Na verdade, o Soulseek foi mencionado apenas porque é o aplicativo que
gerou a necessidade de meu amigo. Entretanto, a dúvida não é
propriamente sobre ele. A bem dizer, está a funcionar perfeitamente.

O problema é que ele possui uma partição para o Ubuntu e outra para
dados, sendo que a última tem seus arquivos visualizados somente
quando é chamada pelo Nautilus. sSe um programa precisa obter ou
salvar dados nesta partição, pelo fato de não estar montada, não é
listada no Abrir e no Salvar do programa.

Mencionarei o Gparted para ele. Esperemos que resolva.

Luciano de Souza