Olá, Boaventura

Tem várias ferramentas para isso. Se quiser começar algo do zero, pode usar o OpenLayers. O Ushahidi que o vitor sugeriu é bom para coleta de informações.

Eu desenvolvi um projeto chamado MapaRec [1] utilizando o Chimere [2].

Tem o Mapas de Vista [3] que é um plugin para wordpress muito prático e bonito, porém não é 100% compatível com OSM. No wiki [4] tem mais algumas opções.

[1] http://www.ufrb.edu.br/maparec/
[2] https://gitorious.org/chimere-br/
[3] http://mapasdevista.hacklab.com.br/
[4] http://wiki.openstreetmap.org/wiki/List_of_OSM_based_Services