Olá Marcos

Bem, o conceito de áreas florestais é de facto um pouco ambíguo. De
qualquer forma eu vou-me socorrer da wiki do OSM para suportar como eu
costumo fazer.

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:highway=track

A designação destas estradas é a seguinte:
"Roads for agricultural use, forest tracks etc.; usually unpaved (unsealed)
but may occasionally apply to paved tracks as well. "

Isto é estradas para uso agrícola, caminhos florestais, etc (ambiguo). À
frente depois diz normallmente pavimentado, mas pode se aplicar a caminhos
pavimentados também (inclusive alcatroados).

Por isso o que eu normalmente faço é o seguinte. Em casos de estradas que
eu noto que não são demasiado largas (isto é, não se assemelham a por
exemplo:  uma estrada nacional ou outras estradas de itenerários
complementares, e se situam em vastas zonas  inabitadas de elevado
aglomerado de árvores (florestais), eu normalmente mapeio como estrada
agricola/florestal. Também normalmente o faço em zonas protegidas ou
quintas de exploração privada.

O único critério é a densidade de árvores e serem zonas totalmente isoladas
de habituações. No fundo, baseio-me no que diz o wiki,  suportado pelo
senso comum! De qualquer forma, se mapeares uma estrada que não tenhas bem
a certeza como estrada florestal penso que não há problema. O OSM é mesmo
isso, se alguém conhecer a zona que mapeaste e detectar alguma estrada que
mapeaste como não sendo florestal, (por já ter passado por lá algumas
vezes), pode sempre corrigir o teu trabalho.

É importante a correcção dos dados, mas eu diria que mais importante por
vezes é mostrar que de facto essas estradas existem no mapa. De qualquer
forma, se alguém tiver algo mais a acrescentar a este meu raciocínio está à
vontade.