Alô, pessoal

Preciso de um auxílio. O caso é o seguinte:
Tinhamos aqui em casa uma rede wireless doméstica com acesso à Internet, na qual todos os micros se conectavam sem problemas. Infelizmente o roteador wireless pifou. Para não ficar sem acesso à internet enquanto não comprava um novo roteador wireless, desenterrei um velho Switch com conexão cabeada, e os respectivos cabos, e conectei o micro com Ubuntu nele, mas nada dele conectar à Internet: só dava "você não está conectado" e "servidor não encontrado". Para tirar a dúvida, desenterrei tambem um notebook com Windows que andava meio esquecido no armário e pluguei ele no Switch. Surpreza: O notebook se conectou logo à internet e começou a encontrar todos os sites que eu mandava ele procurar. Já troquei o cabo de um pelo outro, reiniciei os dois, etc., mas o resultado é sempre o mesmo; O notebook com o windows se conecta e o desktop com Ubuntu nada. Aí vem as peguntas:
Que tipo de rede devo criar no Ubuntu para que ele se conecte?
Como devo configurar a rede criada?
O Switch é um D-Link DES-1008D com 8 portas 10/100Mbps, o manual diz que ele se conecta com o protocolo IEEE 802.3BASE-T Ethernet ou IEEE 802.3u 100BASE-TX Fast Ethernet.
O desktop tem o Ubuntu 14.04 LTS instalado.
Nos tempos do Ubuntu 10.04, quando eu ainda não tinha wireless em casa, este Switch é quem operava com cabo para todo o lado, e tanto o Ubuntu quanto o Windows se conectavam nele. Agradeço sugestões que me ajudem a voltar a me conectar com o meu querido Ubuntu.

Um abraço
Mário Vianna