Essa é uma dúvida que tenho desde que comecei a me interessar pelo linux. Até agora não vi um consenso a respeito. Alguns dizem que deve ser o dobro da memória ram, outros dizem que é isso aí mas limitado a 512 mb de swap, outros tambem dizem que se a ram for maior do que 512 mb, bastam 256 de swap. Acho que depende da utilização que será dada ao equipamento. Na primeira instalação ubuntu usei 1gb de swap para 1gb de ram. Na segunda usei 256 de swap para 1 gb de ram. Ficou mais rápido! Analisando os applets de desempenho notei que por mais pesada que seja a utilização, com várias janelas abertas etc e tal a memória swap nunca foi usada e a ram chegou a 600 de utilização. Continuo em dúvida. Será que estou dimensionando corretamente? Será que não estaria prejudicando o hardware deixando uma swap tão baixa? Agradeceria a opinião de vocês.

Abraços, Antonio Martins

--
Using Opera's revolutionary e-mail client: http://www.opera.com/mail/ powered by Ubuntu 6.06 OS http://www.ubuntu.com