Bacana José!

Tava a procura de informações desse tipo. Eu realmente me preocupo muito com os
recursos carregados que eu provavelmente não usarei. Tava até pensando em
recompilar o kernel... Mas acho que com suas dicas as coisas podem seguir
caminhos menos pedregosos...

Só uma pergunta pra saciar minha curiosidade: Estes programas são instalados
pelo Synaptic? Eles "se colocam" no menu sem que eu tenha que futucar arquivos?

Abração.

José Geraldo Gouvêa <[EMAIL PROTECTED]> escreveu: Em Ter, 2006-09-26 às 22:35
-0300, [EMAIL PROTECTED] escreveu:
> Isso é complicado: eu virei usuário linux a 4 meses e até agora não consegui
> fazer no linux o que eu fazia no meu pentiun mmx com windows 98!

> Não sei se essa velocidade representa melhoria real em termos de desempenho.
> Se fosse assim, o linux já teria superado o windows.

Em quê? Ele já superou em quantidade de programas e drivers instalados
por padrão e em consumo de RAM ;-)

Bem, falando sério. Boa parte do consumo de memória vem das "features"
bobas que os desenvolvedores acrescentam -- o que eles chamam de "eye
candy" (doce para os olhos).

Pergunte-se se vc precisa de:

* XGL/Compiz
* menus que desaparecem
* planos de fundo texturizados em painéis
* resolução 1200x1024
* Íconde de alta resolução em PNG
* conjunto de caracteres Unicode
* fontes unicode grandes
* menus dinâmicos, com ícones coloridos e que são formados a partir da
leitura de arquivos desktop
* previsualização de fontes no OpenOffice
* efeito luminoso nos ícones

 e vc saberá para onde vai sua memória RAM.

Eu conseguia usar Ubuntu Breezy em um AMD K-6II de 450 MHz. Minha
receita?

* Desinstalar Java.
* Usar dash em vez de bash.
* Usar IceWM sem o menu Debian
* Usar dfm para gerenciamento de ícones no desktop
* Usar kazehakase ou dillo em vez de firefox
* Usar LaTeX sempre que possível, em vez de recorrer ao OOo
* Usar katoob, leafpad, nedit ou zoinks em vez de gedit
* Configurar o OpenOffice em modo econômico
* Não usar impressoras e outros hardware que requerem processamento
* Usar xiterm ou uxterm em vez de konsole ou gnome-terminal
* Usar locales em iso em vez de utf8
* Desinstalar as fontes que não usar
* Preferir fontes type1 e bitmap
* Sempre que possível preferir o Abiword (mesmo ele ainda não sendo um
programa confiável, ou mesmo usável)
* Compilar o LyX com a interface xforms (agora obsoleta)
* Substituir KDM/GDM por XDM ou então por um login no console
* Remover serviços menos úteis: sendmail, postfix, apmd, gpm, identd,
ip6tables, iptables, isdn, kudzu, lpd, nfs, ntpd, portmap, talkd
* Configurar o apache para usar no máximo 2 instâncias

Configurações deste tipo consistem em remover todas os embelezamentos
inúteis e deixar os recursos do sistema para uso dos programas que vc
pretende usar.

Se houver interesse do pessoal da documentação, tenho um artigo sobre
"Ubuntu Diet" que detalha isso um pouco melhor e contém, inclusive,
recomendações de programas mais leves para desktops arcaicos.

Alguns programas que substituem (com ressalvas, mas usando menso
recursos) os programs mais populares:

* Planilha: ABS
* Editor de textos: LyX
* Editor de Apresnetações: mgp
* Editor de texto plano: nedit
* Correio eletrônico: sylpheed-gtk1
* Desenho vetorial: tgif
* Desenho: mtPaint
* Explorer: emelfm, PathFinder, uXplor
* Agenda de contatos: ical
* FTP: guiFTP
* Visualizador de Imagens: GtkSee ou Xzgv
* Visualizador de PDF: GV ou Xpdf
* Visualizador de PS : GV
* TeX Shell: ts ou xtexsh

--