Olá pessoal!

Em primeiro lugar, quero compartilhar a alegria de estar há 3 semanas
usando exclusivamente um sistema operacional livre sem nenhum trauma!
Após vagar por muitas distribuições, finalmente descobrí no ubunto uma
solução extremamente sólida para desktops.

Meu ambiente de trabalho está quase completo, estou me sentindo
realmente "em casa". Só tenho uma reclamação à fazer: apesar de ter um
processador razoável (Duron 1.8Ghz Applebred) e uma boa quantidade de
memória (1GB), não sinto o sistema apresentar o desempenho que estou
acostumado a ver com outras distros (Kurumin, por exemplo) e mesmo em
relação ao RWindow$. Meu ubuntu está instalado sob o sistema reiserfs,
que até onde eu conheço é o mais rápido (é padrão em distros como
Kurumin e outras). As minhas impressões sobre o desempenho são as
seguintes:

 - Demora para bootar, mesmo estando ativados apenas os deamons padrão
do sistema;
 - Após algumas horas de uso, o gnome começa a apresentar uns lags ao
arrastar janelas, responder a cliques e trocas de aba no firefox, etc...
 - Quando dou free, o consumo de memória é absurdo (400Mb em média e mas
mesmo com os 600Mb livre, ainda sinto certa lentidão)

Enfim galera ubuntera, gostaria que vocês relatassem quais suas
impressões sobre performance nesta distro (informando o hardware,
claro :p) e se sabem sobre algum artigo ou material sobre otimização de
performance no ubunto ou em seus componentes principais (gnome, etc).

Abraços galera!