Faaaaaaaaala galera!!!!

Sou o André, moro no Rio de Janeiro e estou com uma dúvida.

Estou querendo migrar para o Linux. Escolhi o Ubuntu, porque ouvi falar que
dentro do que chamam tecnologias assistivas, existe um leitor de tela. Sou cego
das duas vistas e utilizo o Windows com o auxílio de um programa com essa
função.

Tem como ao instalar o Ubuntu, fazer de alguma forma com que o leitor de tela
seja iniciado cada vez que iniciar o Ubuntu?

Ou teria um acesso direto através do teclado pra eu fazer isso?

Porque se toda vez que iniciar ele tiver que clicar em vários lugares pra
ativar, aí complica...

O ubuntu tem atalho de teclado para mudar do modo gráfico para o modo texto? Se
tiver, quais são os respectivos atalhos... Tanto para mudar do gráfico para o
texto, quanto para voltar.

Abraços.

André.
Skype: andrecarioca2006