Acho que usar a população como critério geral é uma ótima forma para gerar
a base do mapa, e é o que deve estar na regra. É simples, objetivo e
facilmente verificável. Os demais critérios (RGI, REGIC, portos,
aeroportos, etc.) podem servir de base para estudos que identifiquem e
justifiquem as exceções, não cobertas pela regra geral. É importante
lembrar que o que existe hoje pode não existir amanhã (ex: micro e
meso-regiões). No entanto, a população sempre vai existir.

Outro fator a considerar, principalmente na região norte, é que o modal
rodoviário nem sempre é o melhor. Em alguns casos a ligação no nível trunk
pode ser feito por hidrovias, ou até por via aérea (por exemplo, a BR-363
está completamente isolada do resto da malha rodoviária).

Flávio Bello Fialho
bello.fla...@gmail.com