Olá Luciano,

Tenho usado o Tesseract com o gImageReader e aprendi que se usar o
Tesseract configurado para inglês ele se perde todo quando o texto está
em português. Se a qualidade da imagem não for boa ele perde alguma
coisa também. Ele se confunde com acentos e troca letras por algarismos.
Enfim, é só uma dica de experiência que tive. Qualquer dúvida, me fale.

Abraços e sucesso,
Nelson

P.S. Para mim, que não tenho deficiência visual, é fácil identificar
onde ele se perde e corrigir ao copiar o texto.