sem problemas felipe.

o ubuntu realmente é uma distro MUITO facil de usar. quando eu comecei
a usar linux, eu não conhecia o ubuntu, comecei direto no debian puro.
fui me quabrando e etc. depois conheci o kurumin... eu não suportei
ele por causa de ser TUDO DADO NA MÃO... pq quando eu fui pro linux,
eu não esperava "facilidade", eu esperava aprender mais sobre algo que
eu mal sabia o que era (o sistema operacional).
infelizmente, nem todos que querem usar o linux pensam como eu.

mas eu já "ajudei" tres amigos meus a "ingressar" no linux. de cara
recomendei o ubuntu. pq é a distribuição mais facil de se usar dentre
as melhores.
por coincidencia, os tentaram comecar pelo slackware, acabaram tendo
muitos problemas e eu consegui convence-los a usar o ubuntu.
quando eles vinham me perguntar como fazia alguma coisa. por exemplo,
instalar algum pacote, eu "ensinava" tanto pelo modo grafico (synaptic
no caso) quando pela linha de comando (apt). claro que, qualquer um
que queira uma certa facilidade vai usar o synaptic em vez do apt.
mas, e se ele TIVER que instalar alguma coisa pela linha de comando??
de que adianta saber usar o apt??
por isso que EU não uso nem recomendo usar o automatix. apenas para
que se aprenda mais com as experiencias tanto negativas quanto
positivas.
mas não tenho nenhum problema com quem usa.

outro dia por exemplo, recompilei o kernel pra poder adicionar uns
negocios. se não soubesse usar linha de comando não ia conseguir
fazer.

mas é claro que, a maioria dos usuarios, são PURAMENTE usuarios. então
eles não querem saber de fazer as coisas, só pegar tudo pronto e usar.
nada contra esse tipo de usuario, mas eu não quero ser um deles. =]