Pessoal,

terminei transformação dos dados do CNEFE para ficar com uma base de número
de andares por edifício (na verdade por bloco) para o bairro de vista
alegre. Está aqui:

https://www.dropbox.com/s/6qycg6ifammbihu/CNEFE2010_altura_edificos_VISTA_ALEGRE_Rio_de_Janeiro_RJ.xls

 Demorou um pouco porque tive que dar um hipon nos dados (normalizar por
bloco e agregar, hipóteses sobre a numeração de números de apartamento
baixo) mas agora saiu.
Arlindo, dá uma olhada para ver se as coisas fazem sentido na sua área.

Só tratei dos casos em que o CNEFE diz que há apartamentos, e mais de um,
em cada endereço.

Agora que já tá feito, basta rodar o script para o Brasil todo ou qualquer
outra subivisão (municípios, distrito, subdistrito, etc).

Se alguém quiser para sua área me peça.

Detalhes:

Ao fazer isso tive que fazer umas hipóteses sobre como os apartamentos são
numerados nos edifícios;

Alguém sabe se existe uma regra, ou pelo menos um padrão comummente
aplicado para numeração de apartamento de certo prédio/bloco?
Os edifícios começam sempre no térreo, e o andar imediatamente acima é o
1o?
Na maioria dos casos é isso que tenho encontrado, mas há casos em que a
numeração dos apartamentos está começando no 201, ...,  Nestes casos posso
considerar que o 1o andar seria o térreo (que não tem apartamentos)?

Em geral os endereços na base são do tipo 101, 102, 103, 201, 202, 203,
etc.. Há também uns poucos casos com "101 b", em que ignorei o "b".
A regra que apliquei foi:
a) se os números dos apartamentos tem 3 ou 4 dígitos, e o antepenúltimo
número é zero em todos os apartamentos do bloco, então tenho certeza que a
centena (ou do milhar+centena) denota o andar.
b) caso contrário (números de 3 ou 4 dígitos mas um dos penúltimos número
não é zero), então é necessário um procedimento mais complicado.  Por
exemplo, o número de apartamento 111. A dúvida é se se trata de o
apartamento 11 do 1o andar ou do apartamento 1 do 11o andar  (tenho uma tia
que mora num apartamento 111, e se trata do 1o andar)

Neste caso a estratégia é: suponha que o algarismo da dezena (ou da dezena
e do milhar) seja o andar. Verifique se há um número constate de
apartamentos por andar ( identificados pelos dígitos das dezenas e
unidades, e/ou pelo número de linhas daquele "andar" na base)

Lucas