Olá, galera!

Uso o Breezy e precisei usar alguns programas de áudio ao mesmo tempo
e deu conflito.

Programas - sistemas de som:
gtick - oss
audacity - oss
bmp - oss, alsa, esd e jack
hydrogen - oss, alsa, jack
rosegarden - jack, alsa
timidity - oss, esd, arts, jack, alsa

Usei o tutorial em https://wiki.ubuntu.com/MidiSoftwareSynthesisHowTo
para colocar o timidity para síntese de MIDI em software. O rosegarden
usa esse esquema pra tocar as partituras.

O driver de som instalado na minha máquina é o ALSA que inclui um
módulos para emular a API do OSS. Então todos os programas acima
poderiam funcionar, um de cada vez, com ALSA. Mas e se eu quiser ao
mesmo tempo?

Existem um bagulho muito prático que inventaram que encapsula o seu
programa que usa OSS e faz ele usar outro sistema de som. Tem isso pra
ESD e chama-se esddsp, tem pra aRTsd e chama-se artsdsp e tem pra ALSA
e chama-se aoss. Exemplo com esse último. Bastaria digitar "aoss
audacity", por exemplo e este passaria a rodar com ALSA. O mesmo com
os outros. Não conheço o equivalente pra JACK.

O ALSA tem um dispositivo chamado 'dmix' que serve pra fazer o que
queremos, que é juntar vários streams de som em um só e tocar ao mesmo
tempo. Se todo mundo for usar o hw:0,0, vai dar conflito também. Na
verdade, fiquei confuso nessa parte, pois achei que funcionasse.

A minha solução que está ainda incompleta é a seguinte:
Criei um arquivo ,asoundrc no home e pus nele essa linha:
     pcm.dsp0 {type plug  slave.pcm "dmix"}
As aplicações, rodei dessa forma:
"aoss gtick"
"aoss audacity"
"bmp" - configurado pra alsa
"hydrogen" - configurado pra alsa e dmix
"rosegarden" - normal
"timidity -Os" - opção pra usar alsa

Então ficou todo mundo usando ALSA através do dispositivo dmix.
Beleza, não? Nem tanto.

Problemas:
- O Audacity não roda com dmix (sabe-se lá por que)
- O Timidity rodando com daemon não usa dmix de jeito nenhum.
Coloquei inclusive aquele lance no /etc/asound.conf e mesmo assim ele
não usou o dmix. To rodando o Timidity na mão toda vez que vou usar.

Opções:
Temos ainda o esddsp e o artsdsp pra testar. O ESD, não roda legal na
minha máquina. Sempre que ponho um dispositivo pra rodar, nele, fica
mó lerdeza. Dá tudo errado. O aRTs, eu nem tentei. O Jack seria legal,
mas se tivesse um jackdsp. Existe?

Abraços, galera. Espero ter contribuído.

Aldo Nogueira