> "Debian foi criado, sentiu-se a necessidade de um sistema de gerenciamento
> de pacotes instalados no sistema. Deu-se a esse sistema o nome de dpkg.
(...)
> Isso diz que o gerenciador de pacotes eh o dpkg :D

Concordo!

> Fazendo uma analogia,
> Debian             Fedora
> dpkg                  rpm
> apt || aptitude    yum || apt-rpm

Antes do yum (Yellowdog Update Manager) no Fedora usava-se o apt no RedHat.
O Yellowdog pra quem não sabe é uma disto derivada do RedHat e o gerenciador
de pacotes yum foi aproveitado no Fedora Core 3 em diante.
O apt era tão bom, mas tão bom que portaram pras distros baseadas em rpm
pela Conectiva.

> Como disse meu amigo Goedson:
> O dpkg é quem faz o trabalho sujo (desempacotar, copiar os arquivos para
os
> devidos lugares, executar scripts de configuração, etc)

Perfeito, que seja.

> O APT faz a resolução de dependências, decide o que precisa ser instalado
ou
> desinstalado para atender ao seu pedido, recupera os pacotes etc.

Perfeito!

> o aptitude eh frontend para o apt(apt == libapt).

Ué, não era o que eu estava dizendo?

> O apt-get era só uma aplicação de teste da biblioteca.Como o apt-get
> funcionava bem e não se tinha um front end decente para o APT, ele foi
> ficando como o gerenciador de pacote padrão do Debian.
> ficou claro?

Ué, mas é o que eu estava dizendo! Não era o dpkg o gerenciador padrão do
Debian? Agora é o apt???
Opa, não façamos confusão.
apt é uma "Ferramenta de Pacotes Avançada" e dpkg é "Debian Packaging".
Portanto, o apt é uma ferramenta de trabalho do sistema dpkg (não confundir
com o comando dpkg).

> E não existe nenhuma modificação drastica no aptitude do ubuntu não, tanto
> é, que o padrão debian eh o aptitude e o do ubuntu eh o apt-get.

Hein? Aptitude é o padrão no debian? De onde saiu isso?
O aptitude é o frontend do apt, e apt é a ferramenta de pacotes avançada do
Debian e ponto. Que confusão!
Como o Ubuntu vem do Debian, logo, tudo veio em cascata.
apt-get é algo que todo mundo sempre usou no Debian desde que foi criado, na
versão 2.0 dele, pra facilitar a vida da instalação de pacotes.
No Debian 2.0 tinhamos que instalar o apt, com dpkg -i apt-xxxx.deb
Mas era tão bom que logo virou febre e foi incorporado no sistema base.

Abraços!
Flavio.