> O interessante é que eu não uso nenhuma autenticação:
> meu acesso é Vírtua, cable modem. Neste momento, em que
> acabei de ligar o computador, o resolv.conf voltou ao
> 'original' ineficiente.

Não depende de uma autenticação, mas sim de receber um endereço de IP.
Toda a vez que você se conectar no virtua e receber um IP
(principalmente dele que não usa IP válido), terá suas rotas alteradas
e também o resolv.conf. Isso é básico para que sua máquina possa
navegar na web.

> Existe um roteador sem fio no meio do caminho, pode ser
> que isso afete. Eu faço a conexão com a rede sem fio ma-
> nualmente (através do comando sudo dhclient ath0) porque
> ainda não tive tempo de xeretar no meu network/interfaces.

Esse é um dos motivos. Se vc se conecta nele via um dhcliet, você não
está pedindo somente um IP, mas sim todos os dados de rede para que
possa usá-la, ou seja, rotas e resolução de nomes.

> As perguntas, então, são:
>
> a) Como descobrir qual é o programa/processo/script/etc
> que está modificando o resolv.conf?

o dhclient

> b) Como modificar a configuração para que isso não acon-
> teça mais?

usar um IP estático em sua máquina

> c) _É seguro_ fazer esta modificação?

Não vejo necessidades. O que precisa é só adicionar um DNS "válido" no
seu resolv.

> Agradeço a ajuda!

Ai está

Abraços