> Acredito que você não entendeu a situação. Cliente Oracle no linux eu
> tenho instalado numa boa aqui no Ubuntu. Falo do cliente Oracle para
> windows instalado no linux via wine. Esse não consegui instalar. E ele é
> pré-requisito para algumas aplicações nossas (windows, claro) rodar no
> wine.

Acho que wine não resolve tua vida nesse caso não... =/
TU vai ter que partir ou pra virtualização ou pra um servidor de
aplicativos.

A virtualização diminui os recursos do sistema (hóspede e cliente), usando
qemu ou vmware (ou ainda xen)

Recentemente na Bahia conheci uma fundação que migrou todas as máquinas pra
Linux e instalou um ruindow$ server 2000 bem enxuto com um pentium 4 e 512
ram.
Fiquei abestalhado com a instalação, os caras rodam todos os aplicativos do
governo, chegando até 5 usuários simultâneos, e ainda algumas coisas
estranhas em BDE+Delphi (eles ainda estão migrando pra um ERP no server
RedHat). e ninguém ainda reclamou de desempenho... o.O

Tenta convencer a galera a ter um servidor de aplicativos, mas se não
conseguir... virtualiza.