Muito obrigado a todos os colegas que estão ajudando.
Oi Fábio! Oi Jonh! Não vamos brigar por isso, acho que foi só uma força
de expressão a fala do Fábio.
Bem, Fábio, pesquisei na wiki do ubuntu e no google sobre o wine. Tenho
instalado o automatix2 e vi que é possível instalar o wine por ele. Vou
instalar o Wine e tentar essa opção, porém, os programas precisam ser
instalados no Windows, não sei se o Wine faz isso.
São basicamente dois programas:
o 1º é um gerenciador de questões de vestibular, chamado superprofessor,
desenvolvido por uma empresa aqui no Brasil, chamada interbits. Esse
programa é desenvolvido em foxpro e usa instruções de sql para gerenciar
um banco de dados com 8.000 questões de física dos vestibulares até 2006
em todo o Brasil. Como sou professor de física, fiquei dependente
químico desse programa (rs), pois, posso montar uma lista de exercícios
com 100 questões, divididas por tópicos, nível de dificuldade,
faculdade, etc, em menos de 2 minutos. È uma mão na roda.

o 2º programa é um simulador de situações físicas desenvolvido pela
laborciência, mas não sei qual a linguagem. Acho que de ser C, ou C++
É isso! Esses dois programas me deixam presos ao Windows, pois uso eles
diariamente para dar aula.
Um abraço
Ronan