Marcelo, abra um ticket sobre esses problemas:
http://josm.openstreetmap.de/newticket

Erro de introspecção já é difícil de diagnosticar sendo conhecedor do
código, imagine sendo de fora... não trave com isso, passa para frente.

Se alguém mais vir esses erros de Java aparecendo, não percam tempo
tentando adivinhar, contate os desenvolvedores.