Eu recomendo o Tesseract. Fiz um teste com uma página de um polígrafo de
probabilidade escaneado a 300dpi e funcionou perfeitamente bem. O que
acontece é que precisa de ferramentas de pré-processamento como o unpaper.
Para isso uso o gscan2pdf (versão de PPA, não do repositório Ubuntu), ele
faz o pré-processamento e tudo mais e gera um PDF pesquisável, que é
interessante no meu caso que quero me tornar paperless.