Caros,

Um amigo gostou de saber que o Linux conta com uma versão própria para
o Soulseek. Entretanto, para configurar o programa, os passos
tornaram-se complicados.

A complicação decorre do fato de que ele é um usuário típico do
Windows, isto é, não afeito a linhas de comando. Assim é que gostaria
de saber como se pode fazer os passos que descreverei apenas pela
interface gráfica.

Qual é o problema? O problema é que ele deseja que o Soulseek
compartilhe uma pasta da partição sda1 que o Ubuntu não monta
automaticamente. então, o problema é: como configurar a montagem
automática desta partição sem a interveniência de comandos de terminal
ou edição de arquivos de configuração?

Com terminal e com a edição de arquivos de configuração, poderia ser
feito do seguinte modo:

1. Digitam-se os comandos:
cd /mnt
sudo mkdir sda1
sudo gedit /etc/rc.local

2. Em rc.local, antes de "exit 0", coloca-se:
mount /dev/sda1 /mnt/sda1

3. Salvo o arquivo e fechado o terminal:
cd $HOME
ln -s /mnt/sda1/compartilhada

Para quem veio do mundo Windows, estes passos nada, nada tem de
simples. A bem dizer, nem mesmo estou certo de que o nome do
dispositivo é mesmo sda1. Mas como guiá-lo para algum canto que
relacione o nome que o Windows exibe com o código do dispositivo? Como
fazê-lo pela interface gráfica?

Não importa que, se por padrão, o Ubuntu não tiver tais
funcionalidades pela interface gráfica. Se houver pacotes adicionais,
atinentes à interface gráfica, que facilite este processo, sem dúvida,
será muito útil.

O que me dizem? É mesmo possível fazer tudo isso por meio da interface gráfica?

O meu amigo utiliza o ubuntu 15.10 de 64 bits.

--
Luciano de Souza