Humberto,

Na verdade, as coisas vão um bocado bem por aqui. Quando encerrei
seção, consegui voltar para a tela de login e, por lá, dentro de
opções, pude escolher a interface Gnome.

De fato, o Orca se comporta melhor dentro do gnome.

Ubuntu 13.10, com Gnome 3.10, com orca 3.9.2... eis aí a melhor
combinação que já tive no Linux.

Realmente, os desenvolvedores estão de parabéns. Nenhum travamento, um
leitor de telas bastante mais ágil do que era comum, boas
funcionalidades de navegação.... Realmente, estou impressionado como,
em apenas 3 anos, a tecnologia assistiva evoluiu dentro do Gnome.

É algo que merece comemoração. Cada vez mais, o Linux que já era de
todos, passa a ser também dos cegos.

Ontem, por exemplo, estava a testar o Planner, pois trabalho com
gestão de projetos. Que maravilha de acessibilidade. Consegui criar e
vincular tarefas e subtarefas, atribuir recursos.... Muito bom,
realmente muito bom.

Luciano de Souza