Augusto, vamos por partes. Acredito que você está se baseando
essencialmente naquilo que você vê no mapa de Porto Alegre hoje. Em
outros lugares do Brasil, não vi pessoas adotando essa definição de
living street, e portanto, ainda está aberto para discussão.

A definição de living street é de ruas em que os pedestres têm o
direito legal de trafegar na pista a qualquer momento, onde os carros
têm menos preferência que os pedestres e precisam parar para eles. A
rigor, living streets não existem no Brasil, então, a rigor, elas não
poderiam ser usadas em lugar nenhum por aqui.

Mas living streets podem ser úteis pra representar algo similar ao
conceito original. A idéia é que as living streets serviriam como uma
espécie de "alerta" ao motorista, não de "região pobre" ou de "região
perigosa" e sim de "via com pedestres na pista" (por qualquer razão
que fosse). Ao contrário do que você disse, nas últimas discussões
aqui na lista, o critério da largura foi o que despertou mais críticas
(mas eu ainda acho ele bastante interessante) e o do compartilhamento
da pista entre pedestres e veículos foi o que despertou mais
interesse. Tal compartilhamento acontece em algumas situações, e uma
delas é dentro dos aglomerados, onde normalmente faltam calçadas
largas o suficiente para que dois pedestres andem lado a lado, sendo
assim obrigados a andar na pista. Faz pouco tempo que me dei conta que
esse critério (o de falta de calçadas) pode ser mais útil do que algo
vago como "pedestres dividem espaço com os carros", pois é um critério
mais mensurável. Atualmente, a constatação de que algo é living street
não se dá nem pelo Street View oficialmente, a princípio a melhor
fonte seria a opinião de um morador local ou de alguém que trafega
frequentemente pela via. Não havendo tal opinião, não se classifica
assim. Havendo, se registra na tag note.

Sem poder considerar inteiramente esse último critério, foram os
outros motivos que me levaram a marcar as vias dentro dos aglomerados
em Porto Alegre como living streets. É bem provável que algum
refinamento seja necessário ainda. Já o último critério eu usei para
as ruas do centro; note que essas ruas não estão numa região menos
favorecida, pelo contrário: ali o que existe é o hábito de os
pedestres não respeitarem os carros, de simplesmente atravessarem na
sua frente sem esperar. Um motorista que passar por lá sem saber disso
(ex.: um turista) acaba tendo mais chance de se envolver num acidente,
sem falar que a passagem seria mais demorada.

Existe uma tag proposta há 7 anos atrás e que nunca foi votada que
serve para demarcar "perigos", mas li numa discussão que não seria
para questões de segurança pessoal:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/hazard

Se o roteador que você está usando for o OSRM, eis uma rota que passa
pela Barão do Amazonas, mostrando que o roteador continua levando-a em
consideração para o cálculo (living street não é fechada para carros):
http://osrm.at/63a

Devemos classificar sem pensar nas aplicações, mas só pra
exemplificar, o OSRM me diz que essa rota leva 15 minutos, em
comparação com a rota principal que leva 14. Ela é 300m mais curta,
mas mais demorada. O trecho como living street tem pouco mais de 100m
de extensão. Duvido muito que mudar sua classificação alteraria a
rota. Outro roteador poderia rotear por living streets por atribuir um
peso diferente a elas. Algo que faria o OSRM adotar essa rota seria
completar os semáforos da Avenida Bento Gonçalves; hoje, o OSRM pensa
que dá pra passar livremente ao longo de toda a avenida, e por isso
ele pensa que é mais rápido essa rota e não a que você prefere.

Eu discordo que uma via deva ter a mesma classificação em toda a sua
extensão sempre. Isso faria o final da Avenida Ipiranga ser primária,
mas é um trecho bem pouco importante, com pouco tráfego:
http://www.openstreetmap.org/#map=17/-30.06575/-51.14768

O mesmo problema aconteceria no fim da Avenida Otto Niemeyer:
http://www.openstreetmap.org/#map=17/-30.11010/-51.25349

Quando o pessoal criticou a classificação das terciárias, eu propus
outro método que não tive tempo de aplicar ainda (talvez você possa me
ajudar). Eis a proposta com um exemplo do que seria o resultado no
bairro Menino Deus:
https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2013-August/004069.html

Por essa nova classificação, o problema que você citou (de haver
mudanças de classificação no meio da via) não existiria, nem os dois
problemas que eu apontei na sua proposta (no final da Avenida Ipiranga
e no final da Avenida Otto Niemeyer).

Peço que, se você for reclassificar as vias em Porto Alegre, que
adicione as placas-pare em cada esquina seguindo a representação atual
das preferências, pra que essa informação não seja perdida para uma
futura reclassificação. Outra coisa é que, ao decidir a preferência ao
redor de semáforos, teríamos que medir as temporizações. Eu já fiz
isso no bairro Menino Deus e guardei a informação na tag "note" dos
semáforos, mas seria necessário fazer em outros lugares também.