Também concordo com o Fernando.

isso? Tudo o resto não está nem aí?

Eu me incomodo. E, assim como você, Nelson, espero que a maioria se
incomode muito com isso.

Além disso, esses novatos que importam cidades inteiras usando ferramentas
avançadas podem mesmo ser considerados novatos que cometeram um errinho por
falta de informações? Esse tipo de usuário avançado sabe muito bem onde
procurar informações sobre o projeto, sabem que existem as listas de email,
sabem do wiki, normalmente sabem ler inglês, etc. Resumindo, não são nem um
pouco desinformados. Existe sim um problema grave de desinformação nesse
projeto, mas o problema não é esse nesse caso.

Se a edição foi grande, suspeita e não houve resposta na tentativa de
comunicação, eu reverteria na hora e só informaria a lista ou o fórum
brasileiros, sem precisar envolver o DWG. Tanto por ser a coisa certa a
fazer quanto por diminuir um prejuízo futuro. Já fiz isso até mesmo sem
esperar resposta quando a edição era obviamente danosa (não era caso de
importação, mas de dados que foram removidos e substituídos por outros de
qualidade bem menor). E, claro, o fato da reversão poder ser revertida
facilmente facilita muito a decisão de fazê-la.

Por mim toda importação grande que não foi discutida deveria ser revertida
na mesma hora que for percebida. Essa é a regra: tem que discutir antes,
tanto a parte técnica quanto a legal, para não fazer besteira em nenhuma
delas. E se for um usuário recém cadastrado, ele deveria era passar os
dados para alguém mais experiente fazer essa importação.

Minto... até não precisaria ser discutida se fosse bem feita, isto é: vinda
de uma fonte claramente livre, com a tag source preenchida nos objetos
importados, com comentários bem explicativos nos changesets, sem apagar o
mapa original e jogar a importação por cima, sem dados estranhos ao OSM e
seguindo os padrões de tags da forma mais correta possível. Mas claro que
mandar um emailzinho para a lista não dói nada, principalmente para alguém
que já está tendo o trabalho de fazer uma importação.

Como falar não ajuda muito, nessas próximas semanas espero contribuir mais
com o OSM e ajudar nesses problemas de importações suspeitas e em informar
os usuários sobre seus erros. Provavelmente me concentrarei no RN, mas vou
tentar me organizar para ficar de olho em algumas outras áreas.

: