Eu não entendi bem a situação de exemplificada em Natal, mas estou
entendendo que esses, por assim dizer, "sub-bairros"  tem como nome "Vila
de Ponta Negra" e "Conjunto de Ponta Negra", da mesma forma que aqui no Rio
temos a "Barra da Tijuca" que é amplamente conhecida apenas como "Barra".
No caso da Barra, acho importante identificar o nome completo, já que
"barra" nada mais é do que o encontro das águas de um rio ou lagoa com o
mar e tem outras no Rio... e a tijuca do nome Barra da Tijuca é a Lagoa da
Tijuca, não o bairro da Tijuca (que nada tem a ver com essa história toda).
Mas eu entendo que Barra, no Rio, e Vila e Conjunto em Natal, são apenas
parte do nome do Bairro.

No Rio, também tem a Barra de Guaratiba e a Pedra de Guaratiba que são
bairros diferentes de Guaratiba, que é outro bairro dentro da mesma região
conhecida como Guaratiba, como Jacarepaguá que é uma região (a Baixada da
Lagoa de Jacarepaguá) que contém vários bairros, inclusive um que também se
chama Jacarepaguá (aliás, ao se dizer Jacarepaguá, ninguém lembra/sabe que
existe um bairro com esse nome em Jacarepaguá, que é na verdade a área de
Jacarepaguá que não se enquadra nos outros bairros da região).

Ainda no Rio, tenho outro exemplo de confusão com nomes: Freguesia. Na
cidade do Rio de Janeiro tem dois bairros chamados Freguesia, um fica na
Ilha do Governador e outro em Jacarepaguá. Ambos os bairros são conhecidos
apenas por Freguesia (cartas são endereçadas apenas como Freguesia, ônibus
apresentam pontos-finais apenas como Freguesia, por exemplo), mas para
diferenciar, caso haja confusão em uma conversa informal, são chamados de
Freguesia de Jacarepaguá e Freguesia da Ilha. Atualmente a expressão
"Freguesia da Ilha" é muito mais utilizada do que a Freguesia de
Jacarepaguá que já é identificada com mais facilidade apenas por Freguesia.
Mas o que pouca gente sabe é que, pelo menos em teoria, os nomes oficiais
são "Freguesia" e "Freguesia de Jacarepaguá".

Acho válido colocar o nome completo, mais na maior parte dos casos "Bairro"
não faz parte do nome. No Rio há diversos bairros com Jardim, Praça ou
Praia nos nomes, alguns por nada como Jardim Sulacap, que é mais conhecido
apenas como Sulacap, e outros tendo seus nomes derivados de referências
locais, como no caso da Praça da Bandeira e do Jardim Botânico, mas não
vejo a menor necessidade de colocar Bairro antes, porque, especialmente por
estarmos escrevendo em um mapa, as situações estarão contextualizadas. E,
apenas para exemplificar uma situação em que se deveria colocar bairro no
nome, temos o Bairro de Fátima (no Centro), que nem bairro é
(oficialmente).

Enfim, escrevi muito para reforçar o que já havia sido dito por outros
aqui. =P
Eu considero que da mesma forma que não colocamos "Cidade do Rio de
Janeiro" (apesar de haver o Estado do Rio de Janeiro), não deveríamos
colocar "Bairro de Copacabana".

- - - ·
Atenciosamente,

Márcio Vinícius Pinheiro