Oi Noilson,

Não gosto de ficar fazendo upgrade-all além do mais, os pacotes de atualização não tem relação com vídeo, nem o mesa, nem o driver da intel. Apesar de ter atualização do Kernel, eu acho sempre delicado atualizar, porque sempre acabo me dando mal. Além do mais eu estou tentando resolver outro problema, pois uso um stick-boot pois até hoje não consegui resolver o problema com UEFI, mas esse é outro problema. O que me incomoda mais é voltar da sessão e sempre ter que dar um crtl + alt + backspace pra voltar pro x e iniciar o KDE.

Mas valeu mesmo assim.