From: Fernando Trebien
Sent: Sunday, July 5, 2015 3:47 AM

Sem problemas. Caso você não tenha mais a cópia da trilha, seria
possível o residente contribuir essa trilha para o OSM pelo mecanismo
padrão de submissão das trilhas? Acho que isso sana todas as dúvidas.

Me perdoe, mas a partir do momento que minha edição foi questionada e minha palavra foi posta em duvida, não solicitarei e tampouco apresentarei qualquer tracklog do local. As provas de que fiz o correto virão com as atualizações das imagens satélites. Se desejarem voltar o desenho para o estampado no Bing desatualizado, sem problema. Já me desgastei muito com essa situação e perdi muito tempo justificando uma edição. O mais interessante é que ficam se prendendo a detalhes e deixam de corrigir a ponte sobre o Rio Madeita ( BR-319 ) que se encontrava com etiqueta em construção e esqueceram de verificar que essa ponte já consta das "fontes ilícitas" e que foi inaugurada em 15/09/2014 conforme noticiado em http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/09/inaugurada-ponte-que-liga-rondonia-ao-amazonas-em-porto-velho.html Corrigido o erro em http://www.openstreetmap.org/way/243298056 e só espero que eu não seja novamente questionado por ter editado e colocado a ponte em operação.

Sei que dá mais trabalho, mas para não ter que arquivar, e não ter que
se preocupar com as justificativas posteriores, poderia submeter as
trilhas ao OSM. Não precisa ser todas, só aquelas que podem esclarecer
polêmicas. Acredito que poucas das trilhas coletadas divergem da
imagem de satélite atual (as coisas mudam, mas geralmente só perto das
vias principais), então seriam poucas trilhas a submeter ao OSM.

Se observou atentamente já existe trilha de trecho desse novo trevo arquivada no OSM por alguém, mas de qualquer forma não é do meu feitio ficar arquivando dados para comprovar minha palavra. Poso errar sim, mas erro porque edito. Seria facil passar de editor para fiscal e talvez essa seja a melhor situação no OSM Brasil.

Também poderia não submeter, apenas guardá-las, e compartilhá-las em
caso de questionamento.
Guardo o que me interessa para futuras referencias.
Tenho auxiliado ao OSM por prazer e não tenciono começar a guardar provas das minhas edições porque deixa de ser prazer e passa a ser obrigação.

As etiquetas dos changesets são, a princípio, apenas informativas. O
objetivo da informação é permitir que outros mapeadores verifiquem a
informação que foi editada. Se você declara que fez survey, outro
mapeador pode lhe solicitar o tracklog ou fotos ou qualquer informação
que você tenha levantado, ou pelo menos entender que precisa confirmar
a informação em campo (ou seja, entender que ela não veio da imagem de
satélite).

A partir do momento que um mapeador declara em sua edição GPS;survey acredito nele e nunca pedirei comprovação do que ele editou. Quem ganha é o OSM porquemais um colaborador, voluntariamente, atuou no mapa.

Da mesma forma, se sua informação viesse de uma prefeitura, você
colocaria a prefeitura na etiqueta source. Isso informaria os outros
mapeadores onde procurar a informação para confirmar:
- sua veracidade; e
- sua correção

Dados obtidos em prefeituras, IBGE, Bing, mapbox, não pode ser comparado com survey.

Note que nem sempre questionar significa não acreditar em você. Ás
vezes o outro mapeador só quer saber se você transcreveu a informação
corretamente. Como disse, todos somos passíveis de erro, então o
questionamento é válido.

Creio que voce não atingiu minha ponderação.
Não sou contra questionamento, sou contra questionamento seguido de exp0licação e replicado com solicitação de prova em se tratando de GPS;survey.

Esse é o mesmo princípio pelo qual funciona a Wikipédia: nenhuma
informação fica lá sem que uma fonte seja citada para verificação. Se
a fonte não for fornecida, a informação pode ser removida por falta de
neutralidade. O OSM é a Wikipédia dos mapas - inclusive é assim que se
apresenta aos novos usuários. Tudo deve ser verificável, não somente
sob o ponto de vista da idoneidade, mas também do ponto de vista da
correção.

Não tem relação com survey.

Perfeito. Então o maxspeed no OSM está todo correto, mas o roteamento
dá uma rota inadequada. Curiosidade minha: é realmente inadequada, se
segue por um caminho mais rápido? (teoricamente, desconsiderando o
tráfego)

Sim, é inadequada porque transita por área urbana.
Gastaram muito dinheiro para fazer a BR-101 Estrada do Contorno.
Por ela que o roteamento deve passar.

Entendo. Poderia nos copiar a mensagem que ele lhe enviou, mesmo que
seja uma declaração dizendo "tá igual à [fonte X]"? Acho que basta.

Não.
Minha palavra nesse caso basta.

Daí o que eu faria é acrescentar uma etiqueta "note" na linha contendo
o link para a mensagem dele que você encaminhou pra cá. Dessa forma,
outros mapeadores podem verificar a informação. Note que eu colocaria
isso em "note" (um comentário informal) e não em "source" (a fonte
usada para verificar com certeza os dados). É uma diferença sutil, mas
desse jeito mapeadores locais podem duvidar da correção da informação
(e têm esse direito) e confirmá-la eles mesmos mais adiante.

Assim age voce, mas não pretendo agir assim.