>Desculpe. Eu fiz um teste na minha máquina e não rolou. O que há? Só
>lembrando: ainda uso o Breezy.

Instale _apenas_  os pacotes alsa-base e alsa-utils
Não instale alsa-oss, alsa-wrapper.
Após a instalação, digite alsaconf e siga as instruções na tela.
O alsaconf diz direitinho pro Alsa qual é a sua placa de som e o configura
corretamente.
Se o alsa-oss estiver instalado vai dar pau.

> Que magavilha! É isso que eu quero. Como se configura o ALSA corretamente?
Vide o que escrevi acima.

> O Audacity só usa OSS, né? Você está sugerindo usá-lo através dos
> módulos do ALSA que emulam API do OSS? E você usa dispositivo "dmix"
> ou usa "hw:alguma coisa"?

É justamente o contrário!
O Audacity funciona super bem com o Alsa *sem*  a emulação de oss (sem
alsa-oss).
Não uso dispositivo nenhum, nada. Apenas na configuração do Audacity coloco
/dev/dsp, stereo e pronto!

>O cara pro Gnome é o ESD.

Obrigado pela dica. Nunca testei o esd. Talvez alguém na lista possa dar