On 3/21/06, Alberto Rolim <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> gente, percebi tb que todos os arquivos que estao nesta pasta sao sh, o
> que seria estes sh? e caso a minha pergunta do meus email abaixo fosse
> positivo, como poderia criar sh de programas que gostaria que
> inicializa-se automacamente?

Nos sistemas Unix-Like uma "extensão" de arquivo (.txt por exemplo)
serve apenas para sinalizar para o usuário o tipo de arquivo, no caso
do .sh significa que é um 'script feito em shell' (shell script), O
Shell (sh)  (e suas variantes, bash, csh, zsh,...) é o interpretador
de comandos dos sistemas Unix-Like, bash no caso do linux, portanto
para criar scripts desse tipo você precisaria saber programar nessa
'linguagem', no entanto alguns scripts simples com chamadas a
programas podem ser editados sem muitos conhecimentos, é o caso de
editar o /etc/init.d/bootmisc.sh , colocando a linha do comando
desejado nesse arquivo fará com que ele seja iniciado durante o boot.
No caso dos programas que você citou é provável que já existam os
scripts (daemons) necessários para o seu início, basta apenas que você
defina que eles sejam iniciados no boot usando alguns dos programas
citados pelos colegas acima, eu recomendo o rcconf (modo texto) e o
bum (modo gráfico) quando estiver mais familiarizado poderá usar o
update-rc.d com mais segurança.

Abraço.

--
Software Livre, uma causa por sí só