Francisco,

Sim, tens toda a razão sobre esse lanço de portagem. Apesar de seguir de
acordo com a lei de "uma via por cada separação física" este é um bom caso
que exemplifica o porque de haver sempre exceções à regra.

O melhor é mesmo só mapear uma linha por cada sentido de trânsito já que,
para além de parecer menos constrangedor para sistemas de navegação, fica
também mais fácil de trabalhar caso haja necessidade de editar algum
elemento.

Podemos sempre simular as vias com a etiqueta lanes=*, como no exemplo
abaixo:

http://www.openstreetmap.org/#map=18/41.38798/-8.51911

Um Abraço,
Marcos Oliveira