Em Qui, 2006-01-26 às 03:09 +0000, Álvaro Justen [Turicas] escreveu:
> Júlio,

> Esta mensagem  aparece quando você já está rodando o apt-get (ou
> aptitude, synaptic...). Não é possível rodar mais de um por vez!
> Pode acontecer também quando você não tem permissão para usá-lo, mas
> esse não é o caso, pois está como root.

O arquivo de trava mencionado acima não é do apt, é do dpkg mesmo. Se
você tentou abortar uma instalação manual (ou se o algum dos programas
acima morreu inesperadamente da última vez que você executou e não
consegui apagar o arquivo de trava) você fica nessa situação.

A solução é simples.

1 ) Certifique-se de que NÃO ESTÁ rodando nenhum dos programas em
questão. Para isso você terá de usar o "ps aux" no terminal, porque o
Monitor do Sistema só mostra os processos que você tem poder para
finalizar. Especialmente certifique-se de que não está rodando o apt
através de um script cron (eu instalei o apt-cron para atualizar
diariamente as listas de software dos servidores, então eu às vezes
tenho que esperar ele terminar de rodar antes de iniciar o synaptic ou o
aptitude).

Programas _suspeitos_ (ou culpados) que NÃO PODEM estar rodando:

dpkg
apt-get
apt-cdrom
aptitude
deborphan
synaptic
gnome-apt
gnome-package
kpackage
e outros menos cotados.

Atenção (esses programas só causam o seu problema se estiverem rodando
como ROOT).

2 ) Tendo certeza de que nenhum dos processos está rodando, simplesmente
apague o arquivo de trava e pronto!

Espero ter ajudado.

--
José Geraldo Gouvêa <[EMAIL PROTECTED]>