Em Seg, 2006-09-11 às 08:19 -0300, Petter Rafael Villa Real escreveu:
> Pessoal estava estudando e a documentação do bash é muito extensão (pela sua
> complexidade) tenho a intensão de me aprofundar no assunto, mas tenho certa
> urgencia em pelo menos conseguir com um arquivo do bash acionar outro
> arquivo na minha máquina.
>
> Alguém não poderia dar uma mão pois fiz alguns testes e não rolou aqui.
>
> Valeu.

Cara, cria um arquivo, digamos: teste
Dá permissão de execução para esse arquivo: chmod +x teste
Entra nele (pelo vi, gedit, ou qualquer editor) e digita:

----------INICIO--------------
#!/bin/sh

echo "Testando script..."
echo "Executando comando qualquer do sistema operacional:"

dmesg | head

echo "Comando executado"
echo "Atribuindo a saida de um comando a uma variavel:"

VARIAVEL=`uname -r`

echo "Estou usando a versão $VARIAVEL do linux"
echo
echo "Estude o diretorio /etc/init.d. Lá tem muitos scripts."
echo
echo "Até mais..."
echo

Feche o editor e execute o script: ./teste

T+,
--
Jonh Wendell Santana
Analista de Sistemas