Com licença.
Eu arriscaria dizer que seu disco rígido está com problemas, ou algo
relacionado a ele ( cabo de alimentação ou de dados, ou a própria
controladora da motherboard ).
Se você consegue rodar o sistema via live cd sem travamentos, é sinal que
sua memória está ok e que o sistema interage de forma satisfatória com o
hardware.as se depois de instalado ele apresenta esses problemas, eu faria
alguns testes só para tirar a dúvida.