Prezados Senhores

Inicialmente, muito obrigado a Paulo S. Lima, a J. F. Sales e a Luis A. Fessel pelas sugestões enviadas, mas volto a pedir auxílio porque o problema mudou. Vejam:

Como informei em minha primeira mensagem, ressuscitei o switch a cabo D-Link como emergência porque o wireless Tp-Link que eu tinha aqui pifou. Na sexta-feira, tive oportunidade de ir ao centro da cidade e aproveitei e comprei um roteador wireless igualzinho ao que tinhamos aqui anteriormente e que funcionava muito bem: um Tp-Link TL-WR740N de 150 Mbps. Como o CD de configuração dele só funciona no Windows, liguei com um cabo o aparelhinho que provê o sinal da NET ( creio que deve ser um modem ADSL ) à entrada do roteador wireless Tp-Link e liguei com outro cabo uma das saídas do TP-Link ao desktop de minha esposa: um micro do tempo do onça com windows xp, enfiei o CD nele e fui respondendo às questões da maneira que me pareceu mais razoável. No fim ele disse que havia configurado com sucesso. Crente que estava abafando, fui para meu desktop que tem o Ubuntu 14.04 LTS instalado e verifiquei que a rede wireless estava sendo detectada lá. Cliquei nela e o Ubuntu solicitou a senha e fez cara de quem estava conectado. Realmente, o menu de conexões mostrava ela separada e com a opção "desconectar" logo abaixo. Aquele pontinho que parece uma antena irradiando sinal e que fica na barra superior mostrava intensidade forte do sinal. Mas não há jeito dele navegar na internet nem encontrar meu provedor de e-mails. Já fiz de tudo: reinstalei, configurei o Tp-Link novamente, desliguei e liguei novamente todo mundo: modem, roteador e computador, e nada. Seguem alguns dados adicionais:

O desktop de minha esposa que está ligado ao Tp-Link por cabo navega perfeitamente na internet. O notebook com Windows que tenho aqui mostra que está conectado à rede wireless mas informa: Rede não identificada ( pública ). Já fui na central de rede dele e mudei para "doméstica" mas ele volta sozinho para pública.
    Acessar: Somente Local.
Conexão: Conexão de rede sem fio ( nome_da_minha_rede ). Assim mesmo: o nome da rede entre parêntesis
    Mas não navega. Dá sempre "servidor não encontrado".
Os celulares meu e de minha esposa e e tablet dela detectam o wireless e navegam sem problemas na internet, sem que nós houvéssemos alterado nada nas configurações, já que configurei o Tp-Link novo com mesmo nome de rede e senha do que pifou. O desktop com Ubuntu e o notebook com windows navegam perfeitamente na Internet quando conectados por cabo ao Tp-Link, mas não navegam de jeito nenhum através da rede wireless. Ah, sim: quando configurei o Tp-Link mandei ele clonar o endereço de MAC do micro da minha esposa, porque tinha feito o mesmo no Tp-Link que pifou e que funcionava bem.

O que pode estar errado? Que devo fazer para poder voltar a conectar na Internet através da rede wireless o micro com Ubuntu, que é o que eu realmente uso?

Fico grato por sugestões de solução.

Um abraço
Mário Vianna