Boa tarde Srs.

Em 2013 o Deinfra de Santa Catarina alterou a codificação das estradas estaduais, para se adequar as normas brasileiras de identificação de rodovias.

Recentemente trechos destas rodovias para a ser identificados com nomes de pessoas homenageadas por políticos locais.

Estou propondo uma discussão. Proponho que se adote o código para nomear estas rodovias no OSM, pois é desta forma que as mesmas são conhecidas pela população.

Por exemplo: A rodovia que liga Lages a São Joaquim é codificada como SC-114(anteriormente SC-438), composta por 2 trechos denominados por Enedino Batista Ribeiro e Prudente Cândido da Silva Filho. A mudança de nome ocorre no Rio Lavatudo, que divide Painel e São Joaquim. Para a população o nome da rodovia é SC-114 e acredito que é desta forma que devemos mapear no OSM, até para não confundir as pessoas. Se tiveres no interior e for perguntar pela denominação, ninguém saberá informar. Até o relatório do Deinfra com as denominações, traz a identificação pela codificação das rodovias, para que se possa melhor entender. http://www.deinfra.sc.gov.br/jsp/relatorios_documentos/doc_rodoviario/download/denominacao_de_trechos_por_rodovias.pdf

Ademais, o mapa rodoviário fornecido pelo Deinfra traz somente a codificação para identificação das rodovias catarinenses.
http://www.deinfra.sc.gov.br/jsp/informacoes_sociedade/downloadMapas.jsp

Acredito que o ideal é que façamos a identicação no mapa pelo nome pelo qual a rodovia é reconhecida. Assim a rodovia litorânea em Santa Catarina é reconhecida por BR-101(embora tenha também o nome de Rodovia governador Mario Covas). Já em São Paulo a BR-116 é reconhecida por Regis Bitencourt. Nestes casos não tenho dúvida de que uma deva ser nomeada pelo nome e outra pelo código.

Não adianta fazermos um mapa, que não seja reconhecido pela população. Até o google maps e o bing vão estar mais próximos da realidade.

Estou propondo esta discussão, pois alguém chamou minha atenção para alterações que fiz na identificação de rodovias na serra catarinense.

Até

Jairo