Os arquivos .sh são scripts. Os scripts contidos nesse diretório são
executados quando da inicialização do sistema.
Se você quiser rodar alguma coisa na inicialização do sistema, você pode
colocar o script nessa pasta e chamá-lo pelo arquivo /etc/inittab

Não são coisas tão simples assim de fazer (nem tão complexas) mas recomendo
que você aprenda primeiro como fazer um script básico e como funciona a
inicialização do sistema.

Os daemons (programas que rodam como servidores em background como o apache,
residentes) que você deve ter instalado com o apt, synaptics, aptitude,
etc... já devem estar carregados na inicialização, isso é padrão no Ubuntu e
Debian. Não há necessidade de ativá-los manualmente. Criar scripts de
inicialização para ativá-los poderá causar erros. Procure por esses scripts
no diretório /etc/init.d (geralmente tem o mesmo nome do programa instalado)
e leia-os pra ver se você os entende. Você terá que checar a documentação de
cada um deles também para saber os parâmetros que devem ser passados na
inicialização, que varia de um programa para outro.

Espero estar ajudando, mas é que não é uma tarefa básica.
Abraço!
Flavio