Mario, bom dia....
Você poderia detalhar seu hardware usado nesta instalação instável?
Fiquei curioso agora. Eu notei uma certa instabilidade desde o 12.04
(atualmente uso o 13.04) em algumas maquinas, mas em outros hardwares não,
principalmente em relação a placas de vídeo ATI... A coisa piora muito com
uma dessa instalada.
Quanto a essas incomodas mensagens de erro, tem um artigo que explica um
pouco sobre o Apport e como desativar essas mensagens.

http://www.ubuntubrsc.com/desabilitando-a-janela-de-erro-do-sistema-no-ubuntu-12-04.html

Prefiro ler os logs do sistema a procura de erros e causas. Talvez lá você
encontre a causa da sua instabilidade
. Voce pode limpar os logs antigos, reiniciar a maquina e reproduzir os
erros, depois é só ler os logs a procura de erros.

Limpando os logs no terminal:

$ sudo find /var/log -type f -exec rm {} \;

Limpando o histórico do usuario:

$ history -c

Fonte: http://blog.will.eti.br/2010/limpando-os-logs-no-ubuntu/

E ae é só usar a ferramenta gráfica de visualização de log do sistema (
digitar log no dash já mostra a ferramenta ) e dar uma analizada.

É só mais um caminho pra se descobrir o vilão do problema.