Car@s, acabei de vir de uma reunião com três engenheiras da área do
ambiente da Câmara Municipal do Porto. Através de alguns canais que fui
criando, consegui apresentar uma proposta que chegou à secretária do
Vereador do Ambiente e Inovação, que deu origem a esta reunião.

A Câmara do Porto tem uma base de dados com mais de 30.000 árvores
identificadas e georreferenciadas. Pareceu-me interessante carregar esta
base de dados para o OSM, de maneira a que todos os interessado por árvores
e natureza em geral pudessem aceder a dados como ordem, família, género e
espécie, a sua localização, a sua idade e o seu estatuto de proteção (entre
outras). A Câmara está disposta a ceder esta informação, mas isto apenas
ocorrerá depois de a própria Câmara lançar um projeto próprio, não sei bem
em que moldes (falaram-me em 'geoporto').

Este foi o email que espoletou tudo:

"Caro Pedro, o objetivo de termos as árvores do Porto no OSM era conseguir,
sem grande dificuldade, resultados destes:
http://overpass-turbo.eu/s/6zs (carregue
no Run para ver a magia a acontecer). Isto pode acontecer para árvores
classificadas, também.

Pode direcionar-me para alguém na Câmara do Porto com quem possa falar
melhor sobre isto? Foi aqui que ouvi falar dessa base dedados:
http://www.porto24.pt/cidade/camara-porto-investe-na-reabilitacao-e-requalificacao-de-jardins/

Cumprimentos."

O que acha o fórum de tudo isto? Qual o melhor formato para os dados a
receber? Conhecem outros motores de busca (para além do overpass turbo) que
possa potenciar esta informação? Estou a fazer equipa neste projeto com o
Marcos Oliveira.

Cumprimentos a tod@s.
--
      <http://www.quintadosbaldo.blogspot.pt/>