Re: [pgbr-geral] Dúvida sobre WORK_MEM

2011-04-06 Por tôpico Fábio Telles Rodriguez
Em 5 de abril de 2011 19:55, Flavio Henrique Araque Gurgel
fha...@gmail.com escreveu:
           Apenas para ratificar então, o work_mem é por conexão, mas é um
 limitador apenas, não uma memória préalocada, ok?

 O work_mem não é por conexão.

Não é esta a minha interpretação e a minha experiência.
 Do manual:
 Note that for a complex query, several sort or hash operations might
 be running in parallel; each operation will be allowed to use as much
 memory as this value specifies before it starts to write data into
 temporary files.

Tradução livre: Note que para uma consulta complexa, algumas
operações de hash ou ordenação poderão estar rodando em paralelo; cada
operação poderá usar tanta memória quanto o especificado por este
valor, antes de iniciar a escrita nos arquivos temporários.


 Explica que o work_mem pode ser alocado diversas vezes numa consulta complexa.
 Sim, o work_mem é um limite, não é uma alocação imediata.
Ok, mas é um limite POR sessão e não para todo o cluster, como é o
SHARED_BUFFERS. Confere?

Apenas reforçando, logo em seguida, na mesma documentação temos:

Also, several running sessions could be doing such operations
concurrently. Therefore, the total memory used could be many times the
value of work_mem; it is necessary to keep this fact in mind when
choosing the value.

Tradução livre: Além disso, várias sessões podem estar rodando estas
operações concorrentemente. Então o total de memória utilizada pode
ser várias vezes o valor de WORK_MEM; é necessário ter este fato em
mente quando for escolher este valor.

Desta forma, o cálculo do WORK_MEM deve sim levar em conta o número
máximo de conexões. Veja a recomendação do Gregory Smith em
PostgreSQL 9.0 Hight Performance:

In practice, there aren't that many sorts going on in a typical
query, usually only
one or two. And not every client that's active will be sorting at the
same time. The
normal guidance for work_mem is to consider how much free RAM is around after
shared_buffers is allocated (the same OS caching size figure needed to compute
effective_cache_size), divide by max_connections, and then take a fraction of
that figure; a half of that would be an aggressive work_mem value. In
that case, only
if every client had two sorts active all at the same time would the
server be likely
to run out of memory, which is an unlikely scenario.

Espero com isso ter clareado o assunto.

-- 
Atenciosamente,
Fábio Telles Rodriguez
blog: http://www.midstorm.org/~telles/
e-mail / gtalk / MSN: fabio.tel...@gmail.com
Skype: fabio_telles
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Dúvida sobre WORK_MEM

2011-04-06 Por tôpico Euler Taveira de Oliveira
Em 05-04-2011 19:55, Flavio Henrique Araque Gurgel escreveu:
 O work_mem não é por conexão.

O valor de work_mem não é nem por conexão nem por agrupamento. Numa mesma 
consulta o valor utilizado pode ser n * work_mem, onde n depende da consulta. 
Eu utilizo um método diferente dos colegas: (i) ajusto um valor baixo 
(tipicamente 1MB ou 2MB), (ii) habilito a gravação de todos os arquivos 
temporários (log_temp_files = 0), (iii) coleto os valores do log após algum 
tempo e (iv) avalio o desvio padrão e a regularidade das consultas para pegar 
um valor entre o 75º percentil e 95º percentil.


-- 
   Euler Taveira de Oliveira
   http://www.timbira.com/
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Dúvida sobre WORK_MEM

2011-04-06 Por tôpico Roberto Mello
2011/4/6 Euler Taveira de Oliveira eu...@timbira.com

 O valor de work_mem não é nem por conexão nem por agrupamento. Numa mesma
 consulta o valor utilizado pode ser n * work_mem, onde n depende da
 consulta.
 Eu utilizo um método diferente dos colegas: (i) ajusto um valor baixo
 (tipicamente 1MB ou 2MB), (ii) habilito a gravação de todos os arquivos
 temporários (log_temp_files = 0), (iii) coleto os valores do log após algum
 tempo e (iv) avalio o desvio padrão e a regularidade das consultas para
 pegar
 um valor entre o 75º percentil e 95º percentil.


Gostei!

Roberto
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Dúvida sobre WORK_MEM

2011-04-06 Por tôpico Fábio Telles Rodriguez
Em 6 de abril de 2011 09:34, Euler Taveira de Oliveira
eu...@timbira.com escreveu:
 Em 05-04-2011 19:55, Flavio Henrique Araque Gurgel escreveu:
 O work_mem não é por conexão.

 O valor de work_mem não é nem por conexão nem por agrupamento. Numa mesma
 consulta o valor utilizado pode ser n * work_mem, onde n depende da consulta.
 Eu utilizo um método diferente dos colegas: (i) ajusto um valor baixo
 (tipicamente 1MB ou 2MB), (ii) habilito a gravação de todos os arquivos
 temporários (log_temp_files = 0), (iii) coleto os valores do log após algum
 tempo e (iv) avalio o desvio padrão e a regularidade das consultas para pegar
 um valor entre o 75º percentil e 95º percentil.

Perfeito. Gostei mesmo. Vou testar.

[]s
-- 
Atenciosamente,
Fábio Telles Rodriguez
blog: http://www.midstorm.org/~telles/
e-mail / gtalk / MSN: fabio.tel...@gmail.com
Skype: fabio_telles
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Plano de Execução e Otimização - EXPLAINT

2011-04-06 Por tôpico izana souza torres
Flavio , mesmo assim não conseguir , sinceramento não sei pq não aparece o
modo gráfico da análise do plano de
consulta, teria outra sugestão para me dar ?

Em 5 de abril de 2011 18:46, Flavio Henrique Araque Gurgel fha...@gmail.com
 escreveu:

 Não escreva EXPLAIN.
 Coloque apenas sua consulta e clique no botão Explain do PgAdmin.

 Em 1 de abril de 2011 09:26, izana souza torres
 izanator...@gmail.com escreveu:
  Nobre colegas, estou usando o PgAdmin3, e executo uma  Query
 
  Explain SELECT * FROM aluno
 
 
 
  Blz ele me mostra o planto de execução e tudo mais na paleta Saída de
 Dado,
  mas quanto eu
 
  clico na paleta do lato chamada EXPLAIN ele não me mostrar o visual das
  tabelas e como será
 
  feito a execução, pergunto é necessário realizar alguma configuração
  especial no PGadmin3 para
 
  eu conseguir  visualizar isso na paleta EXPLAIN do pgadmin3
 
 
 
  Nesse link e autor faz exatamente o que eu não consigo realizar
 
  http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=7263
 
 
 
  Muito obrigado.
 
  ___
  pgbr-geral mailing list
  pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
  https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
 
 
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Reset statio

2011-04-06 Por tôpico Euler Taveira de Oliveira
Em 31-03-2011 23:05, Fábio Gibon - Comex System escreveu:
 num ambiente com post 8.4 executei o pg_stat_reset(), os dados vistos em
 pg_stat_all_tables (por exemplo) ficaram zerados conforme o esperado,
 porém dados da pg_statio_... ainda permanecem, tem uma forma de zerá-los?

A estrutura que armazena ambas estatísticas (bd + i/o) é destruída quando 
pg_stat_reset() é executado. Talvez você tenha consultado muito rápido ( 
500ms) os valores após a execução de pg_stat_reset()?


-- 
   Euler Taveira de Oliveira
   http://www.timbira.com/
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Qtde registros processados while e dblink

2011-04-06 Por tôpico Euler Taveira de Oliveira
Em 01-04-2011 11:54, Tiago Valério escreveu:
 1-Existe uma quantidade máxima de registros que um while pode processar
 dentro de uma function?

Não.

 2-Em um dblink existe uma quantidade máxima para ser utilizado?

Não.

 A um tempo atrás fiz um dblink entre dois databases no mesmo servidor
 para recriar uma tabela de 20 milhoes de registros aproximadamente e o
 database entrou em recorery mode

Sem investigar o que causou a queda do servidor fica difícil dizer o que 
ocorreu. O que apareceu nos logs?


-- 
   Euler Taveira de Oliveira
   http://www.timbira.com/
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Plano de Execução e Otimização - EXPLAINT

2011-04-06 Por tôpico Flavio Henrique Araque Gurgel
Versão do PgAdmin?

Em 6 de abril de 2011 09:54, izana souza torres
izanator...@gmail.com escreveu:
 Flavio , mesmo assim não conseguir , sinceramento não sei pq não aparece o
 modo gráfico da análise do plano de
 consulta, teria outra sugestão para me dar ?

 Em 5 de abril de 2011 18:46, Flavio Henrique Araque Gurgel
 fha...@gmail.com escreveu:

 Não escreva EXPLAIN.
 Coloque apenas sua consulta e clique no botão Explain do PgAdmin.

 Em 1 de abril de 2011 09:26, izana souza torres
 izanator...@gmail.com escreveu:
  Nobre colegas, estou usando o PgAdmin3, e executo uma  Query
 
  Explain SELECT * FROM aluno
 
 
 
  Blz ele me mostra o planto de execução e tudo mais na paleta Saída de
  Dado,
  mas quanto eu
 
  clico na paleta do lato chamada EXPLAIN ele não me mostrar o visual das
  tabelas e como será
 
  feito a execução, pergunto é necessário realizar alguma configuração
  especial no PGadmin3 para
 
  eu conseguir  visualizar isso na paleta EXPLAIN do pgadmin3
 
 
 
  Nesse link e autor faz exatamente o que eu não consigo realizar
 
  http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=7263
 
 
 
  Muito obrigado.
 
  ___
  pgbr-geral mailing list
  pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
  https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
 
 
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Qtde registros processados while e dblink

2011-04-06 Por tôpico Charles Viana
2011/4/6 Euler Taveira de Oliveira eu...@timbira.com

 Em 01-04-2011 11:54, Tiago Valério escreveu:
  1-Existe uma quantidade máxima de registros que um while pode processar
  dentro de uma function?
 
 Não.


  Depende, vc não pode ter mais do que 2^32-1 comandos em uma transação.


   2-Em um dblink existe uma quantidade máxima para ser utilizado?
 
 Não.

  A um tempo atrás fiz um dblink entre dois databases no mesmo servidor
  para recriar uma tabela de 20 milhoes de registros aproximadamente e o
  database entrou em recorery mode
 
 Sem investigar o que causou a queda do servidor fica difícil dizer o que
 ocorreu. O que apareceu nos logs?


 --
   Euler Taveira de Oliveira
   http://www.timbira.com/
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral




-- 
Charles Viana.

Tel Celular: (19) 8118-6705

Email:
  charles.vi...@gmail.com
  charlesrvi...@hotmail.com
  cr_vi...@yahoo.com.br
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Qtde registros processados while e dblink

2011-04-06 Por tôpico Euler Taveira de Oliveira
Em 06-04-2011 11:04, Charles Viana escreveu:
 2011/4/6 Euler Taveira de Oliveira eu...@timbira.com
 mailto:eu...@timbira.com

 Em 01-04-2011 11:54, Tiago Valério escreveu:
   1-Existe uma quantidade máxima de registros que um while pode
 processar
   dentro de uma function?
  
 Não.


Depende, vc não pode ter mais do que 2^32-1 comandos em uma transação.

Em nenhum momento ele mencionou *comandos* e sim *registros*.


-- 
   Euler Taveira de Oliveira
   http://www.timbira.com/
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Dúvida sobre WORK_MEM

2011-04-06 Por tôpico Fábio Gibon - Comex System
O que é o estudo...:)

Vou testar assim, muito obrigado.

sds
Fábio Gibon
- Original Message - 
From: Euler Taveira de Oliveira eu...@timbira.com
To: pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
Sent: Wednesday, April 06, 2011 9:34 AM
Subject: Re: [pgbr-geral] Dúvida sobre WORK_MEM


Em 05-04-2011 19:55, Flavio Henrique Araque Gurgel escreveu:
 O work_mem não é por conexão.

O valor de work_mem não é nem por conexão nem por agrupamento. Numa mesma
consulta o valor utilizado pode ser n * work_mem, onde n depende da
consulta.
Eu utilizo um método diferente dos colegas: (i) ajusto um valor baixo
(tipicamente 1MB ou 2MB), (ii) habilito a gravação de todos os arquivos
temporários (log_temp_files = 0), (iii) coleto os valores do log após algum
tempo e (iv) avalio o desvio padrão e a regularidade das consultas para
pegar
um valor entre o 75º percentil e 95º percentil.


-- 
   Euler Taveira de Oliveira
   http://www.timbira.com/
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Qtde registros processados while e dblink

2011-04-06 Por tôpico Charles Viana
Então se ele fizer, um while em uma tabela com 150 milhoes de registros e
comparando com uma outra de 30 milhoes,isso da 4.500.000.000 que é maior que
2^32-1 não ocorrera um erro ?

2011/4/6 Euler Taveira de Oliveira eu...@timbira.com

 Em 06-04-2011 11:04, Charles Viana escreveu:
  2011/4/6 Euler Taveira de Oliveira eu...@timbira.com
  mailto:eu...@timbira.com
 
  Em 01-04-2011 11:54, Tiago Valério escreveu:
1-Existe uma quantidade máxima de registros que um while pode
  processar
dentro de uma function?
   
  Não.
 
 
 Depende, vc não pode ter mais do que 2^32-1 comandos em uma transação.
 
 Em nenhum momento ele mencionou *comandos* e sim *registros*.


 --
Euler Taveira de Oliveira
   http://www.timbira.com/
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Qtde registros processados while e dblink

2011-04-06 Por tôpico Leandro DUTRA
2011/4/6 Charles Viana charles.vi...@gmail.com:
 Então se ele fizer, um while em uma tabela com 150 milhoes de registros e
 comparando com uma outra de 30 milhoes,isso da 4.500.000.000 que é maior que
 2^32-1 não ocorrera um erro ?

Se ele fizer a comparação da maneira mais burra possível, sim: com um
comando por registro…


-- 
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
+55 (11) 9406 7191        ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Implantacao e Suporte

2011-04-06 Por tôpico Leandro DUTRA
2011/4/6 CLAUDIO VIANA coelhovi...@gmail.com:
  Alguém da comunidade poderia me sugerir algumas empresas para
 Implantação e Suporte do PostGre e  Migração de Dados do Banco Oracle para
 PostGre.

Não conheço PostGre.  Esta lista é sobre PostgreSQL — se for o caso,
vêm à mente a Dextra, a PgOpen e a 4Linux, não necessariamente nessa
ordem.


-- 
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
+55 (11) 9406 7191        ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] Consultoria em T.I. para Criação de Salas de Servidor

2011-04-06 Por tôpico GABRIEL DOS SANTOS

Boa tarde alguem da comunidade sabe me sugerir alguns nomes de empresas que 
fazem projetos ou realizem consultoria para criação de uma sala de servidor com 
todos os requisitos tecnicos de 
segurança e etc.

Tudo de bom a todos,


Gabriel dos Santos.
(62)3323-1078(62)8481-4662


  ___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] Implantacao e Suporte

2011-04-06 Por tôpico CLAUDIO VIANA
Boa Tarde,
 Alguém da comunidade poderia me sugerir algumas empresas para
Implantação e Suporte do PostGre e  Migração de Dados do Banco Oracle para
PostGre.
Abs,


CLAUDIO VIANA
(21) 3411-9516
(21) 8832-2565 - Oi
Skype:claudio.coelho.viana
msn: claudioviana1...@hotmail.com
coelhovi...@gmail.com
cvi...@ig.com.br
claudio.coelho.vi...@oi.com.br

CAMPANHA ANTI-SPAM
Ao repassar mensagens particulares, retire os dados de quem lhe enviou o
email e coloque o(s) destinatário(s)s no campo CCO (com cópia oculta) ou BCC
em inglês, deixando os demais em branco. Desta forma, não só o seu endereço
de email como o de todos com quem se comunica serão preservados.

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Implantacao e Suporte

2011-04-06 Por tôpico Israel Teixeira
Somos da Intratech empresa sediada em Salvador/BA, prestamos serviços de
consultoria e suporte a SGBD PostgreSQL, Oracle, MSSQL entre outros. Podemos
te auxiliar nesta demanda, aguardo seu contato.

--
Israel Teixeira
+55 71 8892-6321


Em 6 de abril de 2011 15:16, Leandro DUTRA
leandro.gfc.du...@gmail.comescreveu:

 2011/4/6 CLAUDIO VIANA coelhovi...@gmail.com:
   Alguém da comunidade poderia me sugerir algumas empresas para
  Implantação e Suporte do PostGre e  Migração de Dados do Banco Oracle
 para
  PostGre.

 Não conheço PostGre.  Esta lista é sobre PostgreSQL — se for o caso,
 vêm à mente a Dextra, a PgOpen e a 4Linux, não necessariamente nessa
 ordem.


 --
 skype:leandro.gfc.dutra?chat  Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
 +55 (61) 3546 7191  gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
 +55 (11) 9406 7191ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
 BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Plano de Execução e Otimização - EXPLAINT

2011-04-06 Por tôpico izana souza torres
Version 1.10.5 (Jan 28 2011, rev: REL-1_12_0-BETA3-9-g5f5550f)

Em 6 de abril de 2011 10:05, Flavio Henrique Araque Gurgel fha...@gmail.com
 escreveu:

 Versão do PgAdmin?

 Em 6 de abril de 2011 09:54, izana souza torres
 izanator...@gmail.com escreveu:
  Flavio , mesmo assim não conseguir , sinceramento não sei pq não aparece
 o
  modo gráfico da análise do plano de
  consulta, teria outra sugestão para me dar ?
 
  Em 5 de abril de 2011 18:46, Flavio Henrique Araque Gurgel
  fha...@gmail.com escreveu:
 
  Não escreva EXPLAIN.
  Coloque apenas sua consulta e clique no botão Explain do PgAdmin.
 
  Em 1 de abril de 2011 09:26, izana souza torres
  izanator...@gmail.com escreveu:
   Nobre colegas, estou usando o PgAdmin3, e executo uma  Query
  
   Explain SELECT * FROM aluno
  
  
  
   Blz ele me mostra o planto de execução e tudo mais na paleta Saída de
   Dado,
   mas quanto eu
  
   clico na paleta do lato chamada EXPLAIN ele não me mostrar o visual
 das
   tabelas e como será
  
   feito a execução, pergunto é necessário realizar alguma configuração
   especial no PGadmin3 para
  
   eu conseguir  visualizar isso na paleta EXPLAIN do pgadmin3
  
  
  
   Nesse link e autor faz exatamente o que eu não consigo realizar
  
   http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=7263
  
  
  
   Muito obrigado.
  
   ___
   pgbr-geral mailing list
   pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
   https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
  
  
  ___
  pgbr-geral mailing list
  pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
  https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
 
 
  ___
  pgbr-geral mailing list
  pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
  https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
 
 
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] função: como criar series sem que se multipliquem

2011-04-06 Por tôpico Luiz Matsumura
Já que está usando pl/pgsql por que não fazer um loop FOR ?

algo como

FOR i IN 1..100 LOOP

   INSERT INTO sch_ambiente.escv_incendios_puntos_muestreo(  poi_code,
fir_code, fir_name, geom)
   VALUES ( i , new.fir_code , new.fir_name , (select ) );

END LOOP;



Em 5 de abril de 2011 05:40, Eloi Ribeiro eloi.ribe...@gmail.com escreveu:
 Ola à lista,
 Tenho o seguinte disparador para quando faço um INSERT de um novo registo
 (polígono incêndio florestal) me crie 100 pontos regulares noutra tabela.
 A dificuldade que encontro é em numerar esses pontos de 1 a 100, porque cada
 vez que tento meter um generate_series(1,100) multiplica-me os 100 pontos
 pela serie (de 1 a 100) e fico com 1 pontos. Entendo que esse seja o
 resultado lógico, embora não o desejado. Alguém tem uma sugestão para que
 isto não ocorra?

 --DROP TRIGGER trg_escv_incendios_todos_subtablas ON
 sch_ambiente.escv_incendios_todos;
 --DROP FUNCTION sch_ambiente.trg_escv_incendios_todos_subtablas();
 CREATE OR REPLACE FUNCTION sch_ambiente.trg_escv_incendios_todos_subtablas()
   RETURNS trigger AS $BODY$
 BEGIN
 IF (TG_OP = 'DELETE') THEN
 DELETE FROM sch_ambiente.escv_incendios_puntos_muestreo
 WHERE fir_code = OLD.fir_code;
 ELSIF (TG_OP = 'UPDATE') OR (TG_OP = 'INSERT') THEN
 -- elimina anteriores para evitar repetidos
 DELETE FROM sch_ambiente.escv_incendios_puntos_muestreo
 WHERE fir_code = NEW.fir_code;
 -- Puntos de muestreo
 INSERT INTO sch_ambiente.escv_incendios_puntos_muestreo(   -- poi_code -
 CAMPO SERIE DE 1 A 100
 fir_code,
                                 fir_name,
                                 geom)
 (SELECT
     -- generate_series(1,100) - SERIE DE 1 A 100
                                         NEW.fir_code,
 NEW.fir_name,
 t1.geom
 FROM (SELECT  tx.fir_code,
 ST_Setsrid(ST_MakePoint(tx.x, ty.y), 23030) AS geom
 FROM
 (SELECT NEW.fir_code AS fir_code,
 generate_series(
 (SELECT cast(ST_XMin(ST_Envelope(geom_23030)) AS int)
 FROM sch_ambiente.escv_incendios_todos
 WHERE fir_code=NEW.fir_code)+((SELECT cast(sqrt(ST_Area(geom_23030)/100) AS
 int)
 FROM sch_ambiente.escv_incendios_todos
 WHERE fir_code=NEW.fir_code)/2),
 (SELECT cast(ST_XMax(ST_Envelope(geom_23030)) AS int)
 FROM sch_ambiente.escv_incendios_todos
 WHERE fir_code=NEW.fir_code),
 (SELECT cast(sqrt(ST_Area(geom_23030)/100) AS int)
 FROM sch_ambiente.escv_incendios_todos
 WHERE fir_code=NEW.fir_code)) AS x)
 AS tx
 JOIN
 (SELECT NEW.fir_code AS fir_code,
 generate_series(
 (SELECT cast(ST_YMin(ST_Envelope(geom_23030)) AS int)
 FROM sch_ambiente.escv_incendios_todos
 WHERE fir_code=NEW.fir_code)+((SELECT cast(sqrt(ST_Area(geom_23030)/100) AS
 int)
 FROM sch_ambiente.escv_incendios_todos
 WHERE fir_code=NEW.fir_code)/2),
 (SELECT cast(ST_YMax(ST_Envelope(geom_23030)) AS int)
 FROM sch_ambiente.escv_incendios_todos
 WHERE fir_code=NEW.fir_code),
 (SELECT cast(sqrt(ST_Area(geom_23030)/100) AS int)
 FROM sch_ambiente.escv_incendios_todos
 WHERE fir_code=NEW.fir_code)) AS y)
 AS ty
 ON tx.fir_code = ty.fir_code)
 AS t1,
 sch_ambiente.escv_incendios_todos AS t2
 WHERE t2.fir_code = NEW.fir_code
 AND (t1.geom  t2.geom_23030)
 AND ST_Intersects(t1.geom, t2.geom_23030))
 LIMIT 100;
 END IF;
 RETURN NULL;
 END;
 $BODY$ LANGUAGE plpgsql;
 CREATE TRIGGER trg_escv_incendios_todos_subtablas
 AFTER INSERT OR UPDATE OR DELETE ON sch_ambiente.escv_incendios_todos
 FOR EACH ROW EXECUTE PROCEDURE
 sch_ambiente.trg_escv_incendios_todos_subtablas();
 Obrigado,
 Eloi Ribeiro
 GIS Analyst
 39,45º -4,40º
 http://eloiribeiro.wordpress.com

 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Implantacao e Suporte

2011-04-06 Por tôpico Fabiano Machado Dias
Em 6/4/2011 15:16, Leandro DUTRA escreveu:
 2011/4/6 CLAUDIO VIANAcoelhovi...@gmail.com:
   Alguém da comunidade poderia me sugerir algumas empresas para
 Implantação e Suporte do PostGre e  Migração de Dados do Banco Oracle para
 PostGre.
 Não conheço PostGre.  Esta lista é sobre PostgreSQL — se for o caso,
 vêm à mente a Dextra, a PgOpen e a 4Linux, não necessariamente nessa
 ordem.


Tá loco, só faltou o tacape!!! Depois ainda reclamam porque a comunidade 
dev está se esvaziando, com uma recepção destas quem da geral vai ter 
coragem de postar algo lá!!!

Cláudio a forma correta é Postgres ou PostreSQL, mas respondendo a sua 
pergunta conheço a Dextra e a 4Linux

Abraço,
Fabiano Machado Dias
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Implantacao e Suporte

2011-04-06 Por tôpico Leandro DUTRA
2011/4/6 Fabiano Machado Dias fabi...@wolaksistemas.com.br:

 Tá loco, só faltou o tacape!!! Depois ainda reclamam porque a comunidade
 dev está se esvaziando, com uma recepção destas quem da geral vai ter
 coragem de postar algo lá!!!

Uai, qual o problema?  Veja no histórico da lista, esse tipo de
resposta é comum e não é ofensivo.  Na verdade, se fores bem para trás
no histórico, verás que se começou a responder assim porque
simplesmente explicar, como o fizeste aliás muito bem, muitas vezes
não adiantava, e o nome realmente é muito chato de ver sempre errado,
mesmo que uma simples busca no Google fosse logo dar o nome certo.


-- 
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
+55 (11) 9406 7191        ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] PostgreSQL dbExperts no Windows 2008

2011-04-06 Por tôpico Guilherme Groke
Por bem, achamos melhor implantar logo a versão Linux, que por si só
já vai rodar bem melhor do que a Windows emulada pelo cygwin.

Tentando rodar o serviço pelo bash, recebia várias mensagens que me
fizeram acreditar que a incompatibilidade é com o cygwin, e não no
postgreSQL em si.

Minha próxima tentativa seria instalar um cygwin atual e recompilar o
postgreSQL nele. Mas já que ia ter que compilar mesmo, melhor já fazer
isso no linux de uma vez, não é mesmo? Além disso, calculo que o ganho
de performance vai compensar bastante...

GG




 precisamos de mais evidencias, tenta identificar logs do postgreSQL e no
 visualizador de eventos do windows possíveis falhas e nos manda, com essas
 informações poderíamos ter uma ideia do problema e possíveis soluções.
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] PostgreSQL dbExperts no Windows 2008

2011-04-06 Por tôpico Leandro DUTRA
2011/4/6 Guilherme Groke ggr...@gmail.com:

 Tentando rodar o serviço pelo bash, recebia várias mensagens que me
 fizeram acreditar que a incompatibilidade é com o cygwin, e não no
 postgreSQL em si.

Por exemplo?

Na verdade, não creio em incompatibilidades com o Cygwin, talvez com a
versão do Cygwin que a dbExperts pirateou.  Acho mais provável que o
dbExperts não se encaixe nas novas restrições de segurança que o MS
Windows andou, com atraso de três décadas e ainda deficientes,
implantou.


 Minha próxima tentativa seria instalar um cygwin atual e recompilar o
 postgreSQL nele. Mas já que ia ter que compilar mesmo, melhor já fazer
 isso no linux de uma vez, não é mesmo? Além disso, calculo que o ganho
 de performance vai compensar bastante...

Sim, mas não precisa compilar, pelo menos não de cara.


-- 
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
+55 (11) 9406 7191        ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] PostgreSQL dbExperts no Windows 2008

2011-04-06 Por tôpico Guilherme Groke
 Minha próxima tentativa seria instalar um cygwin atual e recompilar o
 postgreSQL nele. Mas já que ia ter que compilar mesmo, melhor já fazer
 isso no linux de uma vez, não é mesmo? Além disso, calculo que o ganho
 de performance vai compensar bastante...

 Sim, mas não precisa compilar, pelo menos não de cara.

Acho que precisa, sim... os pacotes de binários que tem no CD da
dbExpert são só para versões bem antigas de linux, e eu prefiro
compilar só pra garantir...

GG
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Implantacao e Suporte

2011-04-06 Por tôpico Fernando N. Rodrigues
Pessoal,
Não vamos fugir ao escopo da lista.
Acho a cordialidade uma virtude, mesmo que falte em alguns indivíduos.
Aos que possuem educação e cordialidade, utilizem-na, ignorando aqueles que
não se prezam a tais virtudes e se portam de maneira duvidosa.

Vamos manter a postura e continuar com os tópicos tão interessantes e que
fazem a comunidade crescer.

Saúde e sucesso!

Fernando N. Rodrigues



Em 6 de abril de 2011 16:15, Leandro DUTRA
leandro.gfc.du...@gmail.comescreveu:

 2011/4/6 Fabiano Machado Dias fabi...@wolaksistemas.com.br:
 
  Tá loco, só faltou o tacape!!! Depois ainda reclamam porque a comunidade
  dev está se esvaziando, com uma recepção destas quem da geral vai ter
  coragem de postar algo lá!!!

 Uai, qual o problema?  Veja no histórico da lista, esse tipo de
 resposta é comum e não é ofensivo.  Na verdade, se fores bem para trás
 no histórico, verás que se começou a responder assim porque
 simplesmente explicar, como o fizeste aliás muito bem, muitas vezes
 não adiantava, e o nome realmente é muito chato de ver sempre errado,
 mesmo que uma simples busca no Google fosse logo dar o nome certo.


 --
 skype:leandro.gfc.dutra?chat  Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
 +55 (61) 3546 7191  gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
 +55 (11) 9406 7191ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
 BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] PostgreSQL dbExperts no Windows 2008

2011-04-06 Por tôpico Leandro DUTRA
2011/4/6 Guilherme Groke ggr...@gmail.com:
 Sim, mas não precisa compilar, pelo menos não de cara.

 Acho que precisa, sim... os pacotes de binários que tem no CD da
 dbExpert são só para versões bem antigas de linux, e eu prefiro
 compilar só pra garantir...

Ah, vais compilar o da dbExperts?  Precisa não, em princípio seria só
pegar o pacote do PostgreSQL equivalente.



-- 
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
+55 (11) 9406 7191        ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] Problemas com Triggers

2011-04-06 Por tôpico Nilson Chagas
Meus caros,

Tenho 3 triggers que já utilizo a um bom tempo. Elas são responsaveis para
alimentar 3 tabelas que tem informações resumidas que apareceram na home do
site (www.saopaulofc.com.br)

De uns dias para ká, ao gravar a noticia no site, as 3 triggers tem demorado
para atualizar, não entendi pq desta mudança de comportamento.

Vou mostrar abaixo o codigo das triggers. Uma breve explicação, estas
triggers foram criadas para que na Home onde tem um grande trafico, não
precisasse ficar fazendo consultas SQL na massa de dados (tabela noticias),
então na postagem da noticia, ele alimenta 3 tabelas que tem apenas o que
realmente precisa aparecer na home do site.

--- Tabela Noticia - chamada das TRIGGERS --
CREATE TRIGGER tg_a_iud_noticia_seq01
  AFTER INSERT OR UPDATE OR DELETE
  ON noticia
  FOR EACH ROW
  EXECUTE PROCEDURE fc_noticia_home();
COMMENT ON TRIGGER tg_a_iud_noticia_seq01 ON noticia IS 'Atualiza tabela que
mostrará listagens da noticia no site.';

CREATE TRIGGER tg_a_iud_noticia_seq02
  AFTER INSERT OR UPDATE OR DELETE
  ON noticia
  FOR EACH ROW
  EXECUTE PROCEDURE fc_botequim();
COMMENT ON TRIGGER tg_a_iud_noticia_seq02 ON noticia IS 'Atualiza tabela que
mostrará o botequim.';

CREATE TRIGGER tg_a_iud_noticia_seq03
  AFTER INSERT OR UPDATE OR DELETE
  ON noticia
  FOR EACH ROW
  EXECUTE PROCEDURE fc_destaque();
COMMENT ON TRIGGER tg_a_iud_noticia_seq03 ON noticia IS 'Atualiza tabela que
mostrará as noticias em destaque.';

- CRIAÇÃO DA TRIGGER 
CREATE OR REPLACE FUNCTION fc_botequim()
  RETURNS trigger AS
$BODY$begin

DROP INDEX idx_mv_botequim_seq01;
PERFORM refresh_matview('mv_botequim');
CREATE INDEX idx_mv_botequim_seq01 ON mv_botequim(not_data);

RETURN NULL;

end$BODY$
  LANGUAGE plpgsql VOLATILE
  COST 100;
ALTER FUNCTION fc_botequim() OWNER TO dbspneta1;
COMMENT ON FUNCTION fc_botequim() IS 'Seleciona o botequim do destaque';

- CRIAÇÃO DA TRIGGER 
CREATE OR REPLACE FUNCTION fc_noticia_home()
  RETURNS trigger AS
$BODY$begin

DROP INDEX idx_mv_noticia_home_seq01;
PERFORM refresh_matview('mv_noticia_home');
CREATE INDEX idx_mv_noticia_home_seq01 ON mv_noticia_home(not_data);

RETURN NULL;

end$BODY$
  LANGUAGE plpgsql VOLATILE
  COST 100;
ALTER FUNCTION fc_noticia_home() OWNER TO dbspneta1;
COMMENT ON FUNCTION fc_noticia_home() IS 'Seleciona as noticias da home';

- CRIAÇÃO DA TRIGGER 
CREATE OR REPLACE FUNCTION fc_destaque()
  RETURNS trigger AS
$BODY$begin

DROP INDEX idx_mv_destaque_seq01;
PERFORM refresh_matview('mv_destaque');
CREATE INDEX idx_mv_destaque_seq01 ON mv_destaque(not_data);

RETURN NULL;

end$BODY$
  LANGUAGE plpgsql VOLATILE
  COST 100;
ALTER FUNCTION fc_destaque() OWNER TO dbspneta1;
COMMENT ON FUNCTION fc_destaque() IS 'Seleciona as noticias do destaque';

A função refresh_matview, foi criada para atualizar a minha materialize
view, é uma função que já uso em outros pontos do banco de dados, e sempre
funcionou perfeito.
CREATE OR REPLACE FUNCTION refresh_matview(name)
  RETURNS void AS
$BODY$
 DECLARE
 matview_name ALIAS FOR $1;
 entry matview%ROWTYPE;
 BEGIN

 SELECT * INTO entry FROM matview WHERE mtv_name = matview_name;

 IF NOT FOUND THEN
 RAISE EXCEPTION 'Materialized view % does not exist.',
matview_name;
END IF;

EXECUTE 'DELETE FROM ' || matview_name;
EXECUTE 'INSERT INTO ' || matview_name
|| ' SELECT * FROM ' || entry.mtv_view;

UPDATE matview
SET mtv_lastrefr=CURRENT_TIMESTAMP
WHERE mtv_name=matview_name;

RETURN;
END
$BODY$
  LANGUAGE plpgsql VOLATILE SECURITY DEFINER
  COST 100;
ALTER FUNCTION refresh_matview(name) OWNER TO dbspneta1;
COMMENT ON FUNCTION refresh_matview(name) IS 'Atualização da materialized
view';

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

-- 
[]s
Nilson Chagas - Ubuntu User 25794
---
Visite:
http://www.avozdoevangelho.com.br - Peça gratuitamente um curso Bíblico

Twitter: avozdoevangelhoTwitter: matrixspnet

http://www.amados.com.br
http://bbnradio.org - Ouça a rádio e faça gratuitamente um Curso Biblico
On-Line
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Problemas com Triggers

2011-04-06 Por tôpico Leandro DUTRA
2011/4/6 Nilson Chagas nilson.chagas.si...@gmail.com:

 De uns dias para ká, ao gravar a noticia no site, as 3 triggers tem demorado
 para atualizar, não entendi pq desta mudança de comportamento.

O código não faz muita diferença, a não ser que esteja ruim.  O que
precisa mesmo é de um perfil de execução, ou pelo menos do plano de
execução.


 Vou mostrar abaixo o codigo das triggers. Uma breve explicação, estas
 triggers foram criadas para que na Home onde tem um grande trafico, não
 precisasse ficar fazendo consultas SQL na massa de dados (tabela noticias),
 então na postagem da noticia, ele alimenta 3 tabelas que tem apenas o que
 realmente precisa aparecer na home do site.

Creio que um bom índice teria o mesmo efeito.  Não seria otimização prematura?


-- 
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
+55 (11) 9406 7191        ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Problemas com Triggers

2011-04-06 Por tôpico Nilson Chagas
2011/4/6 Leandro DUTRA leandro.gfc.du...@gmail.com

 2011/4/6 Nilson Chagas nilson.chagas.si...@gmail.com:
 
  De uns dias para ká, ao gravar a noticia no site, as 3 triggers tem
 demorado
  para atualizar, não entendi pq desta mudança de comportamento.

 O código não faz muita diferença, a não ser que esteja ruim.  O que
 precisa mesmo é de um perfil de execução, ou pelo menos do plano de
 execução.


  Vou mostrar abaixo o codigo das triggers. Uma breve explicação, estas
  triggers foram criadas para que na Home onde tem um grande trafico, não
  precisasse ficar fazendo consultas SQL na massa de dados (tabela
 noticias),
  então na postagem da noticia, ele alimenta 3 tabelas que tem apenas o que
  realmente precisa aparecer na home do site.

 Creio que um bom índice teria o mesmo efeito.  Não seria otimização
 prematura?


Temos uma base de noticias, muito grande, para não correr o risco que
tinhamos no mysql na versão anterior do site, que ficava um tempão para
trazer estes dados a tela, optei por trabalhar com uma massa de dados menor.

Mas posso pegar a view que alimenta a trigger e substituir na tela e ver
como fica.

Vou fazer isto.



 --
 skype:leandro.gfc.dutra?chat  Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
 +55 (61) 3546 7191  gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
 +55 (11) 9406 7191ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
 BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral




-- 
[]s
Nilson Chagas - Ubuntu User 25794
---
Visite:
http://www.avozdoevangelho.com.br - Peça gratuitamente um curso Bíblico

Twitter: avozdoevangelhoTwitter: matrixspnet

http://www.amados.com.br
http://bbnradio.org - Ouça a rádio e faça gratuitamente um Curso Biblico
On-Line
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] PostgreSQL dbExperts no Windows 2008

2011-04-06 Por tôpico Osvaldo Kussama
Em 06/04/11, Guilherme Grokeggr...@gmail.com escreveu:
 Minha próxima tentativa seria instalar um cygwin atual e recompilar o
 postgreSQL nele. Mas já que ia ter que compilar mesmo, melhor já fazer
 isso no linux de uma vez, não é mesmo? Além disso, calculo que o ganho
 de performance vai compensar bastante...

 Sim, mas não precisa compilar, pelo menos não de cara.

 Acho que precisa, sim... os pacotes de binários que tem no CD da
 dbExpert são só para versões bem antigas de linux, e eu prefiro
 compilar só pra garantir...



Existe algum motivo que impeça a utilização da versão nativa para
Windows do PostgreSQL? Precisa ser a versão da dbExperts?

Osvaldo
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] PostgreSQL dbExperts no Windows 2008

2011-04-06 Por tôpico Fábio Telles Rodriguez
Em 6 de abril de 2011 18:30, Osvaldo Kussama
osvaldo.kuss...@gmail.com escreveu:
 Em 06/04/11, Guilherme Grokeggr...@gmail.com escreveu:
 Minha próxima tentativa seria instalar um cygwin atual e recompilar o
 postgreSQL nele. Mas já que ia ter que compilar mesmo, melhor já fazer
 isso no linux de uma vez, não é mesmo? Além disso, calculo que o ganho
 de performance vai compensar bastante...

 Sim, mas não precisa compilar, pelo menos não de cara.

 Acho que precisa, sim... os pacotes de binários que tem no CD da
 dbExpert são só para versões bem antigas de linux, e eu prefiro
 compilar só pra garantir...



 Existe algum motivo que impeça a utilização da versão nativa para
 Windows do PostgreSQL? Precisa ser a versão da dbExperts?

Concordo com o Osvaldo, com todo o respeito ao trabalho da DBExperts,
este trabalho se tornou obsoleto a partir da versão 8.0 com a versão
nativa para Windows. Já faz um tempinho, né?

[]s
-- 
Atenciosamente,
Fábio Telles Rodriguez
blog: http://www.midstorm.org/~telles/
e-mail / gtalk / MSN: fabio.tel...@gmail.com
Skype: fabio_telles
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] PostgreSQL dbExperts no Windows 2008

2011-04-06 Por tôpico Guilherme Groke
Sim, concordo, já estamos fazendo um trabalho de migração para versões
recentes do Postgresql... mas por ora ainda utilizamos os drivers de
acesso e funcionalidades do dbExperts.

GG




2011/4/6 Fábio Telles Rodriguez fabio.tel...@gmail.com:
 Em 6 de abril de 2011 18:30, Osvaldo Kussama
 osvaldo.kuss...@gmail.com escreveu:
 Em 06/04/11, Guilherme Grokeggr...@gmail.com escreveu:
 Minha próxima tentativa seria instalar um cygwin atual e recompilar o
 postgreSQL nele. Mas já que ia ter que compilar mesmo, melhor já fazer
 isso no linux de uma vez, não é mesmo? Além disso, calculo que o ganho
 de performance vai compensar bastante...

 Sim, mas não precisa compilar, pelo menos não de cara.

 Acho que precisa, sim... os pacotes de binários que tem no CD da
 dbExpert são só para versões bem antigas de linux, e eu prefiro
 compilar só pra garantir...



 Existe algum motivo que impeça a utilização da versão nativa para
 Windows do PostgreSQL? Precisa ser a versão da dbExperts?

 Concordo com o Osvaldo, com todo o respeito ao trabalho da DBExperts,
 este trabalho se tornou obsoleto a partir da versão 8.0 com a versão
 nativa para Windows. Já faz um tempinho, né?

 []s
 --
 Atenciosamente,
 Fábio Telles Rodriguez
 blog: http://www.midstorm.org/~telles/
 e-mail / gtalk / MSN: fabio.tel...@gmail.com
 Skype: fabio_telles
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Plano de Execução e Otimização - EXPLAINT

2011-04-06 Por tôpico Flavio Henrique Araque Gurgel
Em 6 de abril de 2011 15:45, izana souza torres
izanator...@gmail.com escreveu:
 Version 1.10.5 (Jan 28 2011, rev: REL-1_12_0-BETA3-9-g5f5550f)

Diz aqui:
http://postgresql.1045698.n5.nabble.com/pgAdmin-III-234-Query-gt-Explain-Options-gt-Verbose-Analyze-unresponsive-in-1-10-5-on-OS-X-td2838294.html
que tinha bug nessa versão e o bug aparece no Mac OS X, me parece que
estás usando Red Hat.

Atualiza o PgAdmin aí (até porque seu pacote está marcado como BETA) e
vê se funciona :)

[]s
Flavio
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Qtde registros processados while e dblink

2011-04-06 Por tôpico Charles Viana
Então o burro segue o manual do postgres e faz um while em uma tabela com MM
de registros onde tem varios:

39.6.2.3. IF-THEN-ELSIF


IF *boolean-expreurssion* THEN
*statements*
[ ELSIF *boolean-expression* THEN
*statements*
[ ELSIF *boolean-expression* THEN
*statements*
...]]
[ ELSE
*statements* ]
END IF;


Por ele não saber dessa limitação a maneira que ele implementou que é burra.

Hum interessante.

2011/4/6 Leandro DUTRA leandro.gfc.du...@gmail.com

 2011/4/6 Charles Viana charles.vi...@gmail.com:
  Então se ele fizer, um while em uma tabela com 150 milhoes de registros e
  comparando com uma outra de 30 milhoes,isso da 4.500.000.000 que é maior
 que
  2^32-1 não ocorrera um erro ?

 Se ele fizer a comparação da maneira mais burra possível, sim: com um
 comando por registro…


 --
 skype:leandro.gfc.dutra?chat  Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
 +55 (61) 3546 7191  gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
 +55 (11) 9406 7191ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
 BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


[pgbr-geral] II São Paulo Perl Workshop

2011-04-06 Por tôpico Eden Cardim
Caros,

Larry Wall e Brad FitzPatrick, estarão no Brasil no II São Paulo Perl
Workshop.

Nesta edição do São Paulo Perl Workshop contamos com as presenças
ilustre de Brad Fitzpatrick e Larry Wall. Brad, criador do LiveJournal,
memcached, mogilefs, german e dentre outras importantes contribuições
para o mundo da Internet, virá ao Brasil pela primeira vez para divulgar
em primeira mão o novo projeto de storage voltado para a web chamado
Camlistore.

Larry Wall, criador do Perl; rn; patch; da primeira versão da licença
artística e definitivamente uma das pessoas que mais contribuem com a
Internet que conhecemos hoje, estará presente no evento compatilhando
suas experiências com a comunidade brasileiras.

O evento foi pensando pela comunidade para a comunidade, e a organização
está interessada em trazer a aplicação de tecnologias de maneira ágil ao
mundo real. Por este motivo a programação está diversificada, abordando
vários aspectos do desenvolvimento. Além dos palestrantes
internacionais, teremos uma excelente palestras sobre empreendedorismo
do André Garcia sobre como ele transformou uma limitação durante os
estudos num projeto de sucesso. Rodrigo Campos, renomado e valorizado
sysadmin compatilhará seus conhecimentos no plajemamento de ambientes
escalonável. Meta-programação, persistência em banco de dados, formatos
de dados em padrão abertos, segurança e ambiente de desenvolvimento
serão outros temas abordados de maneira prática.

Este evento é realizado pela comunidade da São Paulo Perl Mongers e as
vagas são limitadas! Aproveite e faça já sua inscrição no site
http://www.perlworkshop.com.br/

-- 
   Eden Cardim   Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkeyhttp://www.shadowcat.co.uk/catalyst/
 Shadowcat Systems Ltd.  Want a managed development or deployment platform?
http://blog.edencardim.com/http://www.shadowcat.co.uk/servers/

___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Qtde registros processados while e dblink

2011-04-06 Por tôpico Leandro DUTRA
2011/4/6 Charles Viana charles.vi...@gmail.com:
 Por ele não saber dessa limitação a maneira que ele implementou que é burra.

Não, é por fazer em ‘n’ etapas o que pode ser feita em uma só.


-- 
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
+55 (11) 9406 7191        ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Qtde registros processados while e dblink

2011-04-06 Por tôpico Charles Viana
As vezes fazer em 'n' etapas pode ter melhor desempenho do que fazer em uma
só.

2011/4/6 Leandro DUTRA leandro.gfc.du...@gmail.com

 2011/4/6 Charles Viana charles.vi...@gmail.com:
  Por ele não saber dessa limitação a maneira que ele implementou que é
 burra.

 Não, é por fazer em ‘n’ etapas o que pode ser feita em uma só.


 --
 skype:leandro.gfc.dutra?chat  Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
 +55 (61) 3546 7191  gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
 +55 (11) 9406 7191ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
 BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral




--
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Qtde registros processados while e dblink

2011-04-06 Por tôpico Leandro DUTRA
2011/4/6 Charles Viana charles.vi...@gmail.com:
 As vezes fazer em 'n' etapas pode ter melhor desempenho do que fazer em uma
 só.

Estou para ver tal situação.  Normalmente, o problema é o contrário:
clipeiros e similares não entendem o modelo relacional, e o desempenho
vai para as cucuias…


-- 
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
+55 (11) 9406 7191        ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


Re: [pgbr-geral] Qtde registros processados while e dblink

2011-04-06 Por tôpico Mauro Risonho de Paula Assumpção
O que o Leandro disse para mim e verdade...codei muito em
clipper...demorou muito o meu entendimento para relacional e agora com
databases em OO...piora a situaçao para quem nao quebrar o
paradigma...hoje estou em SI como Pentester...sai fora deste mundo
mais ainda curto.

Em 06/04/11, Leandro DUTRAleandro.gfc.du...@gmail.com escreveu:
 2011/4/6 Charles Viana charles.vi...@gmail.com:
 As vezes fazer em 'n' etapas pode ter melhor desempenho do que fazer em
 uma
 só.

 Estou para ver tal situação.  Normalmente, o problema é o contrário:
 clipeiros e similares não entendem o modelo relacional, e o desempenho
 vai para as cucuias…


 --
 skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
 +55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org
 +55 (11) 9406 7191        ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
 BRAZIL GMT-3  MSN: msnim:chat?contact=lean...@dutra.fastmail.fm
 ___
 pgbr-geral mailing list
 pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
 https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral


-- 
Enviado do meu celular
___
pgbr-geral mailing list
pgbr-geral@listas.postgresql.org.br
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral