Caros,
Um colega recebeu a seguinte mensagem ao tentar montar o seu disco:
mount: /dev/sda1: can't read superblock

No Google, fiquei a saber que uma das possíveis soluções seria:
sudo fsck -y /dev/sda1

Como há um bocado de coisa preciosa em sda1, tenho a cautela de
perguntar o que precisamente fsck faz.
Imagino que percorra as trilhas do disco e, então, atue para corrigi-las.
Mas há este "-y". Ele serve para responder com "sim" a todas as perguntas.
Bom, o meu amigo, como eu, não possui conhecimentos técnicos de Linux,
então, não adiantaria omitir o "-y" e deixar que o sistema faça
perguntas que não se saberia como responder.
De qualquer modo, pergunto-lhes se há alguma possibilidade de que o
fsck, não conseguindo reparar o disco, formate-o para colocá-lo de
novo em funcionamento.
De fato, gostaria que o fsck fizesse a checagem mais completa
possível, mas sem pôr em maior risco do que os dados hoje já estão.
O que me dizem? Pode-se rodar este comando com a confiança de que, se
dados não forem recuperados, tampouco serão perdidos?
--
Luciano de Souza