Re: [oracle_br] Re: Lentidão no Oracle ao fazer consultas com order by e group by

2006-10-10 Por tôpico Aldo Moreira Beleza
Segue respostas nos itens.

Em 09/10/06, jlchiappa <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>
> Aldo, alguns detalhes aí :
>
> a) esse número de bug consta como corrigido nos últimos patches do
> 8i, cfrme :
>
> ...
>
> Bug Fixes by Category
> =
>
> Category Fixed BugNo Description
> 
> Errors & Internal Errors
>  8174 1230798 Concurrent ALTER TABLESPACE READ ONLY can fail
> with ORA-60
>  8174 1395086 OERI:6731 possible on update of chained row
> locked by a DEAD transaction
>  8174 1395967 BACKUP CONTROLFILE TO TRACE does not escape
> quotation marks in the filename (ORA-1967)
>
> ==> então COBRE desses DBAs aí que o patch REALMENTE esteja aplicado,
> ok ?
>

 Infelizmente não são eles que decidem a aplicação do patchs, nunca foi
aplicado um patch aqui e acho que dificilmente será, acho que o medo de
transtornos é muito grande.

 b) SMON rodando constantemente necessariamente ** cheira ** a
> tablespace permanente sendo feito coalesce, tenha ABSOLUTA certeza de
> que esse banco, como SEMPRE é recomendado, vc só use tablespaces LMT
> e que a tablespace temp ** não ** é do tipo permamente, e que usa
> TEMPFILES, e nunca datafiles, E que NINGUÉM use outra tablespace
> afora a TEMP como tablespace tempórária,  cobre isso dos DBAs aí...
>

 Está acontecendo exatamente isto que vc está dizendo ,foi detectado por
eles, e pelo feeling deles, o SMON está perdido e dificilmente irá se
encontrar( já esta rodando a 5 dias ) , então me disseram iriam propor pegar
uma outra máquina, montar o oracle e importar os dados para esta nova
base.Mais um detalhe parece que naum é feito um reorg na base uns 3
anos.Esse problema ficou paracendo o desastre da gol, uma sucessao de erros
que levou ao acidente.

 c) a área de sort, como qquer área de memória no bd Oracle em sendo
> conexão dedicada, é alocada à pedido do banco pelo SO, então o SO **
> tem ** que estar corretamente ajustado, no caso de unix peça que
> sejam checados os params de kernel E o ulimit do usuário oracle
>

Este item irei ficar devendo , assim que conseguiur a informação postarei
novamente.

 []s
>
> Chiappa
>
> ===
> Participe do ENPO - Encontro de Profissionais Oracle 2006 !
> Informações e inscrições em www.enpo-br.org
> José Laurindo Chiappa, Palestrante ENPO-2006
> ===
>
> --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Aldo Moreira Beleza"
> <[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> >
> > Ah e ja foi feita a sugestão descrita no Metalink.
> >
> > 2006/10/9, Aldo Moreira Beleza <[EMAIL PROTECTED]>:
> > >
> > > o Metalink diz o seguinte :
> > >
> > > There was a bug:1395086 in Oracle8i
> > > "An ORA-600 [6731] can occur if an update / delete
> > > operation tries to modify a chained row if block level
> > > recovery has recovered the row head-piece but not the
> > > chained row pieces."
> > >
> > > Workaround:
> > > Set the following parameter in init.ora and restart
> > > the instance:
> > > _enable_block_level_transaction_recovery=FALSE
> > > When this parameter is set to false, the error won't
> > > happen again.
> > > Row locks of failed transactions will be recovered the
> > > same way as before block level transaction recovery
> > > was available.
> > >
> > > Chamaram 2 DBA's para cuidar do caso aqui , não tenho o knowhow
> sufuciente
> > > pra cuidar do caso, mas eles fizeram o seguinte, droparam a
> tablespace
> > > temporaria , deram o shutdown no banco, e criaram outra, agora o
> smon está
> > > rodando direto , sorry, o smon ja estava rodando antes, mas agora
> está
> > > pegando 70% da CPU, e continuamos com o mesmo problema,  estou
> esperando
> > > eles chegarem e colher maiores informações .
> > >
> > > Agradeço à lista mais uma vez.
> > >
> > > Aldo Beleza.
> > >
> > > Em 09/10/06, jlchiappa <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> > > >
> > > > Verdade, quando se fala em performance de ordenação a primeira
> coisa
> > > > que se pensa é nos params sort_area_nn, hash_area_nn e
> assemelhados,
> > > > MAS não podemos esquecer que na msg o colega lá fala :
> > > >
> > > > "erro ora-0600 [6731]"
> > > >
> > > > ==> e como SEMPRE, SEMPRE, absolutamente TODO e QUALQUER erro
> ORA-600
> > > > significa "bug encontrado, acionar Suporte Oracle ao ao menos
> > > > pesquisar

Re: [oracle_br] Re: Lentidão no Oracle ao fazer consultas com order by e group by

2006-10-09 Por tôpico Aldo Moreira Beleza
Ah e ja foi feita a sugestão descrita no Metalink.

2006/10/9, Aldo Moreira Beleza <[EMAIL PROTECTED]>:
>
> o Metalink diz o seguinte :
>
> There was a bug:1395086 in Oracle8i
> "An ORA-600 [6731] can occur if an update / delete
> operation tries to modify a chained row if block level
> recovery has recovered the row head-piece but not the
> chained row pieces."
>
> Workaround:
> Set the following parameter in init.ora and restart
> the instance:
> _enable_block_level_transaction_recovery=FALSE
> When this parameter is set to false, the error won't
> happen again.
> Row locks of failed transactions will be recovered the
> same way as before block level transaction recovery
> was available.
>
> Chamaram 2 DBA's para cuidar do caso aqui , não tenho o knowhow sufuciente
> pra cuidar do caso, mas eles fizeram o seguinte, droparam a tablespace
> temporaria , deram o shutdown no banco, e criaram outra, agora o smon está
> rodando direto , sorry, o smon ja estava rodando antes, mas agora está
> pegando 70% da CPU, e continuamos com o mesmo problema,  estou esperando
> eles chegarem e colher maiores informações .
>
> Agradeço à lista mais uma vez.
>
> Aldo Beleza.
>
> Em 09/10/06, jlchiappa <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> >
> > Verdade, quando se fala em performance de ordenação a primeira coisa
> > que se pensa é nos params sort_area_nn, hash_area_nn e assemelhados,
> > MAS não podemos esquecer que na msg o colega lá fala :
> >
> > "erro ora-0600 [6731]"
> >
> > ==> e como SEMPRE, SEMPRE, absolutamente TODO e QUALQUER erro ORA-600
> > significa "bug encontrado, acionar Suporte Oracle ao ao menos
> > pesquisar no metalink casos semelhantes", sem sombra de dúvida.
> >
> > []s
> >
> > Chiappa
> >
> > ===
> > Participe do ENPO - Encontro de Profissionais Oracle 2006 !
> > Informações e inscrições em www.enpo-br.org
> > José Laurindo Chiappa, Palestrante ENPO-2006
> > ===
> >
> > --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Sandro Niederauer"
> > <[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> > >
> > > Se o problema só ocorre quando se coloca o ORDER BY, então é porque
> > o
> > > SORT_AREA_SIZE está muito pequeno.
> > >
> > > Sandro
> > >
> > >
> > > 2006/10/7, Aldo Moreira Beleza <[EMAIL PROTECTED]>:
> > > >
> > > > Pessoal ,
> > > >
> > > > Estou com um problema de lentidão no oralcle, a maquina não esta
> > > > sobrecarregada, mas ao fazer consultas no banco estou tendo
> > problemas de
> > > > lentidão, um select simples em 1 tabela de 5000 registros não
> > consegue
> > > > trazer o resultset, isso só ocorre quando coloco order by, sem
> > ele a
> > > > resposta é intantanea, já olhei a tablespace temporária e há
> > espaço
> > > > suficiente nela, nesta madrugada deu um erro ora-0600 [6731] .
> > Alguem sabe
> > > > o
> > > > que pode estaro ocorrendo ??
> > > >
> > > > Grato,
> > > >
> > > > Aldo Beleza.
> > > >
> > > >
> > > > [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
> > > >
> > > >
> > > >
> > >
> > >
> > > [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
> > >
> >
> >
> >
> >
> > 
> >
>
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



--
Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira 
responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--__
Vem aí: ENPO-BR 2006 - Encontro Nacional de Profissionais Oracle
VISITE: http://www.enpo-br.org/ - Dia 11/11 "Vagas Limitadas"
__
Este Grupo recebe o apoio da SQL Magazine - www.devmedia.com.br/sqlmagazine  
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 





Re: [oracle_br] Re: Lentidão no Oracle ao fazer consultas com order by e group by

2006-10-09 Por tôpico Aldo Moreira Beleza
o Metalink diz o seguinte :

There was a bug:1395086 in Oracle8i
"An ORA-600 [6731] can occur if an update / delete
operation tries to modify a chained row if block level
recovery has recovered the row head-piece but not the
chained row pieces."

Workaround:
Set the following parameter in init.ora and restart
the instance:
_enable_block_level_transaction_recovery=FALSE
When this parameter is set to false, the error won't
happen again.
Row locks of failed transactions will be recovered the
same way as before block level transaction recovery
was available.

Chamaram 2 DBA's para cuidar do caso aqui , não tenho o knowhow sufuciente
pra cuidar do caso, mas eles fizeram o seguinte, droparam a tablespace
temporaria , deram o shutdown no banco, e criaram outra, agora o smon está
rodando direto , sorry, o smon ja estava rodando antes, mas agora está
pegando 70% da CPU, e continuamos com o mesmo problema,  estou esperando
eles chegarem e colher maiores informações .

Agradeço à lista mais uma vez.

Aldo Beleza.

Em 09/10/06, jlchiappa <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>
> Verdade, quando se fala em performance de ordenação a primeira coisa
> que se pensa é nos params sort_area_nn, hash_area_nn e assemelhados,
> MAS não podemos esquecer que na msg o colega lá fala :
>
> "erro ora-0600 [6731]"
>
> ==> e como SEMPRE, SEMPRE, absolutamente TODO e QUALQUER erro ORA-600
> significa "bug encontrado, acionar Suporte Oracle ao ao menos
> pesquisar no metalink casos semelhantes", sem sombra de dúvida.
>
> []s
>
> Chiappa
>
> ===
> Participe do ENPO - Encontro de Profissionais Oracle 2006 !
> Informações e inscrições em www.enpo-br.org
> José Laurindo Chiappa, Palestrante ENPO-2006
> ===
>
> --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Sandro Niederauer"
> <[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> >
> > Se o problema só ocorre quando se coloca o ORDER BY, então é porque
> o
> > SORT_AREA_SIZE está muito pequeno.
> >
> > Sandro
> >
> >
> > 2006/10/7, Aldo Moreira Beleza <[EMAIL PROTECTED]>:
> > >
> > > Pessoal ,
> > >
> > > Estou com um problema de lentidão no oralcle, a maquina não esta
> > > sobrecarregada, mas ao fazer consultas no banco estou tendo
> problemas de
> > > lentidão, um select simples em 1 tabela de 5000 registros não
> consegue
> > > trazer o resultset, isso só ocorre quando coloco order by, sem
> ele a
> > > resposta é intantanea, já olhei a tablespace temporária e há
> espaço
> > > suficiente nela, nesta madrugada deu um erro ora-0600 [6731] .
> Alguem sabe
> > > o
> > > que pode estaro ocorrendo ??
> > >
> > > Grato,
> > >
> > > Aldo Beleza.
> > >
> > >
> > > [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
> > >
> > >
> > >
> >
> >
> > [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
> >
>
>
>
>
> 
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



--
Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira 
responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--__
Vem aí: ENPO-BR 2006 - Encontro Nacional de Profissionais Oracle
VISITE: http://www.enpo-br.org/ - Dia 11/11 "Vagas Limitadas"
__
Este Grupo recebe o apoio da SQL Magazine - www.devmedia.com.br/sqlmagazine  
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [oracle_br] Lentidão no Oracle ao fazer consultas com order by e group by

2006-10-07 Por tôpico Aldo Moreira Beleza
O SHARED POOL SIZE ESTA COM 200MB E O CACHE SIZE ESTÁ EM 970MB

2006/10/7, Aldo Moreira Beleza <[EMAIL PROTECTED]>:
>
> Ah meu oracle esta rodando em hp-unix e a versão é 8.1.7
>
> Em 07/10/06, Willian Frasson <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> >
> > ah veja o dba_cache_size tb
> >   abçs..
> >
> > Aldo Moreira Beleza <[EMAIL PROTECTED] > escreveu:
> >   Pessoal ,
> >
> > Estou com um problema de lentidão no oralcle, a maquina não esta
> > sobrecarregada, mas ao fazer consultas no banco estou tendo problemas de
> > lentidão, um select simples em 1 tabela de 5000 registros não consegue
> > trazer o resultset, isso só ocorre quando coloco order by, sem ele a
> > resposta é intantanea, já olhei a tablespace temporária e há espaço
> > suficiente nela, nesta madrugada deu um erro ora-0600 [6731] . Alguem
> > sabe o
> > que pode estaro ocorrendo ??
> >
> > Grato,
> >
> > Aldo Beleza.
> >
> >
> > [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
> >
> >
> >
> >
> > -
> > Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador
> > agora!
> >
> > [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
> >
> > 
> >
>
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



--
Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira 
responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--__
Vem aí: ENPO-BR 2006 - Encontro Nacional de Profissionais Oracle
VISITE: http://www.enpo-br.org/ - Dia 11/11 "Vagas Limitadas"
__
Este Grupo recebe o apoio da SQL Magazine - www.devmedia.com.br/sqlmagazine  
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [oracle_br] Lentidão no Oracle ao fazer consultas com order by e group by

2006-10-07 Por tôpico Aldo Moreira Beleza
Ah meu oracle esta rodando em hp-unix e a versão é 8.1.7

Em 07/10/06, Willian Frasson <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>
> ah veja o dba_cache_size tb
>   abçs..
>
> Aldo Moreira Beleza <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>   Pessoal ,
>
> Estou com um problema de lentidão no oralcle, a maquina não esta
> sobrecarregada, mas ao fazer consultas no banco estou tendo problemas de
> lentidão, um select simples em 1 tabela de 5000 registros não consegue
> trazer o resultset, isso só ocorre quando coloco order by, sem ele a
> resposta é intantanea, já olhei a tablespace temporária e há espaço
> suficiente nela, nesta madrugada deu um erro ora-0600 [6731] . Alguem sabe
> o
> que pode estaro ocorrendo ??
>
> Grato,
>
> Aldo Beleza.
>
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
>
>
>
> -
> Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!
>
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
> 
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



--
Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira 
responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--__
Vem aí: ENPO-BR 2006 - Encontro Nacional de Profissionais Oracle
VISITE: http://www.enpo-br.org/ - Dia 11/11 "Vagas Limitadas"
__
Este Grupo recebe o apoio da SQL Magazine - www.devmedia.com.br/sqlmagazine  
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




[oracle_br] Lentidão no Oracle ao fazer consultas com order by e group by

2006-10-07 Por tôpico Aldo Moreira Beleza
Pessoal ,

 Estou com um problema de lentidão no oralcle, a maquina não esta
sobrecarregada, mas ao fazer consultas no banco estou tendo problemas de
lentidão, um select simples em 1 tabela de 5000 registros não consegue
trazer o resultset, isso só ocorre quando coloco order by, sem ele a
resposta é intantanea, já olhei a tablespace temporária e há espaço
suficiente nela, nesta madrugada deu um erro ora-0600 [6731] . Alguem sabe o
que pode estaro ocorrendo ??

Grato,

Aldo Beleza.


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



--
Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira 
responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--__
Vem aí: ENPO-BR 2006 - Encontro Nacional de Profissionais Oracle
VISITE: http://www.enpo-br.org/ - Dia 11/11 "Vagas Limitadas"
__
Este Grupo recebe o apoio da SQL Magazine - www.devmedia.com.br/sqlmagazine  
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [oracle_br] ORA-00972: identifier is too long

2006-06-22 Por tôpico Aldo Moreira Beleza
vc esta executando dentro de um programa ??

2006/6/22, Tathyanna Pelegrinni <[EMAIL PROTECTED]>:
>
>  Não. São vários "join".
>
> A query é enorme! Mas nenhum nome de coluna ou de tabela ultrapassa 30
> caracteres.
>
> Quer q mande a query?
>
>
>
> On 6/22/06, Roberto Oshikawa <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> >
> >  Vc esta apenas fazendo Select * from peca_merch_assoc ?
> > Tem como encaminhar a consulta caso seja diferente ?
> >
> >
> > 2006/6/22, Tathyanna Pelegrinni <[EMAIL PROTECTED]>:
> >
> > >
> > >  Olá,
> > >
> > > Tenho uma tabela no banco de nome 'peca_merch_assoc'
> > > A descrição dela é a seguinte:
> > >
> > > SQL> desc peca_merch_assoc
> > > Name  Type Nullable Default Comments
> > > -   --- 
> > > NUM_SEQ_PECA_MERCH_ASSOC  NUMBER(8)
> > > NUM_SEQ_PECA_MERCH_ASSODA NUMBER(6)
> > > NUM_SEQ_PECA_MERCHNUMBER(6)
> > > QTD_PECA_MERCH_UTILDO NUMBER(3)
> > > NOM_USUAR_INCLVARCHAR2(15)
> > > DAT_INCL_REG  DATE
> > > NUM_SEQ_ITEM_PECA_MERCH   NUMBER(6)Y
> > > NOM_USUAR_ALTER   VARCHAR2(15) Y
> > > DAT_ALTER_REG DATE Y
> > >
> > >
> > >
> > > ... e eu quero fazer uma consulta nela.
> > > Toda vez q executo uma query, me aparece o seguinte erro:
> > >
> > > ORA-00972: identifier is too long
> > >
> > >
> > > O nome da tabela e das colunas tem menos de 26 caracteres ... qual a
> > > razão do erro
> > >
> > >
> > >
> > > Thanks,
> > > Tathyanna.
> > >
> > >
> >
> >
> > [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
> >
> >
> >
>
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>
> 
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



--
Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira 
responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--__

Este Grupo recebe o apoio da SQL Magazine - www.devmedia.com.br/sqlmagazine 
__
O grupo Oracle_br não aceita anexos. Quando oferecer algum arquivo, tenha o 
link do mesmo para evitar trafego(pedidos) desnecessário. 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [oracle_br] Re: Dúvida com tamanho de campos

2006-03-28 Por tôpico Aldo Moreira Beleza
Muito obrigado pela explicação  Chiappa,

 Tem uma outra razão de eu perguntar isso, é que tenho tabelas no BD, que
foram criadas com os tipos numericos  defaults, e foi me dito também que
estariam ocupando mais espaços do que se as tivesse declarado especificando
a precisão.Agora tenho como argumentar.

Valeu ;) []'s

Aldo.

Em 28/03/06, jlchiappa <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>
> Seguinte : realmente se vc deixa um campo como NUMBER e outro como
> NUMBER(3), e o usuário informa (digamos) o valor 100 para ambos, seja
> como NUMBER seja como NUMBER(3) dois bytes serão gastos (o bd
> guarda "compactados" valores numéricos) :
>
> [EMAIL PROTECTED]:SQL>create table TTT (c1 number, c2 number(3));
>
> Tabela criada.
>
> [EMAIL PROTECTED]:SQL>insert into TTT values(100, 100);
>
> 1 linha criada.
>
> [EMAIL PROTECTED]:SQL>select c1, length(c1), vsize(c1), c2, length(c2), vsize
> (c2) from TTT;
>
> C1 LENGTH(C1) VSIZE(C1)  C2 LENGTH(C2) VSIZE(C2)
> --- -- - --- -- -
> 100  3 2 100  3 2
>
> Acontece porém que tamanho e precisão são SEGURANÇAS pros seus
> dados, um campo NUMBER sem definição VAI permitir que o usuário
> informe QUALQUER valor até o máximo de 38 dígitos (que logicamente
> VAI consumir um espaço correspondente), já o NUMBER(3) vai REJEITAR
> entradas maiores :
>
> [EMAIL PROTECTED]:SQL>insert into TTT values(1234567890, 98765432);
> insert into TTT values(1234567890, 98765432)
>*
> ERRO na linha 1:
> ORA-01438: valor maior que a precisão especificada usado para esta
> coluna
>
> Quanto à outros tipos numéricos não-Oracle (como FLOAT, INTEGER, etc)
> eles serão tratados como NUMBER com as máscaras apropriadas, assim um
> INTEGER padrão ANSI nada mais é do que um NUMBER(38). No
> manual "Oracle SQL Reference" capítulo de Datatypes, isso é
> documentado em detalhes.  Quanto à VARCHAR2, vc necessariamente tem
> que informar o tamanho máximo :
>
> [EMAIL PROTECTED]:SQL>create table TT (c1 varchar2);
> create table TT (c1 varchar2)
> *
> ERRO na linha 1:
> ORA-00906: parêntese esquerdo ausente
>
>
> [EMAIL PROTECTED]:SQL>create table TT (c1 varchar2(10));
>
> Tabela criada.
>
> e como ele é variável, a qquer momento ele pode usar até esse tamanho
> máximo informado, se a informação a armazenar é menor, apenas os
> bytes usados serão usados :
>
> [EMAIL PROTECTED]:SQL>insert into TT values('ABCDE');
>
> 1 linha criada.
>
> [EMAIL PROTECTED]:SQL>insert into TT values('ABCDEFGHIJ');
>
> 1 linha criada.
>
> [EMAIL PROTECTED]:SQL>select c1, length(c1), vsize(c1) from TT;
>
> C1 LENGTH(C1)  VSIZE(C1)
> -- -- --
> ABCDE   5  5
> ABCDEFGHIJ 10 10
>
>
> ==> No caso de caracteres, ainda há a questão de que vc PODE,
> opcionalmente, configurar o banco para aceitar strings em línguas não-
> ocidentais com mais de 255 caracteres (como chinês, árabe, etc),
> nessas línguas cada caracter ocupa 2 bytes, num caso desses os 10
> caracteres do exemplo acima ocupariam 20 bytes, no mesmo manual isso
> é explicado também.
>
> []s
>
> Chiappa
> --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Aldo Moreira Beleza"
> <[EMAIL PROTECTED]> escreveu
>
> >
> > Bom dia pessoal ,
> >
> >Alguém  poderia me tirar uma  dúvida com relação ao tamanhos de
> campos
> > com tipo numerico , um amigo me informou que não havia diferença em
> declarar
> > por exemplo um number(3) pois internamente o Oralce armazenaria
> com  o
> > tamanho default dele, isto procede? Se for verdade como o oracle
> trata
> > outros tipos, como varchar e float?
> >
> > Agradeço desde já,
> >
> > Aldo Beleza.
> >
> >
> > [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
> >
>
>
>
>
>
>
>
>
> --
> Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira
> responsabilidade de seus remetentes.
> Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/
>
> --__
>
> Este Grupo recebe o apoio da SQL Magazine -
> www.devmedia.com.br/sqlmagazine
> __

[oracle_br] Dúvida com tamanho de campos

2006-03-28 Por tôpico Aldo Moreira Beleza
Bom dia pessoal ,

   Alguém  poderia me tirar uma  dúvida com relação ao tamanhos de campos
com tipo numerico , um amigo me informou que não havia diferença em declarar
por exemplo um number(3) pois internamente o Oralce armazenaria com  o
tamanho default dele, isto procede? Se for verdade como o oracle trata
outros tipos, como varchar e float?

Agradeço desde já,

Aldo Beleza.


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



--
Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira 
responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--__

Este Grupo recebe o apoio da SQL Magazine - www.devmedia.com.br/sqlmagazine 
__
O grupo Oracle_br não aceita anexos. Quando oferecer algum arquivo, tenha o 
link do mesmo para evitar trafego(pedidos) desnecessário. 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [oracle_br] Problemas estranhos de QUERY com JOIN

2006-02-02 Por tôpico Aldo Moreira Beleza
Olá Bruno ,

Pelo que vi no seu select vc tem duas claúsulas no seu select

("dbo"."c_par_cob"."ID_PARCELA"="dbo"."fato_divida"."ID_PARCELA") AND
("dbo"."c_cad_economico"."ID_CAD_ECONOMICO"="dbo"."fato_divida"."ID_CAD_ECONOMICO")

vc tem que experimentar as duas condições pra ter um resultado exato.

[]'s

Aldo.




Em 01/02/06, Bruno <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>
> Pessoal,
> Notei uma coisa muito estranha numa query e gostaria de compartilhar com
> voçês para ver se alguem já passou por situação parecida.
> A situação é a seguinte:
> Tenho essa query que nao me retorna dado nenhum devido ao ultimo join
>
> SELECT "dbo"."c_tributos"."COD_TRIBUTO",
> "dbo"."c_construcoes"."TIPO_CONSTRUCAO",
> "dbo"."c_face"."CEP", "dbo"."c_testade"."SEQUENCIA",
> "dbo"."c_contribuinte"."NATUREZA_JURIDICA",
> "dbo"."c_unidades_imob"."ISENCAO_TAXA", "dbo"."c_cobrancas"."DEVOLUCAO",
> "dbo"."c_cad_economico"."AITIVIDADE", "dbo"."fato_divida"."VL_NOMINAL"
>
> FROM "dbo"."fato_divida", "dbo"."c_tributos", "dbo"."c_construcoes",
> "dbo"."c_unidades_imob", "dbo"."c_face",
> "dbo"."c_testade", "dbo"."c_contribuinte", "dbo"."c_cobrancas",
> "dbo"."c_par_cob", "dbo"."c_cad_economico"
>
> WHERE
> ("dbo"."fato_divida"."ID_TRIBUTO_DEVIDO"="dbo"."c_tributos"."ID_TRIBUTO_IMP")
>
> AND
> ("dbo"."c_construcoes"."ID_CONSTRUCAO"="dbo"."c_unidades_imob"."ID_CONSTRUCAO")
>
> AND
> ("dbo"."c_unidades_imob"."ID_UNIDADE_IMOB"="dbo"."fato_divida"."ID_UNIDADE_IMOB")
>
> AND
> ("dbo"."c_face"."ID_FACEQUADRA_IMOB"="dbo"."c_testade"."ID_FACEQUADRA_IMOB")
>
> AND
> ("dbo"."c_unidades_imob"."ID_TESTADA_IMOB"="dbo"."c_testade"."ID_TESTADA_IMOB")
>
> AND
> ("dbo"."c_contribuinte"."ID_CONTRIBUINTE"="dbo"."c_cobrancas"."ID_CONTRIBUINTE")
>
> AND
> ("dbo"."c_par_cob"."ID_COBRANCA"="dbo"."c_cobrancas"."ID_COBRANCA") AND
> ("dbo"."c_par_cob"."ID_PARCELA"="dbo"."fato_divida"."ID_PARCELA") AND
>
> ("dbo"."c_cad_economico"."ID_CAD_ECONOMICO"="dbo"."fato_divida"."ID_CAD_ECONOMICO")
>
> O engraçado é que se eu rodo a seguinte query retorna os registros
>
> SELECT "dbo"."c_cad_economico"."AITIVIDADE"
> FROM  "dbo"."c_cad_economico" , "dbo"."fato_divida"
> WHERE
>
> ("dbo"."c_cad_economico"."ID_CAD_ECONOMICO"="dbo"."fato_divida"."ID_CAD_ECONOMICO")
>
>
> Alguem poderia me explicar o pq disso
>
> Obrigado pela atenção
> Bruno
>
>
>
>
>
>
>
> --
> Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira
> responsabilidade de seus remetentes.
> Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/
>
> --__
> Moderador e Fundador: Dorian Anderson Soutto [EMAIL PROTECTED]
> __
>
>
>   *Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:*   PUBLICIDADE
> 
> --
> *Links do Yahoo! Grupos*
>
>- Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
>http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/
>
>- Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
>[EMAIL PROTECTED]<[EMAIL PROTECTED]>
>
>- O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do
>Serviço do Yahoo! .
>
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



--
Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira 
responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--__
Moderador e Fundador: Dorian Anderson Soutto [EMAIL PROTECTED]
__ 
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html

 




Re: [oracle_br] SELECT retornado por uma PROCEDURE

2005-12-27 Por tôpico Aldo Moreira Beleza
Olá gilberto,

vc pode usar o dbms_output.putline.

abraços,

Aldo Beleza
Em 26/12/05, gibajr <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>
> Olah amigos,
>
> Estou tentando fazer uma PROCEDURE retornar o resultado de um SELECT.
>
> Tentei alguma coisa e não consegui. Alguém tem uma solução?
>
> Grato
>
> Gilberto
>
>
>
>
>
>
>
>
> --
> Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira
> responsabilidade de seus remetentes.
> Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/
>
> --_
> Area de download do grupo - http://www.4shared.com/dir/101727/a4dcc423
>
>
>   *Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:*   PUBLICIDADE
>
> 
> --
> *Links do Yahoo! Grupos*
>
>- Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
>http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/
>
>- Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
>[EMAIL PROTECTED]<[EMAIL PROTECTED]>
>
>- O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do
>Serviço do Yahoo! .
>
>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]





--
Atenção! As mensagens deste grupo são de acesso público e de inteira 
responsabilidade de seus remetentes.
Acesse: http://www.mail-archive.com/oracle_br@yahoogrupos.com.br/ 
--_
Area de download do grupo - http://www.4shared.com/dir/101727/a4dcc423  
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
[EMAIL PROTECTED]

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html