> Quando você iniciou a votação, você citou as regras do seguinte artigo
> em inglês como norteadoras do processo, em particular em relação ao
> período da votação (2 semanas):
> https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposal_process

Sim, busquei alguma diretriz de votação que já estivesse em uso no
OSM, e foi ela que encontrei para usar como norteadora do processo.

> Neste mesmo artigo, diz que a proposta deve ter no mínimo 8 votos
> unânimes a favor para ser considerada aprovada, ou 10 com pelo menos
> 74% de aprovação, e que se isso não for atingido no período de 2
> semanas, o período de votação deveria ser estendido. Essas regras
> também vão valer? Me parece que o ideal seria estender o período de
> votação para tentar obter mais votos.

Esse processo no qual me baseei parece ser usado para tomada de
decisão acerca da criação de novas tags a nível mundial. Imagino que
como a nossa votação é a nível nacional, a quantidade mínima de votos
exigidos poderia ser menor. A mesma passagem do texto cita algo como
que outros fatores poderiam ser considerados, como o fato de já estar
em uso, o que não deixa de ser o caso em parte do que já está
classificado.

Penso ainda que essa exigência de mínimo de quorum seja para evitar
que grupos isolados criem tags por conta própria sem que outros tomem
conhecimento, o que eu concordo que deva ocorrer. No nosso caso de
votação da classificação viária, ela foi amplamente divulgada,
inclusive em grupos do Telegram, onde o pessoal parece se concentrar
tanto a nível nacional como a nível estadual. Logo, divulgado foi, e
portanto a maior parte do pessoal na verdade se abstém, só que sem
registrar votos.

Fica mais coerente com a realidade sobre que está sendo votado que,
para a aprovação, a maioria simples decida, já que é uma discussão a
respeito do que já está em uso e que sempre foi um assunto polêmico.

Mas enfim, acho justo que o prazo seja prorrogado por uma vez já que
foi pedido por membro diretamente envolvido nas discussões. A pedido e
para tentar obter mais votos, sugiro uma prorrogação de prazo por mais
2 semanas, encerrando o prorrogação de prazo em 29 de maio de 2020.
Nesse meio tempo o pessoal pode continuar a sugerir mudanças no texto,
bem como fazer seus testes aplicando a metodologia para tomar a
decisão do seu voto.

Creio que a maioria conheça o grupo de classificação de vias, mas caso
não conheça, junte-se a nós em
https://telegram.me/osm_classificacao_vias para debater o assunto.

O que acha(m)?