Boa noite amigo,

O que pude apurar é que o Ubuntu passou a usar uma ferramenta inetgrada
ao Systemd para fazer a atualização do tempo. Ela se chama
systemd-timesyncd. Para desabilitar ela tu pode usar:
sudo systemctl status systemd-timesyncd.service

Por favor teste se resolve teu problema e reporte na lista.

Obrigado.