Pessoal,

Estou com um problema sério e realmente preciso de ajuda.

Trabalho em um pequena empresa que desenvolve software.

Aqui temos uma rede com 3 servidores, sendo 2 windows e 1 Linux.

A cultura aqui é windows e com muito trabalho de convencimento, estou
conseguindo colocar algumas máquinas clientes com Linux Ubuntu.

Minha idéia é aos poucos trocar tudo para Linux, mas para isto eu preciso
mostrar que o Linux é bom. Mas o problema
não é este. O problema é mostrar nesta fase de transição, que micros Linux e
o micros Windows podem estar na mesma rede, sem problemas.

Sendo mais especifico, o problema ocorre quando preciso acessar arquivos que
estão disponíveis nos servidores
Windows a partir de máquinas clientes Linux.

Para fazer isto tenho usado o samba cliente ( SMBFS ) e montado os pontos da
rede que preciso, no momento que preciso.

Segue exemplo de como tenho efetuado a montagem:

mount -t smbfs //server/backrw   /mnt/bkpserver_backrw  -o
ro,uid=1000,username=$username,password=$password,workgroup=$grp

Tenho certeza que o mount é executado com sucesso... porém ora eu consigo
acessar os arquivos ora não. No mesmo momento, um comando cp consegue copiar
o arquivo da máquina windows para a maq. Linux e no momento seguinte não
consegue mais, dizendo que não encontrou o diretório/arquivo.

Por exemplo, fiz um script no Linux para efetuar o backup diário de alguns
destes diretórios do Windows e ora o script
funciona, ora não.

Eu sou novato a respeito de Linux e Samba. Estou usando a estratégia do
smbfs por recomendação de outra pessoa.
Baixei o pacote via Synaptic e comecei a usar.

Desconheço se existe alguma configuração que precise ser feita e que resolva
o problema.

Não faço questão de usar o smbfs. O que preciso é enxergar arquivos dos
micros com windows, no meus micros Linux, uma
vez que ainda não posso ter tudo em Linux.

Meu chefe já fala em parar com o Linux e eu estou pedindo para ele dar um
tempo para resolvermos a situação.

Só que ele diz que como está não dá para confiar. E fica dificil dizer que
ele não tem razão.

Amo o Linux de paixão. Sou Linux até debaixo dágua, por isto peço ajuda a
comunidade.

O exemplo do backup é apenas um caso. Tem outros procedimentos que dependem
desta comunicação entre Linux e Windows ( Compilação Java por exemplo onde o
diretório de classes fica em um servidor windows)

Meu objetivo é ter tudo em Linux, mas para chegar lá tenho que mostrar para
eles que o Linux não vai deixar a gente na mão e eu sei que quando for tudo
Linux, ele não vai me deixar na mão, mas até chegar lá e mais o menos como
"ter que matar um leão por dia".

Qualquer dica será bem vinda.

Muito Obrigado.

Abraço a todos.