Viva Gonçalo,

no site da TUB o mapa de todas as rotas está disponível em PDF. É um
trabalho que me parece razoável a transferencia da informação da rota para
o osm, sobretudo para quem conhece a geografia local. Aliás, parece-me que
qualquer outro formato de dados implicaria um processo semelhante na
importação para o osm.

Sobre o SIGGESC, que desconhecia, parece-me uma possibilidade com algum
potencial (ainda que antevendo algumas dificuldade, como ilustra este
exemplo de interação
<http://www.transportespublicos.pt/carta-aberta-ao-presidente-da-area-metropolitana-do-porto/>
com instituições públicas) mas cujo alcance está para lá do objectivo
inicial do meu email. Ainda assim, fica a referência.

Se vire na wiki
<http://wiki.openstreetmap.org/wiki/List_of_OSM-based_services#Public_Transport>
do osm há bons pontos de partida para poder planear rotas em tp com base
nas rotas do osm. Mas o ingrediente base precisa de lá estar: boas rotas e
info sobre horários - vê esta
<http://mobilidade.inf.ufrgs.br/viajetrifacil/> implementação em Curitiba
do

Abraço,