2013/8/27 Nelson A. de Oliveira <nao...@gmail.com>:

> Não pode utilizar nada em cima do Google porque viola a licença de uso
> deles. Não tem como escapar disso.

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Legal_FAQ#2a._Can_I_trace_data_from_Google_Maps.2FNokia_Maps.2F....3F

Não discordo disto, mas o fato é que ele não usou o Google Earth enquanto
contribuidor do OSM e sim do TrackSource. E se ele tivesse autorização do
Google enquanto contribuidor do TrackSource? E se ele tivesse uma licença
comercial do Google Earth que permitisse usar? Boa pergunta?

> Por isso que eu ando sendo chato nesse assunto: se houver
> flexibilidade em deixar passar dados que não podem ser utilizados, uma
> hora isso acaba sendo descoberto (e tendo que ser reparado,
> prejudicando em muito os que contribuíram em cima deles).

E por isto que andei sendo chato dizendo que precisa de um controle maior
sobre os usuários.

Pessoalmente acho que qualquer dado *antes* de entrar na base deveria
passar por uma validação, especialmente se oriundo de usuários
desconhecidos. Um processo de endosso seria muito bom também.

Se isto é uma burocracia? É sim, mas eu a acho preferível sobre ter de
limpar bagunças deixadas na base há anos e depois apagar todos os dados
subsequentes causando uma quebra generalizada dos mapas. É literalmente
jogar fora da água suja do banho com o bebê junto.

abraços

Gerald