **
>
>
> Amigos, desculpem a pergunta meio de iniciante, mas até o momento não
> consegui captar o risco e quais permissões um login com a role DBA pode ter
> ? Já pesquisei bastante na net mas nunca acho nada que me diga realmente o
> que está role é e quais os riscos.
>
> Gostaria de vossos comentarios ou material sobre estas permissões no
> oracle ( o meu é versão 10 ).
>
> Att,
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
>  
>



-- 
Att,


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



Re: [oracle_br] Re: duvida role dba

2012-06-27 Por tôpico Rafael Vieira
Paulo, essa base que você se refere, é de produção ou treinamento?
Pois a maioria das bases de treinamento os usuários tem permissão de DBA, ou 
pelo menos quase isso, se for uma base de produção aí realmente deve ser 
revisto, você deve gerar um relatório com todos os usuários que você acha que 
possuem permissões de risco, e levar para o seu coordenador e também passar um 
e-mail para que qualquer dano futuro isso não vá explodir na sua mão.





 De: Paulo Couto 
Para: "oracle_br@yahoogrupos.com.br"  
Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 9:50
Assunto: Re: [oracle_br] Re: duvida role dba
 

  
Ederson, estou com um problema, tenho um base oracle que comecei a gerenciar e 
percebi vários users com está role, sei que é perigoso, mas precisava entender 
melhor antes de remover.
 
Meu receio é remover a role e alguém chiar de problema no sistema.
 
Será que se o login já tiver os grants de select, insert, update  OU for o 
owner dos objetos teria algum problema em retirar a role DBA ??
 
Att,



De: ederson2001br 
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br 
Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 9:37
Assunto: [oracle_br] Re: duvida role dba


  

Alô Paulo,

A role DBA tem diversos direitos no banco, veja os principais (não consigo 
guardar tudo de cabeça):

-Gerenciar espaço: pode criar tablespaces, bem como removê-las
-Pode colocar tablespaces em modo apenas-leitura
-Pode mudar a senha de usuários
-Pode bloquear usuários
-Pode criar novos usuários
-Pode dropar (remover) um usuário com todos os seus dados
-Pode alterar dados nas tabelas dos usuários
-Pode manipular objetos dos usuários (criar, remover, alterar)
-Pode visualizar objetos do dicionário de dados, como as views DBA_%
-Pode fazer backup
-Pode restaurar backup
-Pode conceder privilégios de sistema a outros usuários
-Pode remover privilégios de usuários
-Pode criar novos conjuntos de privilégios (create role + grant)
-Pode remover conjuntos de privilégios (drop role)
-Pode gerenciar estatísticas
-Pode gerenciar jobs (tarefas agendadas)
-etc

Enfim, pode muito mesmo. Já pensou um usuário "curioso" com este poder na mão? 
É metralhadora carregada na mão de símios.

Veja todos os direitos (rodar no SQLPLUS), respondendo DBA à pergunta do 
script, depois compare com os direitos de um usuário comum (ex: SCOTT):

SET echo OFF
SET verify OFF
SET pages 
column granted_role form a25
column owner form a15
column table_name form a33
column privilege form a33
ACCEPT username prompt 'Enter Username : '
PROMPT Roles granted to user
SELECT granted_role,
admin_option,
default_role
FROM dba_role_privs
WHERE grantee=UPPER('&username')
ORDER BY 1;
PROMPT Table Privileges granted to a user through roles
SELECT granted_role,
owner,
table_name,
privilege
FROM
( SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
UNION
SELECT granted_role
FROM role_role_privs
WHERE role IN
(SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
)
) roles,
dba_tab_privs
WHERE granted_role=grantee
ORDER BY 1,2,3,4;
PROMPT System Privileges assigned to a user through roles
SELECT granted_role,
privilege
FROM
( SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
UNION
SELECT granted_role
FROM role_role_privs
WHERE role IN
(SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
)
) roles,
dba_sys_privs
WHERE granted_role=grantee
ORDER BY 1,2;
PROMPT Table privileges assigned directly to a user
SELECT owner,
table_name,
privilege
FROM dba_tab_privs
WHERE grantee=UPPER('&username')
ORDER BY 1,2,3;
PROMPT System privileges assigned directly to a user
SELECT privilege,
admin_option
FROM dba_sys_privs
WHERE grantee=UPPER('&username');
undefine username;

Ederson Elias
DBA Oracle
http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0

--- Em mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br, Paulo Couto  
escreveu
>
> Amigos, desculpem a pergunta meio de iniciante, mas até o momento não 
> consegui captar o risco e quais permissões um login com a role DBA pode ter ? 
> Já pesquisei bastante na net mas nunca acho nada que me diga realmente o que 
> está role é e quais os riscos.
> 
> 
> Gostaria de vossos comentarios ou material sobre estas permissões no oracle ( 
> o meu é versão 10 ).
> 
> 
> Att,
> 
> 
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]


 

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



Re: [oracle_br] Re: duvida role dba

2012-06-27 Por tôpico Milton Bastos Henriquis Jr.
Paulo

Regra geral de SEGURANÇA: Não dê permissão NENHUMA.
Sempre comece a partir do ZERO.

Infelizmente não é o teu caso, pois o sistema já existe, os usuários já
existem com atribuições
que não deveriam ter. O correto é começar realmente do ZERO e ir dando os
grants somente
do que é realmente necessário.

Como teu caso é mais complicado, pois já está em produção, vc vai ter que
tomar essa decisão:
vai realmente adotar uma política melhor de segurança?
Se a resposta for SIM, vcs terão que fazer esse trabalho conjunto, ou seja,
agendar um horário
para começar essas alterações, deixar avisado que erros provavelmente
ocorrerão, e aí vc terá
que ir acertando os grants até que o sistema funcione normalmente.

Óbvio que vc não precisa começar literalmente do Zero: analise cada um dos
usuários que vc tem
na base, verifique os grants "óbvios" que o sistema com certeza necessita,
e daí sim crie um ponto
de partida.


Lembrando que vc não precisa colocar a produção em risco: use um ambiente
de testes!





2012/6/27 Paulo Couto 

> **
>
>
> Ederson, estou com um problema, tenho um base oracle que comecei a
> gerenciar e percebi vários users com está role, sei que é perigoso, mas
> precisava entender melhor antes de remover.
>
> Meu receio é remover a role e alguém chiar de problema no sistema.
>
> Será que se o login já tiver os grants de select, insert, update  OU for o
> owner dos objetos teria algum problema em retirar a role DBA ??
>
> Att,
>
>
> 
> De: ederson2001br 
> Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
> Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 9:37
> Assunto: [oracle_br] Re: duvida role dba
>
>
>
>
>
> Alô Paulo,
>
> A role DBA tem diversos direitos no banco, veja os principais (não consigo
> guardar tudo de cabeça):
>
> -Gerenciar espaço: pode criar tablespaces, bem como removê-las
> -Pode colocar tablespaces em modo apenas-leitura
> -Pode mudar a senha de usuários
> -Pode bloquear usuários
> -Pode criar novos usuários
> -Pode dropar (remover) um usuário com todos os seus dados
> -Pode alterar dados nas tabelas dos usuários
> -Pode manipular objetos dos usuários (criar, remover, alterar)
> -Pode visualizar objetos do dicionário de dados, como as views DBA_%
> -Pode fazer backup
> -Pode restaurar backup
> -Pode conceder privilégios de sistema a outros usuários
> -Pode remover privilégios de usuários
> -Pode criar novos conjuntos de privilégios (create role + grant)
> -Pode remover conjuntos de privilégios (drop role)
> -Pode gerenciar estatísticas
> -Pode gerenciar jobs (tarefas agendadas)
> -etc
>
> Enfim, pode muito mesmo. Já pensou um usuário "curioso" com este poder na
> mão? É metralhadora carregada na mão de símios.
>
> Veja todos os direitos (rodar no SQLPLUS), respondendo DBA à pergunta do
> script, depois compare com os direitos de um usuário comum (ex: SCOTT):
>
> SET echo OFF
> SET verify OFF
> SET pages 
> column granted_role form a25
> column owner form a15
> column table_name form a33
> column privilege form a33
> ACCEPT username prompt 'Enter Username : '
> PROMPT Roles granted to user
> SELECT granted_role,
> admin_option,
> default_role
> FROM dba_role_privs
> WHERE grantee=UPPER('&username')
> ORDER BY 1;
> PROMPT Table Privileges granted to a user through roles
> SELECT granted_role,
> owner,
> table_name,
> privilege
> FROM
> ( SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
> UNION
> SELECT granted_role
> FROM role_role_privs
> WHERE role IN
> (SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
> )
> ) roles,
> dba_tab_privs
> WHERE granted_role=grantee
> ORDER BY 1,2,3,4;
> PROMPT System Privileges assigned to a user through roles
> SELECT granted_role,
> privilege
> FROM
> ( SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
> UNION
> SELECT granted_role
> FROM role_role_privs
> WHERE role IN
> (SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
> )
> ) roles,
> dba_sys_privs
> WHERE granted_role=grantee
> ORDER BY 1,2;
> PROMPT Table privileges assigned directly to a user
> SELECT owner,
> table_name,
> privilege
> FROM dba_tab_privs
> WHERE grantee=UPPER('&username')
> ORDER BY 1,2,3;
> PROMPT System privileges assigned directly to a user
> SELECT privilege,
> admin_option
> FROM dba_sys_privs
> WHERE grantee=UPPER('&username');
> undefine username;
>
> Ederson Elias
> DBA Oracle
> http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0
>
> --- Em mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br, Paulo Couto 
> escreveu
>
> >
> > Amigos, desculpem a pergunta meio de iniciante, mas até o momento não
> consegui captar o risco e quais permissões um login com a role DBA pode ter
> ? Já pesquisei bastante na net mas nunca acho nada que me diga realmente o
> que está role é e quais os riscos.
> >
> >
> > Gostaria de vossos comentarios ou material sobre estas permissões no
> oracle ( o meu é versão 10 ).
> >
> >
> > Att,
> >
> >
> > [As partes desta mensagem que não continham te

Re: [oracle_br] Re: duvida role dba

2012-06-27 Por tôpico Paulo Couto
Ederson, estou com um problema, tenho um base oracle que comecei a gerenciar e 
percebi vários users com está role, sei que é perigoso, mas precisava entender 
melhor antes de remover.
 
Meu receio é remover a role e alguém chiar de problema no sistema.
 
Será que se o login já tiver os grants de select, insert, update  OU for o 
owner dos objetos teria algum problema em retirar a role DBA ??
 
Att,
 


 De: ederson2001br 
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br 
Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 9:37
Assunto: [oracle_br] Re: duvida role dba
  
 
   
 
Alô Paulo,

A role DBA tem diversos direitos no banco, veja os principais (não consigo 
guardar tudo de cabeça):

-Gerenciar espaço: pode criar tablespaces, bem como removê-las
-Pode colocar tablespaces em modo apenas-leitura
-Pode mudar a senha de usuários
-Pode bloquear usuários
-Pode criar novos usuários
-Pode dropar (remover) um usuário com todos os seus dados
-Pode alterar dados nas tabelas dos usuários
-Pode manipular objetos dos usuários (criar, remover, alterar)
-Pode visualizar objetos do dicionário de dados, como as views DBA_%
-Pode fazer backup
-Pode restaurar backup
-Pode conceder privilégios de sistema a outros usuários
-Pode remover privilégios de usuários
-Pode criar novos conjuntos de privilégios (create role + grant)
-Pode remover conjuntos de privilégios (drop role)
-Pode gerenciar estatísticas
-Pode gerenciar jobs (tarefas agendadas)
-etc

Enfim, pode muito mesmo. Já pensou um usuário "curioso" com este poder na mão? 
É metralhadora carregada na mão de símios.

Veja todos os direitos (rodar no SQLPLUS), respondendo DBA à pergunta do 
script, depois compare com os direitos de um usuário comum (ex: SCOTT):

SET echo OFF
SET verify OFF
SET pages 
column granted_role form a25
column owner form a15
column table_name form a33
column privilege form a33
ACCEPT username prompt 'Enter Username : '
PROMPT Roles granted to user
SELECT granted_role,
admin_option,
default_role
FROM dba_role_privs
WHERE grantee=UPPER('&username')
ORDER BY 1;
PROMPT Table Privileges granted to a user through roles
SELECT granted_role,
owner,
table_name,
privilege
FROM
( SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
UNION
SELECT granted_role
FROM role_role_privs
WHERE role IN
(SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
)
) roles,
dba_tab_privs
WHERE granted_role=grantee
ORDER BY 1,2,3,4;
PROMPT System Privileges assigned to a user through roles
SELECT granted_role,
privilege
FROM
( SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
UNION
SELECT granted_role
FROM role_role_privs
WHERE role IN
(SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
)
) roles,
dba_sys_privs
WHERE granted_role=grantee
ORDER BY 1,2;
PROMPT Table privileges assigned directly to a user
SELECT owner,
table_name,
privilege
FROM dba_tab_privs
WHERE grantee=UPPER('&username')
ORDER BY 1,2,3;
PROMPT System privileges assigned directly to a user
SELECT privilege,
admin_option
FROM dba_sys_privs
WHERE grantee=UPPER('&username');
undefine username;

Ederson Elias
DBA Oracle
http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0

--- Em mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br, Paulo Couto  
escreveu
>
> Amigos, desculpem a pergunta meio de iniciante, mas até o momento não 
> consegui captar o risco e quais permissões um login com a role DBA pode ter ? 
> Já pesquisei bastante na net mas nunca acho nada que me diga realmente o que 
> está role é e quais os riscos.
> 
> 
> Gostaria de vossos comentarios ou material sobre estas permissões no oracle ( 
> o meu é versão 10 ).
> 
> 
> Att,
> 
> 
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>

   
 

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



Re: [oracle_br] help oracle x sap

2012-06-27 Por tôpico Paulo Couto
Luis, muito obrigado pela explicação.
 
Você sabe quais as view para monitorar estás memóras ? e qual o comando uso 
para ver o patchset mais recente ?
 
Att,
 


 De: Luis Freitas 
Para: "oracle_br@yahoogrupos.com.br"  
Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 8:34
Assunto: Re: [oracle_br] help oracle x sap
  
 
   
 
Paulo,
 
    Vamos por partes. O SGA e o PGA sao coisas separadas, e o tuning é 
diferente para cada um.
 
    O SGA é usado para as estruturas internas do banco. Locks, cache do 
dicionario de dados, plano de execucao de queries, codigo PL/SQL, que juntos 
compoe a shared pool, o block cache e a large pool, estes dados que sao 
compartilhados entre todas sessoes. 
 
    O sga_target setado para 0 desativa o auto tunning da SGA. Entao as areas 
de memoria da SGA vao assumir os valores dos parametros shared_pool_size e 
db_cache_size, mais large_pool_size. Voce pode confirmar o valor destes, que 
somado deve ser menor que o sga_max_size.
 
    Num sistema com muitos usuarios (>100) pode ser problematico ativar o auto 
tuning. Encontrei casos na versão 10g em que a base tinha crash devido a bugs, 
entao se voce nao estiver com algum patchset applicado, maior que 5 pelo menos, 
melhor deixar como está. Voce pode mesmo assim mudar os valores dos parametros 
com a base rodando, sem necessidade de shutdown. (mas pode ser que a base caia 
quando voce rodar o comando :-)
 
    Se estiver num patchset mais alto, pode ativar, e deve setar o sga_target 
para um valor maior que a soma do shared_pool_size, db_cache_size e 
large_pool_size. 
 
   Recomendo deixar ultimos estes setados com os valores atuais, que vao passar 
a valer como valores minimos, e o banco vai alocar mais memoria dentro do que 
estiver disponivel de acordo com a necessidade entre estas areas. Voce tem 
muita memoria na maquina entao pode aumentar o sga_max_size se necessario.
 
   A maior parte da shared pool em bancos com muitos usuarios (excluindo o 
block cache, a outra "metade" da SGA), é ocupada por cursores e codigo PL/SQL. 
Entao dependendo da aplicacao, se ela tem muitas ou poucas queries diferentes, 
se usa SQL dinamico, e se tem ou nao codigo PL/SQL complexo, o uso da SGA pode 
variar muito. 
 
   O block cache tambem depende de como a sua aplicacao se comporta, mas para 
bancos pequenos (<40Gb) normalmente pode se setar 10% do tamanho do banco e 
obter um bom resultado.
   
OPGA é usado para os dados especificos da sessao. Entre eles o cache local 
de cursores, dados de variaveis pl/sql e, o que causa mais impacto, as areas de 
sort e hash, usados em queries e join de indices. 
 
    Nao tem como determinar uma recomendacao para o PGA que valha para todos os 
bancos, depende muito de como se comporta a sua aplicacao e da quantidade de 
sessoes. Em aplicacoes de ERP, normalmente há muita necessidade de sorts e 
acessos rapidos para acessar tabelas grandes. Um valor aceitavel seria na ordem 
pelo menos de 2 a 4Mb por sessao concorrente. Em aplicacoes especificas OLTP, 
esse valor pode ser menor, até uns 512kb por sessao. Em aplicacoes de 
datawarehouse e de geracao de relatorios, como sistemas fiscais, é normal ser 
bem maior, e o valor do PGA pode ser chegar a ser maior que a SGA.
 
   O valor do PGA target deve ser somado ao sga target e o total mais o que é 
usado pelo sistema operacional e processos do Oracle (2 a 4Gb) deve ser menor 
que a quantidade de memoria da maquina, de forma a nao haver swap no 
servidor. Se voce estiver usando 'large pages" (ORA_LPENABLE setado no 
registry) ou o parametro lock_sga, a memoria alocada para o sga_max_size pode 
ser bloqueada em RAM e nesse caso a conta deve ser a soma do pga_target e 
sga_max_size. Para ser sincero, nunca setei isso no Windows, entao nao tenho 
certeza de como vai se comportar :-).
 
   Tambem, a partir do 10g tem algumas views que ajudam a verificar se as areas 
da SGA e da PGA estão bem dimensionadas ou não, e se haveria ganho de 
performance em alocar mais memoria. 
 
Atc,
Luis
 


From: Paulo Couto 
To: "mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br"; 
 
Sent: Wednesday, June 27, 2012 3:14 AM
Subject: Re: [oracle_br] help oracle x sap

  

Sim, Milton é 64 bits e o Oracle tbem.

Abs,


De: Milton Bastos Henriquis Jr. 
Para: mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br 
Enviadas: Segunda-feira, 25 de Junho de 2012 22:26
Assunto: Re: [oracle_br] help oracle x sap

Esse windows aí é 64 bits?

2012/6/25 Paulo Couto 

> **
>
>
> Amigos, tenho dois exemplos de base oracle 10.2 em win 2003 EE rodando
> sistema SAP, gostaria da opinião de vocês sobre a configuração atual  e se
> eu poderia alterar algo para melhorar desempenho.
>
> 1o) Exemplo, no SAP SOLMAN
>
> Intel 2 procs dual core 3,2 Ghz
> 24 g RAM
>
> Base atua com 250 GB em disco

[oracle_br] Re: duvida role dba

2012-06-27 Por tôpico ederson2001br
Alô Paulo,

A role DBA tem diversos direitos no banco, veja os principais (não consigo 
guardar tudo de cabeça):

-Gerenciar espaço: pode criar tablespaces, bem como removê-las
-Pode colocar tablespaces em modo apenas-leitura
-Pode mudar a senha de usuários
-Pode bloquear usuários
-Pode criar novos usuários
-Pode dropar (remover) um usuário com todos os seus dados
-Pode alterar dados nas tabelas dos usuários
-Pode manipular objetos dos usuários (criar, remover, alterar)
-Pode visualizar objetos do dicionário de dados, como as views DBA_%
-Pode fazer backup
-Pode restaurar backup
-Pode conceder privilégios de sistema a outros usuários
-Pode remover privilégios de usuários
-Pode criar novos conjuntos de privilégios (create role + grant)
-Pode remover conjuntos de privilégios (drop role)
-Pode gerenciar estatísticas
-Pode gerenciar jobs (tarefas agendadas)
-etc

Enfim, pode muito mesmo. Já pensou um usuário "curioso" com este poder na mão? 
É metralhadora carregada na mão de símios.

Veja todos os direitos (rodar no SQLPLUS), respondendo DBA à pergunta do 
script, depois compare com os direitos de um usuário comum (ex: SCOTT):

SET echo OFF
SET verify OFF
SET pages 
column granted_role form a25
column owner form a15
column table_name form a33
column privilege form a33
ACCEPT username prompt 'Enter Username : '
PROMPT Roles granted to user
SELECT granted_role,
  admin_option,
  default_role
FROM dba_role_privs
WHERE grantee=UPPER('&username')
ORDER BY 1;
PROMPT Table Privileges granted to a user through roles
SELECT granted_role,
  owner,
  table_name,
  privilege
FROM
  ( SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
  UNION
  SELECT granted_role
  FROM role_role_privs
  WHERE role IN
(SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
)
  ) roles,
  dba_tab_privs
WHERE granted_role=grantee
ORDER BY 1,2,3,4;
PROMPT System Privileges assigned to a user through roles
SELECT granted_role,
  privilege
FROM
  ( SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
  UNION
  SELECT granted_role
  FROM role_role_privs
  WHERE role IN
(SELECT granted_role FROM dba_role_privs WHERE grantee=UPPER('&username')
)
  ) roles,
  dba_sys_privs
WHERE granted_role=grantee
ORDER BY 1,2;
PROMPT Table privileges assigned directly to a user
SELECT owner,
  table_name,
  privilege
FROM dba_tab_privs
WHERE grantee=UPPER('&username')
ORDER BY 1,2,3;
PROMPT System privileges assigned directly to a user
SELECT privilege,
  admin_option
FROM dba_sys_privs
WHERE grantee=UPPER('&username');
undefine username;


Ederson Elias
DBA Oracle
http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0


--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Paulo Couto  escreveu
>
> Amigos, desculpem a pergunta meio de iniciante, mas até o momento não 
> consegui captar o risco e quais permissões um login com a role DBA pode ter ? 
> Já pesquisei bastante na net mas nunca acho nada que me diga realmente o que 
> está role é e quais os riscos.
> 
> 
> Gostaria de vossos comentarios ou material sobre estas permissões no oracle ( 
> o meu é versão 10 ).
> 
> 
> Att,
> 
> 
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>



Re: [oracle_br] duvida role dba

2012-06-27 Por tôpico Milton Bastos Henriquis Jr.
Como diz a documentação oficial:  "All system privileges WITH ADMIN OPTION "

Ou seja, um user com essa role tem nada menos que TODOS os privilégios de
system.

Quais os riscos? TODOS possíveis.
Se vc dá esse privilégio pra um usuário qualquer, como o próprio nome da
role já diz, ele terá poderes de DBA.
Poderá fazer praticamente qualquer coisa com a base.

Exemplos: DROP (apagar) em qualquer tabelas da base, deletar outros
usuários com seus respectivos schemas...
Acredito que só esse exemplo já demonstra o nível do risco.


Att,

Milton Bastos
http://certificacaobd.com.br



2012/6/26 Paulo Couto 

> **
>
>
> Amigos, desculpem a pergunta meio de iniciante, mas até o momento não
> consegui captar o risco e quais permissões um login com a role DBA pode ter
> ? Já pesquisei bastante na net mas nunca acho nada que me diga realmente o
> que está role é e quais os riscos.
>
> Gostaria de vossos comentarios ou material sobre estas permissões no
> oracle ( o meu é versão 10 ).
>
> Att,
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
>  
>



-- 
Att,


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
>Atenção! As mensagens do grupo ORACLE_BR são de acesso público e de inteira 
>responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--
>Apostilas » Dicas e Exemplos » Função » Mundo Oracle » Package » Procedure » 
>Scripts » Tutoriais - O GRUPO ORACLE_BR TEM SEU PROPRIO ESPAÇO! VISITE: 
>http://www.oraclebr.com.br/  

 Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
oracle_br-unsubscr...@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




Re: [oracle_br] help oracle x sap

2012-06-27 Por tôpico Luis Freitas
Paulo,
 
    Vamos por partes. O SGA e o PGA sao coisas separadas, e o tuning é 
diferente para cada um.
 
    O SGA é usado para as estruturas internas do banco. Locks, cache do 
dicionario de dados, plano de execucao de queries, codigo PL/SQL, que juntos 
compoe a shared pool, o block cache e a large pool, estes dados que sao 
compartilhados entre todas sessoes. 
 
    O sga_target setado para 0 desativa o auto tunning da SGA. Entao as areas 
de memoria da SGA vao assumir os valores dos parametros shared_pool_size e 
db_cache_size, mais large_pool_size. Voce pode confirmar o valor destes, que 
somado deve ser menor que o sga_max_size.
 
    Num sistema com muitos usuarios (>100) pode ser problematico ativar o auto 
tuning. Encontrei casos na versão 10g em que a base tinha crash devido a bugs, 
entao se voce nao estiver com algum patchset applicado, maior que 5 pelo menos, 
melhor deixar como está. Voce pode mesmo assim mudar os valores dos parametros 
com a base rodando, sem necessidade de shutdown. (mas pode ser que a base caia 
quando voce rodar o comando :-)
 
    Se estiver num patchset mais alto, pode ativar, e deve setar o sga_target 
para um valor maior que a soma do shared_pool_size, db_cache_size e 
large_pool_size. 
 
   Recomendo deixar ultimos estes setados com os valores atuais, que vao passar 
a valer como valores minimos, e o banco vai alocar mais memoria dentro do que 
estiver disponivel de acordo com a necessidade entre estas areas. Voce tem 
muita memoria na maquina entao pode aumentar o sga_max_size se necessario.
 
   A maior parte da shared pool em bancos com muitos usuarios (excluindo o 
block cache, a outra "metade" da SGA), é ocupada por cursores e codigo PL/SQL. 
Entao dependendo da aplicacao, se ela tem muitas ou poucas queries diferentes, 
se usa SQL dinamico, e se tem ou nao codigo PL/SQL complexo, o uso da SGA pode 
variar muito. 
 
   O block cache tambem depende de como a sua aplicacao se comporta, mas para 
bancos pequenos (<40Gb) normalmente pode se setar 10% do tamanho do banco e 
obter um bom resultado.
   
OPGA é usado para os dados especificos da sessao. Entre eles o cache local 
de cursores, dados de variaveis pl/sql e, o que causa mais impacto, as areas de 
sort e hash, usados em queries e join de indices. 
 
    Nao tem como determinar uma recomendacao para o PGA que valha para todos os 
bancos, depende muito de como se comporta a sua aplicacao e da quantidade de 
sessoes. Em aplicacoes de ERP, normalmente há muita necessidade de sorts e 
acessos rapidos para acessar tabelas grandes. Um valor aceitavel seria na ordem 
pelo menos de 2 a 4Mb por sessao concorrente. Em aplicacoes especificas OLTP, 
esse valor pode ser menor, até uns 512kb por sessao. Em aplicacoes de 
datawarehouse e de geracao de relatorios, como sistemas fiscais, é normal ser 
bem maior, e o valor do PGA pode ser chegar a ser maior que a SGA.
 
   O valor do PGA target deve ser somado ao sga target e o total mais o que é 
usado pelo sistema operacional e processos do Oracle (2 a 4Gb) deve ser menor 
que a quantidade de memoria da maquina, de forma a nao haver swap no 
servidor. Se voce estiver usando 'large pages" (ORA_LPENABLE setado no 
registry) ou o parametro lock_sga, a memoria alocada para o sga_max_size pode 
ser bloqueada em RAM e nesse caso a conta deve ser a soma do pga_target e 
sga_max_size. Para ser sincero, nunca setei isso no Windows, entao nao tenho 
certeza de como vai se comportar :-).
 
   Tambem, a partir do 10g tem algumas views que ajudam a verificar se as areas 
da SGA e da PGA estão bem dimensionadas ou não, e se haveria ganho de 
performance em alocar mais memoria. 
 
Atc,
Luis
 


From: Paulo Couto 
To: "oracle_br@yahoogrupos.com.br"  
Sent: Wednesday, June 27, 2012 3:14 AM
Subject: Re: [oracle_br] help oracle x sap

  


Sim, Milton é 64 bits e o Oracle tbem.

Abs,


De: Milton Bastos Henriquis Jr. 
Para: mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br 
Enviadas: Segunda-feira, 25 de Junho de 2012 22:26
Assunto: Re: [oracle_br] help oracle x sap

Esse windows aí é 64 bits?

2012/6/25 Paulo Couto 

> **
>
>
> Amigos, tenho dois exemplos de base oracle 10.2 em win 2003 EE rodando
> sistema SAP, gostaria da opinião de vocês sobre a configuração atual  e se
> eu poderia alterar algo para melhorar desempenho.
>
> 1o) Exemplo, no SAP SOLMAN
>
> Intel 2 procs dual core 3,2 Ghz
> 24 g RAM
>
> Base atua com 250 GB em disco SATA 7200 rpm
>
> sga_target = 0
> sga_max_size = 2512M
> pga_aggregate_target = 600M
>
>
> 2o) Exemplo, no ECC 6.0
>
> Intel 2 procs quad core 3,00 Ghz
> 16 g RAM
>
> Base com 450 GB em rede SAN FC
>
> sga_target = 0
> sga_max_size = 3952M
> pga_aggregate_target = 4G
>
> Amigos, pelo pouco que entendo, estes sga_target não deveriam estar setado
> para maior que 0, permitindo que o Oracle gerencie as memórias ?
>
> No exemplo 1 eu poderi