Boas,

sobre as saidas de auto-estrada, eu antes tambem colocava o nó
motorway_junction  no meio da via de saida, depois passei a por no
inicio para ter um aviso mais atempado, e agora por fim, mudei de
ideias e passei a usar o sistema de turn:lanes para indicar as vias de
saida, e no final destas, colocar a saida com o motorway_link e o
motorway_junction.

exemplo:
http://www.openstreetmap.org/node/264335349

Isto resulta muito bem, principalmente para os programas de GPS que
usam os mapas OSM (eu uso o Osmand), pois primeiro dá indicação para
se manter a direita na altura em que começa a surgir a via de saida, e
+- ao meio, ao aproximar do final ainda reforça e volta a avisar para
virar à direita (se tudo estiver correcto nas tags).