Oi João!
Obrigado pela dica, mas, como o Fábio falou em outra msg, me parece que
se trata de programa proprietário, se for mesmo proprietário, por mais
que ele seja melhor que o wine, eu prefiro usar o Software Livre. Não se
trata de radicalismo, mas eu estou usando Linux a mais ou menos 1 mês.
Fiz a opção pela liberdade. Nesse tempo já conheci, mesmo que
virtualmente, várias pessoas que trabalham em comunidade e
solidariedade, como é o caso dessa nossa lista. Isso particularmente me
encanta. Usei sistemas proprietários por mais de 20 anos, desde  o
famigerado CPM, Dos, até a família Windows, e nunca vi nada parecido com
essas comunidades de desenvolvimento do SL.
Claro que a experiência do CPM e do Dos, ajudam a enterder o Linux, seus
comandos, terminal, etc. Eu ainda sou muito cru nesse sistema, por isso,
estou com sede aprender mais e peço aos confrades paciência pelas
"burices" que as vezes eu postar.
Procuro não ficar ocupando muito os confrades com perguntas, sempre que
tenho uma dúvida procuro na wiki e no google algo a respeito, antes de
postar.
Um abraço.

(continuando com problema...) Agora vai para o Fábio e outros!
Achei o site do wine e lá dava uma dica para instalar via synaptic.
Optei por essa dica. Fiz certo?
Bem parece que sim, consegui instalar o wine mas não achei nenhum
"lançador" em nenhum dos menus,  para o wine.
Descobri que pelo terminal eu consigo executar o wine e assim consegui
instalar um dos programas que eu queria, mas, não sei como executar esse
programa agora.
Achei um comando winecfg, fiz as seguintes configurações:

1. Application setings -> add application e adicionei o programa que foi
instalado. Cliquei em aplicar fechei o programa de configuração e tentei
rodar o programa windows que foi instalado, mas deu a seguinte mensagem:

Could not load "C:\\windows\\system32\\fisc.exe" module not found. Pelo
tipo de mensagem, ele não encontrou o caminho da aplicação (path).
Voltei no wincfg e tentei colocar o caminho da aplicação, mas não vi
nenhuma opção que para tal. Alguém sabe como fazer isso?