Pensei nisso. Imagino que uma vez os pontos correspondidos manualmente no
nosso sistema (ponto id A = ponto is osm X), a gente consiga fazer chamadas
de API para determinar o que ocorreu com o ponto, ou com as relações
específicas (rotas) e atualizar de acordo.

Veja bem, que no nosso aplicativo, o desenho da rota é diretamente derivado
de uma série de IDs do OSM, como as relations, então conseguiria atualizar
isso de forma bem precisa sem intervenção. Claro que existem cenários onde
isso pode dar zica, mas quando o mapeamento entre sistemas para cada
conjunto de pontos e relações, fica mais tranquilo.

Alguém tem alguma outra ideia que possa ajudar?

George R. C. Silva
Sigma Geosistemas LTDA